SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

Material elaborado pela professora Alzennyr Cléa da UFRPE / DFM
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Noções de Informática Prof. Eduardo
Apostila para o 7º ano Profª Yandra
Informática Aplicada Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech
Auxiliar de Informática Aula 2
ELEMENTOS DA INFORMÁTICA
Modo Gráfico x Modo Texto
Pof. Marcelo.
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Instalação de Drivers de Dispositivos
Informática Industrial
Maria Aparecida Castro Livi
Softwares - Básicos e Aplicativos
TEMA 3 SISTEMAS OPERACIONAIS
Softwares.
Login na Rede ********* Nome do Usuário Senha
Prof. José Minuncio Neto 1 FACULDADE DE ENGENHARIA INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Prof. José Minuncio Neto.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Software Livre Conceito:
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Fundamento à Informática
O uso dos softwares nas escolas
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Aula 6 – Sistema Operacional
Sistema Operacional.
Ana Duarte nº1; Ana Marques nº2
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
Computadores Tipos e estrutura interna
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Introdução à Informática
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
MICROSOFT Windows XP.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Definição A rigor, tudo o que pode ser armazenado eletronicamente pode ser chamado de software. Consideraremos aqui, como software, apenas os conjuntos.
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA Professor: Augusto Baía.
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
Sistemas de Informação: Estrutura básica dos Sistemas Empresariais.
Prof.: Nilo Cesar SENAC CEP Ceres Curso Recepcionista
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
O que são, quais existem e suas características.
Introdução à Computação - Jorge Macêdo1 ICC – Software Jorge Macêdo.
Mini-curso Informática Básica
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Prof. Msc. Rafael Robson Negrão 1 Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Computação INTRODUÇÃO.
Capitulo II Sistemas operativo
Introdução à Informática
Matheus B. M. Vianna Introdução ao Linux.
Sistemas Operacionais Funcionamento Básico
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Ciência da Computação I
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Professor Maurício Maia
Equipe Danilo Miguel Elias Lacerda Felipe Riguete Henderson Garcia
Distribuições de Software COLÉGIO DA IMACULADA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Prof. Tales K. Cabral e Alunos 1º Módulo.
SOFTWARE LIVRE E LICENÇAS DE SOFTWARE
Introdução a Informática
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Duvidas Frequentes 09/01/2009. Atualizando o SISMOURA.
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
Juntando as traduções de soft + ware, pode-se inferir que software une o conceito de “leve”, “macio” com o conceito de “artigo”, “produto”. “Leve” porque.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Wubi: como instalar o Ubuntu Linux sem mexer no Windows Valdir Barbosa
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 3. Software Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas. Instrução: é comando de uma operação que o computador seja capaz de executar. Programa: é um conjunto de instruções necessárias para executar tarefas de processamento de dados.

Tipos de Software Processadores de textos Planilhas eletrônicas Linguagens de Programação Sistema Operacional Gráficos

SISTEMA OPERACIONAL É um conjunto de programas e ferramentas que nos auxiliam durante a comunicação entre o computador e o usuário. Um computador não pode funcionar, se não tiver um programa responsável pelo seu funcionamento.

Exemplo - Windows Área de Trabalho Ícone Atalho Barra de Tarefas

Exemplo Editor de Textos Barra de Ferramentas: Padrão Formatação Desenho

Exemplo de Planilha Eletrônica

Exemplo de Apresentação

Browser

Função e Tipos de Softwares Um programa de computador (em Inglês, software) é um conjunto de instruções específicas que serão executadas pela máquina. Assim, tudo o que um computador faz é instruído a partir de programas. Para que o micro execute funções é necessário instalar programas específicos. Podem ser basicamente de dois tipos: Programas de sistema ou softwares básicos - Sâo utilizados para operar e gerenciar a ação de outros programas e coordená-los com a atividade do equipamento, inclusive os periféricos. Esse programa é chamado de sistema operacional (DOS, Linux, Unix, Mac/OS, Windows mais recentes etc. Alguns nomes são utilizados para dar ênfase a programas úteis. Utilitários são programas que atuam sobre o sistema operacional para melhorar a performance dos mesmos ou lhes incluir novos recursos. Programas de aplicações ou softwares aplicativos - São programas específicos para as mais diversas tarefas, tais como: processador de texto, editor de imagem, agenda, jogos, pesquisa, controle de estoque, criação de banco de dados, comunicação via modem (fone, fax, e-mail, chat, videoconferência), confecção de planilhas, etc.

Continuação de SW Programas - aquisição Adware = Programas gratuitos para o usuário, que exibem publicidade de empresas que patrocinam o seu desenvolvimento. Ou seja, são gratuítos enquanto a propaganda estiver sendo exibido (o banner estiver rodando). Em alguns casos pode existir a possibilidade de adquirir um registro e não ser incomodado pelas propagandas na tela. "Payware" = Programa que deve ser comprado. Shareware = Programa criado por autor independente. Uma cópia de avaliação, que se pode instalar gratuitamente, é disponibilizada, possibilitando ao usuário a instalação e o conhecimento do que o programa é capaz de fazer. Entretanto, a cópia pode ter um prazo de utilização ou não ser completa: - funciona durante um certo tempo, o período de avaliação, (geralmente 30 dias), ou possui apenas algumas de suas funções ativadas. Após o prazo de vencimento ou se mais funções são desejadas ao programa deverá ser registrado (comprado).

Continuação de SW Nagware = "Nags" são aquelas janelas de aviso sobre a necessidade de compra do programa que se abrem, repetidamente, na tela, quando o prazo de avaliação terminou. Portanto, Nonagged = sem nag, sem importunar. Então, Nagware = programa com nag´s. Assim, Shareware nonnaged é um programa shareware em que o autor não programou nags (assim, não há aparecimento de janelas com solicitação de registro e compra). Demo O termo "Demo" (de "demonstration", demonstração em Inglês) é aplicado a jogos. Geralmente é uma versão mais curta do jogo, que permite a instalação e utilização, para permitir que alguém o experimente e decida por sua compra. Trial Já, "Trial" (tentativa em Inglês) é mais aplicado a programas não relacionados com entretenimento. Funcionam quase da mesma maneira que os demos, mas possuem limitações ou seja, parte de seus recursos não estão disponíveis. Por exemplo: não salvam nem exportam os trabalhos realizados.

Continuação de SW "Opensource" = Nesse caso o código-fonte é livre ou aberto. Lembrar que o código-fonte é a seqüência de comandos, em alguma linguagem de programação, no qual o programa foi desenvolvido. Assim, quando se diz que o código de um programa é livre, não se está falando de preços, mas que outros desenvolvedores estarão livres para conhecer, adaptar, corrigir, modificar, executar, copiar, estudar, melhorar e redistribuir o código do programa. Freeware = Programa de distribuição livre. Notar que a língua inglesa tem apenas a palavra "free" para designar os termos "gratuito" e "livre", que têm significados diferentes em português. Portanto, o termo freeware nao significa necessariamente que o programa é grátis. Isso só ocorrerá se tiver uma licença. Entretanto, muitos freeware são gratuitos, especialmente quando para uso pessoal. É freqüente a utilização ser gratuita apenas para pessoa física, havendo uma versão shareware para pessoa jurídica. Outros Constituem-se em formas especiais de obtenção do registro do programa. Assim, para obter o registro: - Bookware - deve-se comprar um determinado livro. - Postcardware - deve-se enviar um cartão postal ao autor - Stampware - deve-se enviar um carta, selada, ao autor.

Redes É um conjunto de computares interligados, com o objetivo principal a troca de informações: Tipos: Lan – Redes Locais Wan – Redes às Longas Distâncias PDN – Redes Públicas MAN – Redes Metropolitanas

Internet Rede mundial de computadores Recursos: WWW, Chat, E-mail

Peopleware É o termo utilizado para representar uma e/ou um grupos de pessoas, que utilizam recursos de informática.