Banquete, memorial, sacrifício Instituição do Mistério Eucarístico.

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4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
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Quinta-feira / cor verde
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A Missa– Parte por Parte
Transcrição da apresentação:

Banquete, memorial, sacrifício

Instituição do Mistério Eucarístico

 Árvore da vida  Maná  Cordeiro

 Amor  Serviço  Entrega

Culto veteritestamentário

 Sangue  Êxodo  Aliança

 Terra  Pão  Vinho

Ágape cristã

 Melquisedec  Malaquias

 Tradição dos pais  Os “Pães da Face”

 Alegria fraterna  Comunhão

Mesa da Palavra e do Pão

 Durante os períodos de paz a Igreja se estruturava  Criaram-se formulários e a participação do povo debilitou-se  As cidades mais importantes tornaram-se focos de difusão litúrgica: Roma, Constantinopla, Antioquia, Alexandria, Jerusalém  No Ocidente, o rito romano impôs-se globalmente no século XVI  No Oriente, os ritos se irradiaram de dois centros: Antioquia e Alexandria

Latino Roma romano Toledo moçárabe Milão ambrosiano Reino Unido* anglicano cartuxo Antioqueno Capadócia bizantino búlgaro grego ítalo-albanês melquita romeno russo ruteno sérvio ucraniano armênio Síria maronita sírio malancar caldeu malabar Alexandrino Egito copta Etiópia etiópico

EXTRAORDINÁRIO (EDIÇÕES: … ) ORDINÁRIO (EDIÇÕES: )

Rito romano ordinário “No dia ‘do Sol’, como é chamado, reúnem-se num mesmo lugar os habitantes, quer das cidades, quer dos campos. Leem-se, na medida em que o tempo o permite, ora os comentários dos Apóstolos, ora os escritos dos Profetas. Depois, quando o leitor terminou, o que preside toma a palavra para aconselhar e exortar à imitação de tão sublimes ensinamentos. Em seguida, levantamo-nos todos juntamente e fazemos orações.” (São Justino Mártir, Apologia, 1,67)

 Antífona  Saudação  Ato penitencial  Κύριε  [Glória]  Oração coleta

 Primeira leitura  Salmo responsorial  [Segunda leitura]  [Sequência]  Aclamação ao Evangelho  Evangelho  [Homilia]  Profissão de fé  [Oração universal]

Rito romano ordinário “Depois, apresenta-se àquele que preside aos irmãos pão e uma taça de água e vinho misturados. Ele toma-os e faz subir louvor e glória ao Pai do universo, pelo nome do Filho e do Espírito Santo, e dá graças longamente, por termos sido julgados dignos destes dons. Quando ele termina as orações e ações de graças, todo o povo presente aclama: Amém. (…) Depois de aquele que preside ter feito a ação de graças e de o povo ter respondido, aqueles a que entre nós chamamos diáconos distribuem a todos os que estão presentes pão, vinho e água ‘eucaristizados’ e também os levam aos ausentes” (São Justino Mártir, Apologia, 1,65).

 Preparação das oferendas  Oração sobre as oferendas  Anáfora Prefácio Santo Oração Eucarística Amém

 Rito da Comunhão Pai-nosso Rito da paz Fração do Pão Cordeiro de Deus Comunhão Oração depois da Comunhão

 Bênção  Despedida

Características dos Lecionários “A leitura da Sagrada Escritura seja mais abundante, mais variada, mais bem escolhida” (Concílio Vaticano II, Constituição Sacrossanctum Concilium, n.º 35, 1)

 Ano A: Mateus  Ano B: Marcos  Ano C: Lucas  João é lido nos Tempos fortes  Os Atos são lidos na Páscoa

 Toda a história da Salvação é lida na Primeira leitura ao longo de dois anos  Os três Evangelhos sinóticos são lidos integralmente cada ano

 Leituras próprias para as solenidades e festas  Leituras preferenciais para as memórias

Estrutura e características

Intercessões Anamnese Epiclese Narração Prefácio Igreja Triunfante Igreja Padecente Igreja Militante De consagração De comunhão Consagração

 Do século IV  Impregnado do sentido do sacrifício: espiritual e expiatório  Sacerdócio ministerial vivido como serviço  Frisa a santidade e a glória de Deus  Não tem epicleses claras

 Inspirada na anáfora de Santo Hipólito, do século II, anterior à diferenciação litúrgica  Serviço humilde e obediente  Amor e unidade  Passar da morte para a vida

 Tirada da liturgia antioquena  Própria para o domingo  Duplo movimento: Trindade – Igreja – mundo / Igreja – homens de boa vontade – defuntos

 Tirada da liturgia bizantina  Narra a história da salvação: o amor do Pai, a graça do Filho e a comunhão do Espírito Santo

 Composta para o Congresso Eucarístico de Manaus (1975)  Linguagem simples e participação do povo com aclamações