Coordenação Regional de Tecnologia na Educação

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Transcrição da apresentação:

Coordenação Regional de Tecnologia na Educação NRE Telêmaco Borba Coordenação Regional de Tecnologia na Educação Oficina: BR Office Writer Propostas para Uso do Editor de Textos nas aulas de Língua Portuguesa

A alfabetização tecnológica envolve a capacidade de utilizar a tecnologia e os computadores para se comunicar, resolver problemas e reunir, organizar e compartilhar informações.

Objetivos Utilizar o editor de textos BR Office Writer como recurso no processo de adequação da leitura e escrita. Apresentar o editor de textos BR Office Writer como recurso para realização de atividades de ortografia, gramática e recursos gráficos no texto. Explorar os diversos recursos do editor de textos para formatação textual. Criar um livro virtual individual para publicação das histórias produzidas pelos alunos/participantes da oficina.

Ambientação Abra o Editor de texto BrOffice Writer: INICIAR Ferramentas de Produtividade – Processador de Texto (BrOffice.org Writer) Digite o fragmento do texto – sem se preocupar com a formatação.

O Broffice Writer é um software editor de textos, sendo portanto uma ferramenta para a criação de documentos no computador.

Barras do BROFFICE WRITER BARRA DE TÍTULO: Informa o nome do arquivo salvo, nome do programa, nome do site aberto etc. Serve também para controle da janela, contém os botões de controle (minimizar, maximizar, restaurar e fechar). BARRA DE MENU: Contém todos os menus de um programa, veja o menu do BrOffice Writer acima: Cada menu exibe (através de um clique do mouse) itens para configuração, exibição, formatação do documento aberto, entre outros.

BARRA DE FERRAMENTAS PADRÃO: Esta barra é muito importante, contém os principais atalhos (em forma de ícones) para executar simples ações como abrir um novo documento, salvar um arquivo, imprimir com um simples clique do mouse e os mais utilizados, os comandos copiar e colar. BARRA DE FORMATAÇÃO: Esta barra acima exibe os atalhos dos comandos para a formatação do seu documento: altera tipo de letra (fonte), estilos (negrito, itálico e sublinhado), alinhamento do texto, marcadores e numeração entre outros.

RÉGUA: BARRA DE ROLAGEM: BARRA DE DESENHO: BARRA DE STATUS:

FORMATANDO UM DOCUMENTO: Após digitar um documento é necessário formatá-lo. O ato de formatar um documento é bem simples, precisamos definir o tamanho da letra (fonte), cor, estilo, alinhamento e etc. Mas para que a formatação seja efetuada é necessário antes selecionar a parte do texto que deseja formatar: Exemplo: Selecione a parte do texto que deseja formatar, depois escolha um tipo de letra (fonte), clique sobre ela, escolha um estilo (negrito, itálico ou sublinhado), clique sobre um deles para testar, por último formate o alinhamento do texto (alinhado a esquerda, centralizado, alinhado a direita ou justificado), a maioria dos documentos com base nas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas tem como padrão o alinhamento justificado.

MARCADORES E NUMERAÇÃO: EXEMPLOS DE ESTILOS: NEGRITO – uma frase em negrito tem este estilo. ITÁLICO - uma frase em itálico tem este estilo. SUBLINHADO - uma frase sublinhada tem este estilo. MARCADORES E NUMERAÇÃO: Para adicionar marcadores assim como numeração, o procedimento é o mesmo. Selecione a parte do texto (normalmente uma lista), clique no ícone desejado (marcadores ou numeração) na barra de formatação.