A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011."— Transcrição da apresentação:

1 1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011

2 2 Apresentação da disciplina Módulos do 1º ano Algoritmia > 24 horas Introdução à Linguagem da Programação > 20 horas Estruturas de controlo > 36 horas Subprogramas (procedimentos e funções) > 36 horas Tipo Estruturado – Tabelas > 21 horas Tipo Estruturado – Registos > 18 horas

3 3 Apresentação da disciplina Módulos do 2º ano Estruturas Dinâmicas (Apontadores) > 27 horas Ficheiros > 18 horas Projecto > 27 horas Introdução à Programação Orientada por Objectos > 18 horas Introdução à Linguagem de Programação Orientada por Objectos > 24 horas Fundamentos avançados de Programação Orientada por Objectos > 36 horas

4 4 Apresentação da disciplina Módulos do 3º ano Gestão de componentes > 36 horas Acesso a Bases de Dados > 36 horas Especificação e Documentação > 27 horas Instalação e Apoio ao Utilizador > 18 horas Desenvolvimento de uma Aplicação de Gestão > 36 horas

5 Linguagens de Programação Pedro Lopes MÓDULO 1- Introdução à Programação e Algoritmia

6 6 Sumário AULA Nº 3 e 4 Introdução à Lógica da Programação Conceitos básicos da Lógica da Programação Conceito e definição de Algoritmia e Programa Resolução e Correcção de uma Ficha de Trabalho

7 7 Resumo Objectivos Realização e Correcção de uma ficha de Trabalho Resumo da aula Aula Seguinte

8 8 Objectivos Conhecer termos e conceitos básicos relacionados com a Programação Identificar competências básicas relacionadas com a disciplina e com o curso nomeadamente no domínio do raciocínio lógico e da algoritmia Induzir o espírito de iniciativa e de cooperação

9 9 Objectivos da programação Analisar e Resolver Problemas Conceber e implementar projectos de natureza interdisciplinar Conhecer os elementos da linguagem algorítmica Construir algoritmos com base em situações reais Utilizar ferramentas de desenvolvimento Adaptar-se a novas situações Trabalhar em equipa

10 10 Termos e Conceitos Algoritmo  Conjunto finito de regras bem determinadas para a resolução de um problema, através de um número finito de operações ( Dicionário de termos informáticos, Instituto de Linguística Teórica Computacional, Edição Cosmos ) Programa  Conjunto de instruções destinadas a serem processadas num sistema informático para realizar uma determinada tarefa

11 11 Fases na resolução de um programa 1. Definição do problema: Definir o problema que se pretende resolver da forma mais clara possível; Ter um enunciado preciso e rigoroso de todos os aspectos da situação a resolver; Há que desfazer todas as dúvidas

12 12 Fases na resolução de um programa 2. Planificação da resolução: Devemos recorrer a uma estratégia de abordagem do problema que seja o mais adequada possível à obtenção de uma solução; Diversas estratégias de abordagem aos problemas e diversos métodos de representação de um ESQUEMA; Algoritmo que conduza à solução;

13 13 Fases na resolução de um programa 3. Codificação: Trata apenas de transpor as indicações do algoritmo para instruções na linguagem de programação; Um programa pode consistir num ou vários algoritmos; Muitos softwares que são criados para fins profissionais são constituídos por vários algoritmos interligados e complexos

14 14 Fases na resolução de um programa 4. Testes e depuração: Testar o programa em diferentes situações; Detectar erros, falhas ou omissões; Possibilidade de reformular o programa ou a análise

15 15 Fases na resolução de um programa 5. Documentação: Pode ser de dois tipos conforme o destinatário: Programadores Pode ser incluída no código com o objectivo de facilitar a leitura e compreensão do programa; Utilizadores Tem o objectivo de facilitar a aprendizagem da forma como funciona o programa;

16 16 Fases na resolução de um programa 6. Manutenção: Diz respeito a possíveis alterações ou aperfeiçoamentos; Tende a ocupar uma percentagem cada vez maior no trabalho dos programadores; Vários tipos de manutenção.

17 17

18 18 Analista Concebe e Projecta no âmbito do tratamento automático da informação; Descobre qual é o melhor sistema para resolver determinado problema; Recolhe TODOS os elementos elucidativos para atingir os objectivos; Examina os dados obtidos;

19 19 Analista Determina qual a informação a ser recolhida, com que periocidade; Determina a frequência que devem ser apresentados os resultados; Determina as modificações à normalização dos dados e as transformações a fazer na sequência das operações; Efectua testes a fim de se certificar se o tratamento automático da informação se adapta aos fins em vista.

20 20 Programador Estabelece programas que se destinam a comandar operações de tratamento automático da informação por computador; Recebe as especificações e instruções; Recolhe todos os dados elucidativos dos objectivos a atingir que são obtidos sob a forma de documentos escritos normalizados e com o aspecto de gráficos; Escreve instruções para o computador em linguagem que pode ser aceite por este;

21 21 Programador Procede a testes para verificar a validade do programa e introduzir-lhe alterações sempre que necessário; Apresenta os resultados obtidos sob a forma de mapas ou por outros processos que seja legíveis pelo cliente.

22 22 Competências a desenvolver Identificar os diversos factores intervenientes num problema; Utilizar diferentes estratégias de tratamento de dados; Fasear a resolução de um problema; Resolver problemas, encontrando soluções criativas e adequadas; Usar vários suportes de informação para resolver dificuldades concretas na utilização das ferramentas de programação;

23 23 Competências a desenvolver Utiliza a “ajuda” para resolver dificuldades concretas na utilização das ferramentas de programação; Programar a realização de trabalho de equipa; nomeadamente, dividir as tarefas para a realização do trabalho conjunto e definir a estrutura de coordenação; Cumprir prazos na realização das tarefas; Optar pela melhor decisão na resolução de um problema concreto;

24 24 Competências a desenvolver Aceitar opiniões diferentes e integrar as propostas dos outros na melhoria do trabalho; Usar metodologias de análise algorítmica; Utilizar diferentes métodos algorítmicos; Utilizar estruturas de decisão; Criar algoritmos estruturados;

25 25 Competências a desenvolver Traduzir algoritmos em linguagens de Programação; Adaptar-se à evolução das linguagens de Programação; Utiliza uma linguagem adequada para a criação de relatórios; Documentar todo o trabalho desenvolvido.

26 26 Espírito de iniciativa e de cooperação Ter capacidade de iniciativa; Ter capacidade de inter ajuda; Cooperar de uma forma activa e dinâmica com os colegas principalmente nos trabalhos de grupo; O trabalho de grupo é a realização e uma actividade por todos e não a soma dos trabalhos individuais.

27 27 Ficha de Trabalho Realização de uma Ficha de Trabalho Objectivos:  Compreensão dos conceitos básicos da Programação;  O papel do analista e do programador;  Fases da resolução de um problema;  Competências.

28 28 Resumo da Aula

29 29 Aula Seguinte Abordagem Top Down Operações Elementares Tipos de Dados e Variáveis

30 30 Professor: Pedro Lopes E-Mail: pedrolopes.ebsf @gmail.com


Carregar ppt "1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google