© Mark Godfrey RICARDO VIANI – Especialista em Restauração Ecológica Novembro de 2010 Iguazu Falls © TNC – Scott Warren Pagamento por Serviços Ambientais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

“Simpósio Nacional sobre Reflorestamento Ambiental”
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Renaturalização de cursos d’água
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo
PESQUISA EM CONSERVAÇÃO DE FLORESTAS E DO MEIO AMBIENTE
Luciana de Paiva Luquez
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
meio ambiente FÓRUM MUNDIAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
Gestão Ambiental Aplicada
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF
COOPERREST COOPERATIVA DE REFLORESTAMENTO DO NORDESTE
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
PROGERIRH / PRODHAM.
COMISSÃO MISTA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
Mercado de Serviços Ambientais
DIÁLOGO BRASIL – UNIÃO EUROPEIA SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
HIDROLOGIA.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Agricultura e os Serviços Ecossistêmicos: Integrando Agroecologia com pagamentos para Serviços Ecossistêmicos em Paulo Lopes Joshua Farley, PhD University.
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
SERVIÇOS AMBIENTAIS : DESAFIOS E OPORTUNIDADES CEMAER Eder Zanetti 2010.
Pagamento por Serviços Ambientais: discussões e aplicações sobre o Sistema PSA (aula 1) Rafael Vieira Economista(UFRuralRJ). Especialista em Economia Internacional.
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Gerhard Valkinir Cabreira
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
Restauração de Habitats
Conservação e Preservação
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Problema 6 Estratégias para resolução do problema da perda na produção de maçãs por falta de polinização adequada.
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães
Ciências Naturais – 8.º ano
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Ricardo Aguilar Galeno Data: 20/10/09.
Lei 6902/81 Bruno Custódio Bruno Ribeiro Felipe Bernini
PROJETO RENASCENTE DE ARAUCÁRIA
Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões.
Pagamentos por Serviços Ambientais
Pagamentos para Serviços Ecossistêmicos: Sustentabilidade, Justiça e Eficiência Seminário Estadual sobre Pagamentos por Serviços Ambientais 18 e 19 de.
A Educação Florestal Educação ambiental focada na valorização do patrimônio florestalEducação ambiental focada na valorização do patrimônio florestal.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
PROGRAMA DE GESTÃO DE SOLO E ÁGUA EM MICROBACIAS
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
Maísa Guapyassú Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
© André Targa Cavassani/TNC Aspectos teóricos e práticos sobre arranjos de Pagamentos por Serviços Ambientais Claudio Klemz Gerente de Projetos de Segurança.
Pagamentos para Serviços Ecossistêmicos: Sustentabilidade, Justiça e Eficiência Joshua Farley, PhD University of Vermont Community Development and Applied.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo - Situação atual -
Engº Marcos Rodolfo Schoene Diretor Presidente Seminário Estadual sobre Pagamento por S erviços A mbientais EXPERIÊNCIAS EM PSA PROGRAMA SOS NASCENTES.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
Transcrição da apresentação:

© Mark Godfrey RICARDO VIANI – Especialista em Restauração Ecológica Novembro de 2010 Iguazu Falls © TNC – Scott Warren Pagamento por Serviços Ambientais e Restauração Florestal em Larga Escala na Mata Atlântica Projeto Produtor de Água - PCJ

Fundada nos EUA (1951); trabalha em 32 países, incluindo Brasil (desde 1988) Abordagem pragmática, não confrontacional Procura conciliar conservação e desenvolvimento Foco na parceria com órgãos governamentais, não governamentais e setor privado Ajudou a proteger cerca de 32 milhões de ha em todo o mundo Missão: “Proteger as plantas, animais e as comunidades naturais que representam a diversidade de vida na Terra, protegendo as terras e águas de que necessitam para sobreviver” Quem somos?

- 8% das plantas e 5% dos vertebrados no mundo - Cerca de 10% de cobertura natural remanescente - Provisão de serviços ambientais para 120 milhões de brasileiros Restauração e conservação da FA é fundamental!

O que é um Ecossistema? Ecossistema (grego oykos, casa + σύστημα, sistema onde se vive) designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidadescomunidadesfatores abióticoscomunidades São chamados agroecossistemas quando além destes fatores, atua ao menos uma população agrícola. A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente.agroecossistemaspopulação agrícolaequilíbrio

O que são e quais são os serviços ecossistêmicos? Serviços Ecossistêmicos serviços prestados pelos ecossistemas naturais e as espécies que os compõem, na sustentação e preenchimento das condições para a permanência da vida humana na Terra (Daily, 1997) 1- Provimento 2- Regulação 3 - Cultural 4 - Suporte

Quais são os Serviços Ecossistêmicos? 1) Provimento (ou provisão): bens produzidos ou aprovisionados pelos ecossistemas -Alimento, água, madeira, fibras, plantas medicinais, etc.

Polinização Ornitofilia Quais são os Serviços Ecossistêmicos? 2) Regulação: benefícios obtidos pela regulação dos processos do ecossistema

Quais são os Serviços Ecossistêmicos? REGULAÇÃO -Dispersão

Quais são os Serviços Ecossistêmicos? REGULAÇÃO -Clima

Mudanças na precipitação Cenário – próximos 50 anos – mudanças na precipitação Fonte: INVERNO VERÃO

Mudanças na precipitação Dezembro - Fevereiro Fonte:

Quais são os Serviços Ecossistêmicos? REGULAÇÃO Ciclo da Água

Proteção dos recursos hídricos Quais são os Serviços Ecossistêmicos? REGULAÇÃO

Quais são os Serviços Ecossistêmicos? Culturais: benefícios sociais gerados à sociedade pela interação com ecossistemas naturais

Qual o valor da atmosfera, das rochas, do solo, das plantas, dos animais, do suporte aos ecossistemas, do suporte à nossa vida? o valor econômico médio dos serviços ambientais prestados por 16 biomas foi de US$ 33 trilhões anuais, enquanto que no mesmo ano o PIB global somava cerca de US$ 18 trilhões (estudo da Universidade de Maryland)

Valorização dos Serviços Ecossistêmicos A Economia da Conservação (Economia Ecológica) Balanço da Conservação = Benefício da Conservação – Custo da Conservação Recurso Florestal Valor de usoValor de não uso Valor de opção de uso Valor do Legado Valor de Existência Utilizar no futuro Bem estar das gerações futuras Benefícios da conservação Valor de uso direto Valor de uso indireto Madeira; alimentos Lazer, fixação de carbono, qualidade da água Benefícios do desenvolvimento Custo da Restauração + Custo de Oportunidade + Custo da Fiscalização... {

O que são serviços ambientais? Serviços Ambientais: são todas as práticas adotadas pelo homem para manutenção dos Serviços Ecossistêmicos (Joanópolis, 2008) ≠ Serviços Ecossistêmicos: são os serviços prestados pelos ecossistemas naturais e as espécies que os compõem, na sustentação e preenchimento das condições para a permanência da vida humana na Terra (Daily,1997)

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é uma transação contratual entre um comprador (ou consumidor) de um serviço ecossistêmico e um vendedor (e/ou produtor) de um serviço ambiental realizado para assegurar o fluxo ecossistêmico desejado. O que é Pagamento por Serviços Ambientais? Carbono Biodiversidade Água

Meta: redução da erosão e do assoreamento dos mananciais no meio rural, propiciando a melhoria da qualidade da água e o aumento das vazões médias dos rios em bacias hidrográficas de importância estratégica no país. Envolvimento: adesão voluntária de produtores rurais que se proponham a adotar práticas e manejos conservacionistas em suas terras com vistas à conservação do solo e da água. Pagamento: remuneração do responsável pelas externalidades positivas geradas na bacia (provedor-recebedor). Remuneração proporcional ao serviço ambiental prestado e dependerá da prévia inspeção da propriedade. Desenvolvimento: apoio técnico e financeiro à execução de ações (construção de terraços e de bacias de infiltração, readequação de estradas, proteção de nascentes, reflorestamento em áreas de APP e RL, saneamento, etc.) O que é o Produtor de Água?

Onde existem iniciativas do Produtor de Água?

Parceiros do Produtor de Água no PCJ Prefeitura Municipal de Joanópolis Prefeitura Municipal de Nazaré Paulista SMA - SP

Quem está pagando pelo Serviço Ambiental? Usuário/ Poluidor PAGADOR Proprietário/ Produtor RECEBEDOR ÁGUA

Microbacia do Cancan Microbacia do Moinho Porque em Nazaré Paulista e Joanópolis?

Paiva Castro Águas Claras Cachoeira Atibainha Jaguari Jacareí Sistema Cantareira: abastecimento de 9 milhões habitantes da (50% da RMSP)

OBJETIVO DO EDITAL 1.Prover Serviços Ambientais decorrentes de práticas que resultem na Conservação do Solo; 2.Prover Serviços Ambientais decorrentes de práticas que resultem na Restauração Ecológica em Áreas de Preservação Permanente (APP); 3.Prover Serviços Ambientais decorrentes de práticas que resultem na Conservação de Remanescentes Florestais Existentes. O Edital de Pagamento por Serviços Ambientais

Como se tornar um Produtor de Água?

Valores O Edital de Pagamento por Serviços Ambientais Tabela 1: Valores de Referência para o pagamento pela Implantação e Manutenção de práticas de conservação de solo - Abatimento de Erosão IndicadorFaixa P.A.E. (%) >75 V.R.E R$/ha/ano Projetos novos25,0050,0075,00 V.R.E R$/ha/ano - Proj. existentes8,5016,5025,00 Tabela 2: Valores de Referência de Pagamento para Incentivo a implantação e manutenção de práticas de restauração de APP Manutenção das áreas restauradasmédiobom Valor de Referência (R$/ha/ano)83,00125,00 Tabela 3: Valores de Referência de Pagamento para o incentivo à manutenção da conservação de florestas, associadas às práticas de restauração florestal Percentual de APP ripárias a serem restauradas50%75%>75% Floresta em estágio avançado (R$/ha/ano)42,0083,00125,00 Florestas em estágio médio (R$/ha/ano)25,0050,0075,00

O Edital de Pagamento por Serviços Ambientais Valores Modalidades de Serviços Ambientais Prazo de Execução Recursos solicitados pelo proprietário rural à TNC para o PSA (R$) R ecursos Previstos no Orçamento do Projeto para todos os Contratos (R$) MínimoMáximo I – Práticas de conservação de solo 36 meses250, , ,00 II – Restauração ecológica em Áreas de Preservação Permanente 36 meses250, , ,00 III – Conservação de fragmentos florestais 36 meses250, , ,00

Proposta de concordância do proprietário rural pontuação final mínima deve ser superior: 25% - I 15% - II e III Projeto executivo elaborado pelo Técnico do Produtor de Água no PCJ Proposta do proprietário rural Avaliação Da UGP Descrição das açõesha % Chamada I – Prover PSA decorrente de práticas de conservação de solo Total do P110550% Chamada II – Prover PSA decorrente de restauração ecológica em Áreas de Preservação Permanente 2.1 Restauração de APPs APP conservada55 Total do P210770% Chamada III – Prover PSA decorrente da conservação de fragmentos florestais existentes 3.1 Recuperação de APPs APP conservada Florestais Existentes20 Total do P320 87%

Exemplo de Projeto executivo

Situação Atual do Produtor de Água no PCJ -5 produtores com contratos sendo elaborados Tabela 1. Área e valores previstos para os cinco primeiros contratos de PSA entre TNC e produtores rurais de Joanópolis e Nazaré Paulista. -10 produtores com projetos em elaboração

-Próximos passos: - Implantação dos projetos conforme o cronograma - Monitoramento (conferência das ações no campo) - Pagamento aos agricultores - Crescimento em escala Situação Atual do Produtor de Água no PCJ

MUITO OBRIGADO! Ricardo viani –