Redes de Computadores Transmissão de Dados Digitais André Moreira Março de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas de Modulação Todas as técnicas de modulação envolvem o deslocamento do sinal original, doravante denominado sinal modulador ou modulante, de sua.
Advertisements

Controle Digital Prof. Cesar da Costa 1.a Aula – Variável de Processo.
Redes de computadores Meios de transmissão.
Conexões de Rede Formador: David Casimiro
Coordenadas geográficas
Redes de computadores: Meios de Transmissão
Redes de computadores: Camada Física
Aula 2 – Conceitos Fundamentais I
por Fernando Luís Dotti
por Fernando Luís Dotti
por Fernando Luís Dotti
MODULAÇÃO Conceito de Modulação
Internet via CABO, ADSL e Satélite © Alfredo Pinho, Abril 2003
Apresentação PowerPoint
Sinais e tipos de transmissão;
Redes de Computadores Meios de Transmissão 2º Semestre
TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO
Camada Física Capitulo 03 Prof. Ricardo de Macedo.
Meios físicos de transmissão
Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto
Trabalho realizado por: Christophe do Real Nº8
Tecnológicas de Mídias Digitais André Santos Silva Rodrigo T2B1 Redes
Meios Físicos de Transmissão
Redes de Computadores Transmissão da Informação.
Redes de Computadores e Internet
Meios Físicos de Transmissão
Fundamentos de Telecomunicações
PROE 1S0607 CFI Aula CFI – AULA 2 Ondas electromagnéticas.
Electro Magnetismo Electromagnetismo Corrente eléctrica alternada
Conexões de Rede. Objectivo(s) Instalar redes locais Conteúdos Definição de modelo de rede Tipos de rede e de ligação Configuração do adaptador de rede.
CCNA 1 – Teste de Cabos.
Corrente e resistência
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Emissão e absorção de radiação
Comunicação de informação a longas distâncias
Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento
Comunicação de Informação a Curtas Distâncias
Sinais Digitais, transmissão e problemas
Cablagem.
Índice Modulação Modulação - Portadora Modulação Amplitude Frequência
Um pouco de história… Maxwell (1831–1879) previa a existência de ondas electromagnéticas, idênticas às ondas luminosas. A sua teoria foi muito contestada.
PROPRIEDADES MAGNÉTICAS
Infraestrutura de Redes Tiago de Souza Figueiredo.
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Ondas Sonoras e Ondas Electromagnéticas
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Modulação Trabalho Realizado por: João Santos Disciplina de:
TRABALHO REALIZADO POR: Ricardo costa
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Trabalho realizado por: Ricardo Costa Comunicação de dados
PROE 2S0506 CFI Aula Ondas Electromagnéticas Ondas planas: O lugar geométrico onde os valores das grandezas ondulatórias são constantes são planos.
Redes sem fio Fundamentos de Rádio Frequência
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Redes I: Meios de Transmissão
PROE1S0708 CFIAula Conceitos Fundamentais – Aula 2.
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
Indução Eletromagnética
2.6 Fenómenos eletromagnéticos e suas aplicações
Tecnologia em Gestão da TI
INDUTORES – BOBINAS.
2.2 Comunicação de informação a longas distâncias
Energia solar Sol é VIDA!.
INDUÇÃO MAGNÉTICA Faraday, baseando-se nos trabalhos de Oersted ( ) e Ampère, em meados de 1831, começou a investigar o efeito inverso do fenômeno.
Fundamentos de Redes de Computadores
2.1. Comunicação de informação a curtas distâncias
1820 – Oersted verifica experimentalmente que uma corrente eléctrica cria um campo magnético. Até então, a electricidade e o electromagnetismo eram realidades.
Fenómeno óptico que ocorre quando a radiação que incide sobre uma superfície é reenviada para o mesmo meio de onde provinha. Meio 2 Meio 1.
: Comunicações a longas distâncias UNIDADE 2 : Comunicações a longas distâncias Propriedades das Ondas: Reflexão Total – As Fibras ópticas Bandas de radiofrequências.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
Sensores Aluno: Carlos Araujo. O que é um sensor? Sensor : É definido com um dispositivo que é sensível à um fenômeno físico, que interage com o.
Transcrição da apresentação:

Redes de Computadores Transmissão de Dados Digitais André Moreira Março de 2007

06/07 Redes de Computadores 2 Transmissão de dados Objectivo: transportar informação mesmo que fosse usado um meio de transporte clássico seria necessário um suporte para a informação. o suporte para a informação é o meio de a preservar no tempo, neste caso, pelo menos durante a duração da viagem.

06/07 Redes de Computadores 3 Armazenamento de dados A solução para a transmissão de dados é a mesma que é usada para os armazenar num dado suporte: ALTERAR UMA PROPRIEDADE DE TAL FORMA QUE ESSA PROPRIEDADE SEJA UMA REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO

06/07 Redes de Computadores 4 Armazenamento de dados Por exemplo, numa superfície magnetizável usa-se uma bobine para criar campos magnéticos cuja polaridade depende de pretendermos armazenar um bit 0 ou um bit 1.

06/07 Redes de Computadores 5 Armazenamento de dados Por exemplo, numa superfície reflectora de luz podemos usar o reflexo, ou ausência dele para representar um bit 0 ou um bit 1 armazenados.

06/07 Redes de Computadores 6 Do armazenamento para a transmissão de dados Usar propriedades de materiais é conveniente para o armazenamento de dados, mas... não é a melhor solução para a transmissão de dados pois seria obrigado a transportar os materiais onde os dados estão armazenados. Em lugar de materiais vou usar fenómenos físicos que também têm propriedades que pode ser alteradas. Vamos escolher fenómenos físicos que possuem por si a capacidade de se propagarem, ou seja percorrerem uma determinada distância. Estes fenómenos são conhecidos por sinais

06/07 Redes de Computadores 7 Sinais – exemplos principais - Luz - Corrente eléctrica - Radiação electromagnética

06/07 Redes de Computadores 8 Meios de transmissão Para cada tipo de sinal necessita existe um meio ideal para a sua propagação LUZ - espaço vazio, como a propagação é obstruída por qualquer objecto que surja no caminho, podem usar-se fibras de vidro para conduzir a luz através de caminhos sinuosos, também conhecidas por fibras ópticas. CORRENTE ELÉCTRICA – materiais classificados como condutores eléctricos, notoriamente os metais. Dadas as suas características o mais usado é o cobre.

06/07 Redes de Computadores 9 Meios de transmissão (cont.) RADIAÇÃO ELECTROMAGNÉTICA – tal como a luz, propaga-se melhor no espaço vazio, mas ao contrário da luz tem a capacidade de atravessar os materiais sem grandes problemas. Os sinais electromagnéticos surgem quando existe uma variação de corrente eléctrica, normalmente cíclica. O número de ciclos que ocorrem em cada segundo (frequência) condiciona fortemente as propriedades do sinal. Baixas frequências ( 2 GHz), propagação começa a assemelhar-se à da luz

06/07 Redes de Computadores 10 Alguns fenómenos associados aos sinais - Atenuação - Atenuação x Frequência / Largura de Banda - Velocidade de Propagação x Frequência - Ruído

06/07 Redes de Computadores 11 Sinais digitais - Variações bruscas entre patamares bem definidos - O sinal é produzido directamente dos dados - Só podem ser usados se for suportada frequência zero

06/07 Redes de Computadores 12 Sinais analógicos - Os sinais analógicos têm variações contínuas, os mais usados têm a forma sinusoidal (função seno). - Por vezes não é possível usar sinais digitais, apenas nesses casos recorre-se a sinais analógicos. - Temos então de transformar o sinal digital num sinal analógico. - O sinal analógico não é produzido directamente dos dados. Vamos alterar uma propriedade do sinal para representar os dados, na figura acima foi usada a frequência do sinal (FSK). - Existem mais 2 técnicas: ASK e PSK.