A Rua Rodrigo da Fonseca - Lisboa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Advertisements

Problemas Físicos da Cidade de Portimão
APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?
Escola Secundária de Emídio Navarro
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
“Nós Propomos!” Para a Feira Popular 2013/2014 Colégio de Santa Doroteia Realizado por: Benedita Monteiro nº2 SE Catarina Moreira da Silva nº4 SE Inês.
Projeto “Nós Propomos!” Cidadania e Inovação em Educação Geográfica- 2013/14 12ºJ Joana Rodrigues João Pinto Rafael Teles Rita Bahia.
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Má Conservação das Estradas da Verdizela 11º H Ana Figueiredo nº1 Ana Tavares nº2 Catarina Sousa.
Recuperação da Mata de S. Sebastião
Mobilidade do deficiente visual
Fontelo: Reabilitação
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
PROJECTO “NÓS PROPOMOS”
Projeto “Nós Propomos”
Trabalho realizado por: -Ana Rafaela Cruz nº2 -Sónia Rodrigues nº22 -Tânia Cruz nº23 11ºL Escola Secundária de Emídio Navarro - Viseu.
Projecto “Nós Propomos” Comércio de Rua – R. Padre António Vieira Trabalho Realizado pelos alunos do 11ºI: André Cunha nº4 Inês Almeida nº18.
COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO
Bruna Alves Duarte Mota Maria João Santiago Mariana Amorim Nuna Fernandes 12º J.
Radiciona L afõesafões 2010/2011 Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades.
Rua Heliodoro Salgado Trabalho realizado pelos alunos do 11ºI:
Reocupação do antigo espaço da Feira Popular, Entrecampos Geografia A 11º ano Turma F ANO LETIVO 2013/2014 Trabalho realizado por: -Bernardo Lontro, nº.
O problema do estacionamento da Rua Vítor Bastos - Campolide -Lisboa
Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Dom Fuas Roupinho A Requalificação Urbana: a.
Criação de uma escola de artes Low Cost em Viseu
Projeto “Nós Propomos” 2014/ ºI- Daniel Cardoso; Diogo Matos; Francisco Caldas; João Novaes; Pedro Ribeiro. Geografia A: A professora Maria João.
Área expectante em Alcântara (Lisboa)
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
Renovação do Espaço do Antigo Matadouro em Viseu
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: Reabilitação do centro histórico.
“ Nós propomos um ombro” Alexandra Candeias Ana Rita Palma Gonçalo Duarte Miguel Teixeira Faro,4 de maio, 2015.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Trabalho realizado por: -Guilherme Pereira -Margarida Horta -Mariana Amado.
Trabalho realizado por:
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
11I Flávio de Freitas Luís Guimarães Mariana Gonçalves Marina Ribeiro Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica- 2014/2015.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã O crescimento da vila da Sertã,
Fig. 1- Fonte: Grupo Docente: Professora Maria João Vieira Disciplina:
Dornelas : Problemas de Acessibilidade Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºD Alunos: Alexandra Matos, nº1; Inês Almeida, nº14,;Inês Silva, nº17; Pedro.
na Educação Geográfica
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
P ROJETO N ÓS P ROPOMOS Trabalho realizado por: Alexandra Gomes – nº 3 Ana Figueiredo – nº6 Cinderela André – nº11 Inês Calado – nº13 Margarida Duarte.
Rua Luciano Cordeiro – Lisboa “Nós Propomos”
Rua Saraiva de Carvalho -Lisboa-
Potenciar o Turismo no Núcleo Urbano Antigo do Seixal 4.maio.2015
Reabilitação da Ribeira do Abrunhal Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºE Alunos Bruno Soares, nº5 Diogo Ferreira, nº10 Inês Costa, nº15 Jacqueline Licausi,
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Cheias em ambiente urbano: Rua Prior do Crato - Lisboa
Acessibilidade à Praia de Faro
Incêndios em Lisboa “Nós Propomos!”Cidadania, sustentabilidade e inovação na educação geográfica 2014/15 Geografia A-11º Trabalho realizado por: Ana Faria.
Trabalho Realizado Por: André Salgado Bruno Silva João Melro Paulo Silva Rafael Mendes Alunos da turma 11ºG A Caminho do Oriente.
Terreiro do Paço Lisboa Projeto “Nós Propomos”
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE NA VILA.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.
Trabalho realizado por: Ana Rita Lopes nº3 Diogo Silva nº4 Irina Pires nº7 Maria Moniz nº10 Mariana Godinho nº11.
Projeto “Nós Propomos”
PROJETO NÓS PROPOMOS! “POR DETRÁS DO LUXO” Rua de Santa Marta – São José (Lisboa) Trabalho realizado por: Ana Monteiro nº2 Ariana Pascoal nº5 Cheila Barros.
Projeto “Nós propomos!” 2014/2015 – Colégio de Santa Doroteia Dinamização e preservação da zona do Campo Grande Alunas: Ana Flor Rato, Rita Valentim, Rita.
Inserir Logótipo da Escola Inserir Logótipo da Autarquia Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica – 2014/2015 Viseu, a cidade.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Colégio de Santa Doroteia Zonas abandonadas, Falta de espaços.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Rua Circular à Escola Secundária.
Projeto Nós Propomos! “Cidadania e inovação na educação geográfica” 2013/2014 Onde vivemos as nossas preocupações Reabilitação de um espaço degradado Trabalho.
Reabilitação da Azinhaga das Carmelitas Escola Secundária de Vergílio Ferreira Disciplina: Geografia Trabalho realizado por: Beatriz Louro nº6 11º9ª Beatriz.
Edifícios abandonados Av. Fontes Pereira de Melo
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16.
Transcrição da apresentação:

A Rua Rodrigo da Fonseca - Lisboa “Nós Propomos!” Maio 2015 Trabalho realizado por: Duarte Blanc David Ferreira Guilherme Fernandes João Paiva Manuel Berberan Geografia A Professora: Maria João Vieira Turma: 11º F

Plano do Trabalho 1-Introdução 2-Objetivos 3-Metodologia 4-Desenvolvimento 4.1-Enquadramento Geográfico 4.2-Identificação do problema 4.3-Proposta das soluções 5-Conclusão 6-Referências Bibliográficas Perfil SocioDemográfico Perfil Morfológico Perfil Funcional

Introdução No âmbito da disciplina de Geografia A e inserido no projeto “Nós Propomos!”, foi-nos lançada a proposta de desenvolver um trabalho projeto onde, recorrendo a trabalho de campo, pesquisa e tratamento de dados pudéssemos encontrar uma sugestão viável para solucionar um problema em destaque numa rua da cidade de Lisboa à nossa escolha. A escolha recaiu sobre a Rua Rodrigo da Fonseca e após uma cuidada análise verificámos que existia uma necessidade incrível de encontrar soluções para a falta de estacionamento, um problema eminente nesta rua. Pretendemos então com este trabalho solucionar o problema.

Objectivos Adquirir conhecimentos sobre a morfologia e o traçado das ruas lisboetas (em particular da Rua Rodrigo da Fonseca). Aprender a identificar os problemas de uma rua, baseado em trabalho de campo e tentar encontrar as soluções mais adequadas.

Metodologia Escolha da Rua Rodrigo da Fonseca como área a estudar Elaboração de um inquérito com vista a recolha de informação sobre a rua Construção dos perfis funcional, morfológico e sociodemográfico da rua Construção de gráficos luzentes às características da população e da rua Proposta de resolução dos problemas identificados

Enquadramento geográfico Portugal Freguesia de Santo António Enquadramento geográfico Rua Rodrigo da Fonseca Cidade de Lisboa

Perfil Sociodemográfico (da freguesia) Freguesia pertencente à cidade de Lisboa Freguesia Santo António População total 11855 Nº de edifícios 1606 Nº de alojamentos 8583 Nº de famílias 5784 (dos inquiridos) Nota: os inquéritos foram realizados no ano de 2015

Perfil Morfológico A rua é rectilínea e tem uma ligeira inclinação de quase dez porcento. Apresenta duas vias de sentido e três entradas/saídas possíveis sendo que apenas duas são para veículos. Características Rua Rodrigo da Fonseca Área 149,4 ha Número de edifícios 41 Comprimento da rua 280 metros Largura do passeio (zona sul) 3 metros Largura do passeio (zona norte) 1 metros Materiais e cores utilizados nos edifícios Reboco pintado de cores claras, mármore e envidraçado Número de pisos (média) 5

Perfil funcional Função Valor percentual Habitação 49,2% Serviços públicos 5,1% Comércio alimentar 16,9% Serviços privados 3,4% Comércio (outros) Edifícios em obras 1,7% Edifícios de voluto 6,8% Perfil funcional Podemos desde logo verificar que quase metade dos edifícios da rua estão destinados à função habitacional. Encontramos também, edifícios destinados a Serviços (maioritariamente Públicos) bem como alguns exemplos de comércio (alimentar e outros). O edifício em obras e os quatro edifícios de voluto completam uma série diversificada de funções que podemos encontrar nesta rua.

Identificação do Problema Após a recolha dos inquéritos e a sua devida análise, concluímos que o mais referido pela população é a falta de estacionamento e consequentemente o uso dos passeios e da via pública como lugar para colocar o automóvel.

Solução para o Problema

Conclusão No início, pensámos que este trabalho projeto iria ser uma tarefa difícil, contudo, fomos capazes de ultrapassar um vasto conjunto de dificuldades, em parte, graças ao trabalho conjunto de todos os elementos do grupo. Este trabalho contribuiu para expandir os nossos conhecimentos e aperfeiçoar as nossas competências a vários níveis: trabalho de campo; identificação de problemas; recolha, selecção e tratamento de informação e apresentação de propostas de solução.

Referencias bibliográficas http://www.cm-lisboa.pt/ http://lxi.cm-lisboa.pt/lxi/ http://www.jfsantoantonio.pt/ https://www.google.pt/maps Fonte das Fotografias: Grupo