RENASCIMENTO Profª Patricia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Advertisements

Características Gerais
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO.
Trabalho de História Professor: Joaquim Aluno: Bruno Cautiman
RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.
Escultura Andrea del Verrochio ( )
Humanismo e individualismo
A Arte do Renascimento.
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
(rolagem automática).
Comunicação, Arte e Cultura
Florença, Galleria degli Uffizi
ARTE RENASCENTISTA III Trimestre e 172
MICHELANGELO “Gênio da Escultura” CLICAR.
Prof. Everton da Silva Correa
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
David, Galeria da academia de Florença
Reviver os ideais da cultura greco-romana
(rolagem automática).
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
RENASCIMENTO.
Renascimento Cultural
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho. Arte
CLICK para avanzar A Vida de Miquelângelo Nasceu em 6 de março de 1475 em Capri, Itália. Sua mãe morreu quando ele tinha 6 anos. Cresceu sem afeto.
A Arte e as tartarugas ninja
AFRESCO.
O Renascimento e o nascimento da mentalidade moderna
Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI)
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
Renascimento Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as cidades da Europa Ocidental entre os séculos XIV.
A Arte Renascentista A PINTURA.
RENASCIMENTO ARTÍSTICO
Leonardo da Vinci.
Michelângelo.
Barroco Profª Patricia.
Pré - História Profª Patricia.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
GRAFISMO Profº Patricia.
Renascimento Séc XV ( Quatrocento)
CUBISMO Profª Patricia.
ARTE EGIPCIA Profª Patricia.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
RENASCIMENTO.
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Cultura Renascentista
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Períodos Musicais na Idade Moderna Quais os seus principais compositores? Qual a relação da música e das artes plásticas neste período?
O RENASCIMENTO RENOVAÇÃO NAS ARTES E CULTURA. A ARQUITECTURA Recuperam o conceito de ordem arquitectónica, já utilizado na Grécia antiga.
RENASCIMENTO CULTURAL
SÉC. XV RENASCIMENTO. CARACTERÍSTICAS  A redescoberta da arte grega e romana, o estudo científico do corpo humano e a intenção em reproduzir com realismo.
Transcrição da apresentação:

RENASCIMENTO Profª Patricia

Nascia na Europa, uma nova sociedade de mercadores e banqueiros, interessados em obras de arte, os mecenas. Surgia então, na Itália, um estilo de arte que pretendia abandonar a “estranheza” do gótico. Acreditavam na inteligência do homem e no desejo mais intenso de viver, sem esquecer da religião, porém acreditando que Deus não castigaria os homens que pensassem de modo diferente da mentalidade medieval.

Arquitetura Principal característica foi a busca de uma ordem e de uma disciplina que superasse o ideal de infinitude do espaço das catedrais. No início, a basílica cristã imitava um templo grego e constituía-se apenas de um salão retangular. No período bizantino ganhou meis espaços, na arte românica passou a ser mais complexa e mais espaços amplos e organizados.

Escultura

A figura humana tornou-se objeto de estudo de grandes artistas. A perspectiva deu suporte aos trabalhos dos escultores. Os artistas esculpiam monumentos, tumulos e fontes todos com a presença humana. Figura humana idealizada e corpos proporcionais e levemente torneados

Michelangelo Di Ludovico Buonarrotti Simoni (1475-1564) Escultor, pintor e arquiteto. Preferia esculpir o mármore. Foi a Roma a pedido do Papa Julio II para esculpir seu monumento fúnebre, projeto grandioso que restou apenas Moisés, porque Michelangelo interrompeu seu trabalho para pintar a Capela Sistina, no Vaticano.

Muito talentoso, despertavo o interesse de diferentes mecenas, o Papa Leão X, o chamou a Florença para esculpir o tumulo dos Medicis, lá fez grandes outros trabalhos, como: O dia e a Noite, A aurora e o crepúsculo, David, depois em Roma Pietá, e Moisés.

André Del Verrocchio (Donatello) Pintor e escultor Talento grandioso, costo,ava criar em bronze.

Pintura A pintura Renascentista fez uso de três características principais: a perspectiva , o uso do claro-escuro e o realismo. Uso de variedades de cores quentes e frias, utilizavam a luz e souberam diferenciar distâncias e volumes.

Leonardo Da Vinci Pintor, escultor, arquiteto e inventor. Usava a perspectiva e a luz para proporcionar volume nas paisagens. Estudou anatomia, a figura humana era sua maior preocupação, recebeu os primeiros trabalhos em Florença. Amigo de grandes mecenas como: Medici e Sforza .

Muchelangelo

Rafael Sanzio

Botticelli

Tiziano

Fra Angelico

Bibliografia Proença Graça.História da Arte, editora ática 2002. Cantele Angela Anita e Cantele Bruna Reginata, Arte e Habilidade, IBEP 7º Ano.