SÉRIE OS KARAS PEDRO BANDEIRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Básica 2,3/S de Vale de Cambra
Advertisements

Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
O valor de uma história.
Luiz Fernando Verissímo.
Textos jornalísticos informativos
MEU ANIVERSÁRIO.
A GRAVIDEZ DA AMIZADE... Autor Desconhecido.
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
Conto.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Assim é a Vida....
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
O ESPELHO Uma história de Amor.
DICAS DE UMA PROFESSORA:
Aqui estão alguns sábios conselhos que Bill Gates recentemente enumerou, a pedido, em uma conferência. São sobre onze coisas que estudantes não Aprenderiam.
Bom dia….. ALGO QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre.
MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO.
O valor de uma cédula de 100 reais
Gúbio, uma cidade na Úmbria, estava tomada de grande medo.
Colégio BATISTA Guarulhos Nome da Fotonovela:
Podemos fazer a diferença...
Shakespeare Um dia… percebes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
Assim é a Vida....
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
A gravidez da amizade.
Chiara Lubich - Março de 2011
MITO.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Desconheço o autor.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
Há quem diga que mulheres, quando são amigas, ficam insuportáveis...
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma... Aprende que amar não significa apoiar-se, e.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
LUZ NA ESCURIDÃO.
Um Presente Diferente Letícia Thompson.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
Você conhece bem o estilo japonês de desenho? Descubra!
Abra o caminho para Deus agir em sua vida. 1Samuel 1:8-18
Resumo.
A Vida Secreta dos Gatos
Era uma vez ………….
Eça de queiros.
A GRAVIDEZ DA AMIZADE -Slides Automático -.
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO
Eu sou um poeta.
SITUAÇÕES.
Você Aprende....
MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO
A GRANDE FAMÍLIA Prepare-se para lidar com a ansiedade que ronda a vida de todo mundo que vive – ou acompanha – a epopéia de um vestibular.
Naja Slides Apresenta.
Uma linda história contada por Osho ~ Sobre a Coragem~
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O universo do cinema mudo no teatro
Descanse em paz, meu amor
Sapo Cururu em: O Que são as drogas?. Era uma vez um sapo chamado Cururu. Ele havia acabado de completar 12 anos e agora já poderia sair de casa sozinho.
APRENDIZ DA VIDA!.
A droga do amor De Pedro Bandeira.
Ensino Fundamental , 7º ano
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-
BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
Transcrição da apresentação:

SÉRIE OS KARAS PEDRO BANDEIRA

A droga Do amor PEDRO BANDEIRA

PEDRO BANDEIRA

PEDRO BANDEIRA Nascido em Santos, SP, em 1942, Pedro Bandeira mudou-se para a cidade de São Paulo em 1961. Trabalhou em teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo. Foi redator, editor e ator de comerciais de televisão. A partir de 1983, tornou-se, exclusivamente, escritor. Sua obra, direcionada a crianças e jovens, reúne contos, poemas e narrativas de diversos gêneros gêneros. Recebeu vários prêmios, como o Jabuti, APCA, Adolfo Aizen e Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

OS KARAS

Os Karas – Miguel, Magrí, Calú, Crânio, Chumbinho – são um grupo de amigos que estuda no colégio Elite. Eles participam de várias aventuras de suspense em que precisam desvendar alguns crimes.

MIGUEL Miguel não tem apelido. Foi ele quem decidiu certo dia reunir um grupo de amigos, e por brincadeira, fundar um grupo secreto no colégio onde é presidente do Grêmio Estudantil. As coisas saíram melhor do que eles esperavam e em pouco tempo já estavam em aventuras de verdade. É Miguel quem lidera os amigos, e define o próximo passo a ser dado por cada um dos Karas.

MAGRÍ Até o último livro, Magrí (querecebeu esse apelido por ser “magrinha”) é quem dá a contribuição feminina para o grupo secreto. Talvez por isso tenha tanto amor pelos amigos e seu coração esteja dividido entre três dos Karas, especialmente por um deles. A melhor atleta do colégio Elite é a grande esperança da medalha olímpica para o Brasil. Apesar do jeitinho delicado e meigo, se é preciso salvar um dos amigos ou entrar em ação, Magrí vira uma verdadeira "gata", perigosa e pronta pra tudo.

CALÚ É o ator dos Karas. Especialista em disfarces e maquilagem, é ele quem prepara os amigos na hora de buscar pistas para mais um caso. Extremamente extrovertido e brincalhão, está sempre de bom-humor, dando ânimo aos Karas na hora de agir. Apesar de ser o garoto mais bonito do Colégio Elite, seu coração balança mesmo é diante de Magrí.

CRÂNIO Como o próprio apelido sugere, Crânio é o geninho da turma. Calado e pensantivo, está sempre pelos cantos com uma gaitinha que o ajuda a solucionar mistérios e códigos, nos quais é especialista. É o campeão de xadrez e das notas da escola, mas em nome dos amigos e das aventuras, larga tudo quando o assunto é de Emergência ................ Máxima. Assim como Calú, é apaixonado ...... pela menina dos Karas.

CHUMBINHO Afixionado por video-games e computadores, Chumbinho sente de longe o cheiro de novas aventuras. Foi justamente isso o que fez Chumbinho descobrir o grupo secreto que atuava no Colégio Elite. Mas ele não era só um menino mimado como os outros supunham: provou ser um verdadeiro Kara com sua esperteza e valentia em "A droga da obediência", e conquistando seus melhores amigos.

EM A DROGA DO AMOR... ... o grupo está prestes a se dissolver. Crânio, Calú e Miguel estão apaixonados por Magrí e não suportam a situação. Magrí está nos Estados Unidos, às vésperas de disputar o Campeonato Mundial de Ginástica Olímpica, quando recebe um telegrama de Chumbinho: algo terrível está acontecendo e os Karas devem se reunir. O Dr. Q.I., maquiavélico criminoso, parece ter escapado da prisão. Ao mesmo tempo, um cientista de fama internacional, criador da droga do amor, remédio que daria fim à doença vinda do amor, é sequestrado.

Magrí desiste da competição e volta às pressas para ajudar na investigação. Depois de muitos sustos e enganos, a trama é deslindada: tudo não passava de uma tentativa da Drug Enforcement, companhia responsável pelas pesquisas da droga do amor, de esconder seu fracasso e suas dívidas. O Dr. Q.I. nem chegara a sair da prisão. O grupo dos Karas volta às boas depois que Magrí decide que a amizade é mais importante do que o amor.

OUTROS PERSONAGENS

DETETIVE ANDRADE O detetive Andrade não é um Kara, e está muito velho pra isso. No início, até Miguel achou Andrade um cara suspeito e nada confiável. Mas o gordo e simpático detetive estava apenas preocupado em não deixar que eles se envolvessem em enrascadas e acabou se tornou uma espécie de "paizão“ dos Karas, e está sempre pronto a dar uma mãozinha para os amigos.

DR.Q.I. Vilão do livro, inicia o romance foragido da penitenciária de segurança máxima. Essa personagem marca uma intertextualidade entre o livro e outras obras. A mais marcante é a com o Dr. Moreau. O Dr. Moreau é do romance de H. G. Wells, adaptado para o cinema, que conta a história de um cientista lunático que, com um assistente, faz estranhas experiências com mutação genética, desenvolvendo monstruosas criaturas, metade humanas, metade animais, que ele mantém como escravas.

CÓDIGOS

EMERGÊNCIA MÁXIMA O famoso "K" na mão esquerda serve como uma espécie de alerta para que os Karas se reunam imediatamente em seu esconderijo: algo de muito importante ou perigoso aconteceu, e um provável trabalho espera pela ação da turma.

CÓDIGO VERMELHO Possivelmente o código mais usado pelo grupo, o código vermelho é tão fácil que eles o usam até durante uma conversa. Pode-se escrever qualquer coisa nesse código, substituindo as vogais de cada palavra da seguinte forma: "A" por "AIS"; "E" por "ENTER"; "I" por "INIS"; "O"  por "OMBER" e "U" por "UFTER".                    Exemplo: A palavra "DROGA" vira DRomberGais.

CÓDIGO "TENIS-POLAR” Quando se deseja passar uma mensagem que só um dos Karas possa entender, usa-se o Código "TENIS- POLAR" . O código é muito simples: basta escrever a palavra "POLAR" logo abaixo de "TENIS", de modo que cada letra de "TENIS" fique acima de cada letra da palavra "POLAR". Então, para escrever uma palavra secreta, basta uma letra pela outra do seguinte modo: se houver um "T" substitui-se por "P", pois esta é sua letra correspondente. Da mesma forma, o "P" é substituído por "T", assim como "E" por "O" e "O por "E", e assim por diante. Em muitos casos, pode-se até combinar o código "TENIS-POLAR" com o Código Vermelho se a mensagem for muito importante.                                                                                                Exemplo: "P E D R O" vira "T O D S E".

CÓDIGO MORSE O conhecidíssimo código Morse foi muito usado por espiões em guerras e trabalhos de espionagem, sem falar nos telegrafistas. A importância do código está no fato de se poder usá-lo através de batidas, clarões, ou até por escrito. É claro que não há limite para a criatividade dos Karas: eles usam e abusam do Código Morse, comunicando-se no escuro imitando o pio de uma coruja (Código- Coruja) ou no meio da multidão sem que ninguém note, através de apertões longos e curtos: Código Morse-Apertão).

! No código Morse tudo não passa de uma combinação de pontos e traços ou batidas longas e curtas:

(a ) . _   (k ) _ . _   (u ) . . _   (b ) _ . . .   ( l ) . _ . .  (v ) . . . _ (c ) _ . _ . (m) _ _   (w) . __  (d ) _ . .   (n) _ .   (x ) _ . . _  (e ) .  (o) _ _ _   (y ) _ . _ _  (f ) . . _ .   (p) . _ _ .  ( z ) _ _ . .   (g ) _ _ .   (q) _ _ ._  (ponto final) . _ . _ . _  (h ) . . . . (r ) . _ .  (vírgula) _  _  . . _  _ ( i ) . .   (s) . . .  ( j ) .  _ _ _ (t ) _ 

COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA:

A palavra “droga” tem plurissignificação, por esse motivo, o título do romance nos dá uma dupla expectativa: do que poderia se tratar a história?

Esta é mais uma das aventuras da turma de amigos ousados e inteligentes criada por Pedro Bandeira. O leitor fica preso ao desenrolar da trama, que, no melhor estilo suspense, engana as previsões dos mais crédulos.

Por isso, é uma leitura que, ao mesmo tempo que prende a atenção, exige atenção: são os detalhes perceptíveis apenas a olhos bem observadores que fornecem as pistas.

Paralelamente à trama, são pincelados temas como o primeiro amor, o ciúme entre amigos, o valor da amizade. E a própria trama oferece oportunidade de discussões sobre assuntos sérios como a criminalidade, a corrupção, o preconceito.

Dois personagens tiveram, por muito tempo, seus nomes escritos em desacordo com a norma padrão, para dar ênfase à pronúncia: Magrí e Calú. Oxítonas terminadas em “i” e em “u” não são acentuadas.

Quadro síntese

www.profaxavier.blogspot.com