Sistema respiratório.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Advertisements

Sistema respiratório.
Ciências Naturais – 8º ano
2ª fase Ensino Médio Escola Angelina Jaime Tebet Profº. Carlos
Sistema Respiratório Pulmões Vias respiratórias Sistema Respiratório
Ciências Naturais – 8º ano
Professor: Indíara Jorge Latorraca
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Fisiologia do Sistema Respiratório
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório Professora Helena.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Identificar os órgãos que compõem o sistema respiratório; Descrever o processo de respiração, abordando as etapas de ventilação, hematose.
SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO
SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO
Profª. Michele Dias - 7ª série
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Sistema Respiratório.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Professor: João Paulo.
Primeiros Socorros Camila Sarti
A Respiração.
1 A respiração: o sistema respiratório X SAIR.
Respiração Apostila 2 Página 26.
SISTEMA CIRCULATÓRIO O Coração e os Vasos Sanguíneos juntos, formam o Aparelho Circulatório. É composto por dois sistemas: Sistema cardiovascular: coração,
SISTEMA RESPIRATÓRIO Integrantes do grupo:
Sistema Respiratorio FUNÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Cap. 6 – 8º Ano Professora: Alexsandra Ribeiro
Cap. 5 – 8º Ano Professor: Samuel Bitu
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO PROF.º EUDINEY PIFFER
ANATOMIA Prof.:CLÉIA BET BAUMGARTEN
OS GASES Respiratórios
A respiração pode ser interpretada como um
Sistema Respiratório.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Fisiologia Humana Sistema respiratório.
Sistema Respiratório.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Sistema Respiratório Rosana Moraes.
Sistema Respiratório.
Anatomia e fisiologia animais - respiração
Curso Técnico em Enfermagem
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório Humano
RESPIRAÇÃO A respiração é fundamental para vida humana, sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo com.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
O corpo humano sistema respiratório
Sistema Respiratório e suas respectivas funções
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
SISTEMA RESPIRATÓRIO - Aquisição de oxigênio e eliminação de dióxido de carbono através dos pulmões; - O oxigênio é utilizado pelo metabolismo celular.
A respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono. A respiração (ou.
Sistema respiratório.
Colégio Maria Imaculada SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO. Aspectos  Mecanismo pelo qual a energia química contida nos alimentos é extraída nas mitocôndrias.
Sistema Respiratório Humano
A evolução da respiração no reino animal
Sistema Respiratório.
Respiração orgânica, externa ou pulmonar
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório e suas respectivas funções
SISTEMA RESPIRATÓRIO Profa. Debora S. Marini
O SISTEMA RESPIRATÓRIO
RESPIRAÇÃO Respiração é o mecanismo que permite aos seres vivos extrair a energia química nos alimentos. A respiração intracelular pode ser: Aeróbica:
Sistema Respiratório Profa: Marta Adorno.
Enfermagem Disciplina de Saúde da Criança e Adolescente.
Constituição do sistema respiratório
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Transcrição da apresentação:

Sistema respiratório

  é constituído por um par de pulmões e pelas vias respiratórias, que são vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as cavidades nasais, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.

Cavidades nasais: são duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe. Elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Quando inalamos sentimos o odor do ambiente.Função das células sensoriais que ficam nas cavidades nasais e permitem o sentido do olfato.Possuem um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas, também presentes nas porções inferiores das vias aéreas, como traquéia, brônquios e porção inicial dos bronquíolos. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar

Faringe: é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.

Laringe: é um tubo cartilaginoso que permite o ar chegar até a traquéia. O pomo-de-adão, saliência que aparece no pescoço, faz parte de uma das peças cartilaginosas da laringe.

A entrada da laringe chama-se glote A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espécie válvula de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.

O epitélio que reveste a laringe apresenta pregas, as cordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar.

Traquéia: é um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões. Seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado, que são posteriormente varridas para fora (graças ao movimento dos cílios) e engolidas ou expelidas.

Pulmões   Os pulmões humanos são órgãos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura. Nos pulmões os brônquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. O conjunto altamente ramificado de bronquíolos é a árvore brônquica ou árvore respiratória.

Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sangüíneos, denominadas alvéolos pulmonares.

Alvéolos pulmonares

Diafragma   A base de cada pulmão apoia-se no diafragma, órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdômen, presente apenas em mamíferos, promovendo, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios.

Inspiração A entrada de ar nos pulmões, a inspiração, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais (músculos que estão entre as costelas). O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, com isso ocorre um aumento do volume da caixa torácica (estrutura óssea que protege os pulmões e o coração), fazendo com que o ar entre nos pulmões. Expiração Em seguida ocorre a saída de ar dos pulmões, a expiração, acontece o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, eleva-se o diafragma e as costelas abaixam, diminuindo assim o volume da caixa torácica, expulsando o ar dos pulmões. Nem todo ar é expulso dos pulmões, ficando um pequeno volume que permanece dentro dos alvéolos, evitando que haja um colapso nas finas paredes dos alvéolos.

O movimento respiratório é controlado por um centro nervoso localizado na medula espinal. Em condições normais esse centro produz impulso a cada 5 segundos, estimulando a contração da musculatura torácica e do diafragma, onde inspiramos. Contudo, quando o sangue torna-se mais ácidos devido ao aumento de gás carbônico (CO2), o centro respiratório medular induz a aceleração dos movimentos respiratórios

Hematose O ar inspirado percorre as vias aéreas até o alvéolos pulmonares, local onde ocorre a hematose. Que ocorre por difusão.

Hematose é o processo fundamental para a respiração aeróbica, responsável pela entrada de oxigênio no sangue. O oxigênio entra nas hemácias e se combina com a hemoglobina. Molécula de hemoglobina, ( Hb):é uma proteína que contém ferro. ( Sua falta, anemia).

Hemoglobina, combinada com o oxigênio = oxiemoglobina. ( HBO2) Hemoglobina, combinada com o oxigênio = oxiemoglobina. ( HBO2). Sendo dessa forma transportado para todas as células do corpo. Nos tecidos: o oxigênio se desliga da hemoglobina e passa para o líquido que banha as células, onde será absorvido e utilizado na respiração aeróbica.

Hematose também é importante para eliminação do CO2. As moléculas de CO2: se difunde no líquido que banha as células e dele para o plasma. Uma parte do CO2 é transportado pelo plasma; outra parte se associa a hemoglobina= carboemoglobina.

No interior da hemácias, CO2 se modifica e será enviado aos capilares dos alvéolos, convertido novamente em CO2 e é eliminado.

Movimentos respiratórios Podem ser controlados voluntariamente, porém até certo ponto, pois o acúmulo de CO2 estimula o centro respiratório, ( CR), localizado no bulbo encefálico ( medula oblonga), forçando a inspiração. Quando percebe o aumento de CO2, no sangue= centro respiratório, por meio dos neurônios, forçam os processos de inspiração e expiração.

Distúrbios do sistema respiratório Gripes Resfriados Sinusite Asma brônquica Fumo= bronquite crônica e enfisema pulmonar Câncer de pulmão