Escola Básica e Secundária de Velas Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos PROFIJ II - T2 – 2.º ano Ano letivo 2014 / 2015 (Módulo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
Advertisements

AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Hardware de Topologia e
Módulo V Redes de computadores
Aula 05-a Redes de computadores
Introdução Ligações inter-redes.
Cabeamento LAN, Hardware de topologia e interface físicos
Topologias de Rede.
Equipamentos de Conectividade Prof. Roberto Amaral.
Equipamentos de Conectividade
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Oficina de Pesquisa na Rede
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Estrutura de Redes Prof. Samuel Souza.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Redes de Computadores Aula 5
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Equipamentos de Redes Aula 3
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Hardware de Rede Aula 3 Willamys Araújo.
CCNA 1 – Conceitos de Rede
CYBER PRINCESS-LAN HOUSE
INTERLIGAÇÃO INTERLIGAÇÃODEREDES. POR QUE INTERCONEXÃO ?
Equipamentos de Redes Aula 1
Aula – 23/10/12 – Redes de Computadores e Telecom
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Pontes e Switches Como vimos anteriormente, os repetidores são usados para expandir a extensão da rede, mas que replicam todos os quadros que recebem.
REDES DE COMPUTADORES II
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Dispositivos de interligação
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Equipamentos de Redes Aula 4
Sistema de Redes 1 Componentes Principais de uma Rede de Computadores Topologia Tipo de redes FAETEC SR1.
Subcamada de Controle de Acesso ao Meio
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Equipamentos de interligação Redes, sub-redes, etc...
Equipamentos de interligação Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos nº2 12ºL Prof: Carlão Pereira.
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
MATA59 - Redes de Computadores I
Transmissões de Dados 2014/2015 Comunicação de Dados
Conceito de Redes Tipos de Redes Topologia de Redes
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Introdução a redes e comunicação de dados
Redes de computadores.
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
Redes de Computadores Ativos de Redes.
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
A inovação e a criatividade estão presentes na nossa forma de pensar, nos nossos processos, produtos e pessoas. HP Networking.
Equipamentos de Interligação de Redes
Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe.
Equipamentos de interligação Disciplina: C.M Nome: Nuno Bandola Ano létivo: 2014/2015 Nº 7 Turma: L.
Trabalho realizado por: Tiago Freitas Nº7
Redes e Tipos topologias de redes.
Ativos de Rede Elementos de Rede !!!!.
CCNA2 Conceitos de Roteadores e Roteamento
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Ana Beatriz Silva nº1.
Função de cada dispositivo de redes
Modulo 16 trabalho FILIPE CABRAL. Placa de rede  Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC, do acrônimo inglês Network Interface Card)
Tecnologias da Informação e Comunicação
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Diogo Esteves N: 2 Turma Profj II os meios físicos de uma rede.
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Equipamentos de interligação de redes
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
Interconexão
Trabalho realizado por: Tiago freitas nº7
Transcrição da apresentação:

Escola Básica e Secundária de Velas Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos PROFIJ II - T2 – 2.º ano Ano letivo 2014 / 2015 (Módulo –16 Hardware e tipologia de rede) Trabalho Nº3

Placas de rede Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC, do acrônimo inglês Network Interface Card) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede. A placa de rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si através da rede. A sua função é controlar todo o envio e recepção de dados através da rede. Cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede; sendo as arquiteturas mais comuns a rede em anel Token Ring e a tipo Ethernet.

Modems A palavra Modem vem da junção das palavras modulador e demodulador.  É um dispositivo electrónico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original.  Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador. O processo de conversão de sinais binários para analógicos é chamado de modulação/conversão digital-analógico. Quando o sinal é recebido, um outro modem reverte o processo (chamado demodulação). Ambos os modems devem estar a trabalhar de acordo com os mesmos padrões, que especificam, entre outras coisas, a velocidade de transmissão (bps, baud), nível e algoritmo descompressão de dados, protocolo, etc.

Repetidores Em informática, repetidor é um equipamento utilizado para interligação de redes idênticas, regeneram eletricamente os sinais transmitidos no meio físico. Um repetidor atua na camada física (Modelo OSI). Ele recebe todos os pacotes de cada uma das redes que interliga e os repete nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos. Não se pode usar muitos destes dispositivos em uma rede local, pois degeneram o sinal no domínio digital e causam problemas de sincronismo entre as interfaces de rede. Repetidores são utilizados para estender a transmissão de ondas de rádio, por exemplo, redes wireless, wimax e telemoveis.

Bridges 'Bridge' ou 'ponte' é o termo utilizado em informática para designar um dispositivo que liga duas ou mais redes informáticas que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo, por exemplo, ethernet ou token ring. Bridges servem para interligar duas redes, como por exemplo ligação de uma rede de um edificio com outro.Uma bridge é um segmento livre entre rede, entre o servidor e o cliente(tunel), possibilitando a cada usuário ter sua senha independente.

Router Um roteador ou (principalmente da América do também ) é um dispositivo de rede, comumente hardware especializado, que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores . Isso cria uma sobreposição de redes , como um roteador é conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes. Quando um pacote de dados vem em uma das linhas, o roteador lê a informação de endereço no pacote para determinar o seu destino final. Em seguida, usando a informação de que a tabela de roteamento ou política de roteamento , ele direciona o pacote para a próxima rede em sua jornada. Routers executar as funções ", direcionando o tráfego" na Internet . Um pacote de dados é normalmente transmitida de um roteador para outro através das redes que constituem o conjunto de redes até que ele atinja o seu nó de destino.

Switch Um computador (em inglês switch) é uma ponte multiportas, o que quer dizer que se trata de um elemento ativo que age no nível 2 do modelo OSI, é um equipamento que interliga os computadores em uma rede, os cabos de rede de cada computador se ligam a ele, que então direciona os dados enviados de um computador especificamente para outro. É como um sistema de PABX que conecta sua ligação exatamente para o ramal desejado deixando os outros livre. Outro equipamento com a mesma função é o HUB(concentrador), a diferença dos dois reside no fato de que o HUB não é capaz de direcionar os dados de um nó, ao contrário, ele os envia a todos conectados à rede ao mesmo tempo, o destino desencapsula a mensagem e os outros a ignoram, é como diversas pessoas falando numa extensão de telefone. Não é preciso dizer que o Switch é mais eficiente que o HUB já que ele organiza para onde vai a mensagem enviada. Evitando redundância