Trovadorismo Contexto histórico Século XII (“Cantiga da Ribeirinha”-1189 ou 1198, Paio Soares de Taveirós) Idade média Feudalismo Teocentrismo (Deus é o centro e a medida de todas as coisas)
Artistas! Hierarquia dos poetas-músicos medievais. Trovador Geralmente da nobreza. Sabia compor a letra poética, bem como a melodia e também cantava. Jogral Profissional, pois ganhava a vida como poeta popular que declamava poesia, fazia mímica e acrobacias... Segrel Fidalgo que ganhava a vida indo de corte em corte com o intuito de levar a arte, a música e literatura. Menestrel A partir do século XIV, o jogral passa, pejorativamente, a ser reconhecido como vagabundo. Para perder esse estigma o jogral começou a ser conhecido como menestrel.
As Cantigas... Cantiga de Amor Nobreza Eu-lírico é masculino Dirigido à Donzela Drama altamente passional Trovador é o vassalo da mulher amada Sofrimento (coita d’Amor)
Cantiga de Amigo Eu-lírico é feminino “Amigo” = namorado, Saudade amado ou amante Saudade Paralelismo * D. Dinis foi rei de Portugal entre 1261 e 1291. Deixou quase 140 composições entre cantigas de Amor, de Amigo e de maldizer. Fundou a Universidade de Lisboa e foi um dos maiores protetores das letras e dos artistas de Portugal.
Cantigas Satíricas Cantigas de escárnio Cantigas de maldizer Sátira indireta Duplo sentido Ironia Criticar! Cantigas de maldizer Sátira direta Irreverência Agressividade Malícias