Banquete, memorial, sacrifício
Instituição do Mistério Eucarístico
Árvore da vida Maná Cordeiro
Amor Serviço Entrega
Culto veteritestamentário
Sangue Êxodo Aliança
Terra Pão Vinho
Ágape cristã
Melquisedec Malaquias
Tradição dos pais Os “Pães da Face”
Alegria fraterna Comunhão
Mesa da Palavra e do Pão
Durante os períodos de paz a Igreja se estruturava Criaram-se formulários e a participação do povo debilitou-se As cidades mais importantes tornaram-se focos de difusão litúrgica: Roma, Constantinopla, Antioquia, Alexandria, Jerusalém No Ocidente, o rito romano impôs-se globalmente no século XVI No Oriente, os ritos se irradiaram de dois centros: Antioquia e Alexandria
Latino Roma romano Toledo moçárabe Milão ambrosiano Reino Unido* anglicano cartuxo Antioqueno Capadócia bizantino búlgaro grego ítalo-albanês melquita romeno russo ruteno sérvio ucraniano armênio Síria maronita sírio malancar caldeu malabar Alexandrino Egito copta Etiópia etiópico
EXTRAORDINÁRIO (EDIÇÕES: … ) ORDINÁRIO (EDIÇÕES: )
Rito romano ordinário “No dia ‘do Sol’, como é chamado, reúnem-se num mesmo lugar os habitantes, quer das cidades, quer dos campos. Leem-se, na medida em que o tempo o permite, ora os comentários dos Apóstolos, ora os escritos dos Profetas. Depois, quando o leitor terminou, o que preside toma a palavra para aconselhar e exortar à imitação de tão sublimes ensinamentos. Em seguida, levantamo-nos todos juntamente e fazemos orações.” (São Justino Mártir, Apologia, 1,67)
Antífona Saudação Ato penitencial Κύριε [Glória] Oração coleta
Primeira leitura Salmo responsorial [Segunda leitura] [Sequência] Aclamação ao Evangelho Evangelho [Homilia] Profissão de fé [Oração universal]
Rito romano ordinário “Depois, apresenta-se àquele que preside aos irmãos pão e uma taça de água e vinho misturados. Ele toma-os e faz subir louvor e glória ao Pai do universo, pelo nome do Filho e do Espírito Santo, e dá graças longamente, por termos sido julgados dignos destes dons. Quando ele termina as orações e ações de graças, todo o povo presente aclama: Amém. (…) Depois de aquele que preside ter feito a ação de graças e de o povo ter respondido, aqueles a que entre nós chamamos diáconos distribuem a todos os que estão presentes pão, vinho e água ‘eucaristizados’ e também os levam aos ausentes” (São Justino Mártir, Apologia, 1,65).
Preparação das oferendas Oração sobre as oferendas Anáfora Prefácio Santo Oração Eucarística Amém
Rito da Comunhão Pai-nosso Rito da paz Fração do Pão Cordeiro de Deus Comunhão Oração depois da Comunhão
Bênção Despedida
Características dos Lecionários “A leitura da Sagrada Escritura seja mais abundante, mais variada, mais bem escolhida” (Concílio Vaticano II, Constituição Sacrossanctum Concilium, n.º 35, 1)
Ano A: Mateus Ano B: Marcos Ano C: Lucas João é lido nos Tempos fortes Os Atos são lidos na Páscoa
Toda a história da Salvação é lida na Primeira leitura ao longo de dois anos Os três Evangelhos sinóticos são lidos integralmente cada ano
Leituras próprias para as solenidades e festas Leituras preferenciais para as memórias
Estrutura e características
Intercessões Anamnese Epiclese Narração Prefácio Igreja Triunfante Igreja Padecente Igreja Militante De consagração De comunhão Consagração
Do século IV Impregnado do sentido do sacrifício: espiritual e expiatório Sacerdócio ministerial vivido como serviço Frisa a santidade e a glória de Deus Não tem epicleses claras
Inspirada na anáfora de Santo Hipólito, do século II, anterior à diferenciação litúrgica Serviço humilde e obediente Amor e unidade Passar da morte para a vida
Tirada da liturgia antioquena Própria para o domingo Duplo movimento: Trindade – Igreja – mundo / Igreja – homens de boa vontade – defuntos
Tirada da liturgia bizantina Narra a história da salvação: o amor do Pai, a graça do Filho e a comunhão do Espírito Santo
Composta para o Congresso Eucarístico de Manaus (1975) Linguagem simples e participação do povo com aclamações