Inteligência Artificial Web Semântica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ontologias e Web Semântica
Advertisements

Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
PROF. RUDSON APOSTILAS.WIKIDOT.COM/HIPERMIDIA Tendências.
Paradigmas de Programação
Ontologia Representação do vocabulário de um determinado domínio e suas conceituações.
Agentes BDI (Belief Desire Intention)
Aplicação de XML Web Semântica Tópicos Avançados em Bancos de Dados II
Introdução aos Serviços Web
Ontologias na Globo.com Fernando Carolo Cláudio Luz
Felipe Dias Maria Fernanda
05. Representação e Raciocínio Aplicações na Web Semântica
Alunos: Benedito Jr, Douglas Bertol, Robson Costa
PROTEGÉ Suporte FRAMES
Ontologias e web semântica
II Workshop XPTA-Lab Laboratório de Excelência em Desenvolvimento de Aplicativos para Produção, Edição e Difusão de Conteúdos Audiovisuais pela Internet.
Sistemas Inteligentes Ontologia e Protegé
Web Semântica Mineração na Web – if796 Subtitle.
XML Extended Markup Language
UCL – Uma Linguagem de Comunicação para agentes de software
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
PETER ANTONY RAUSCH JOYCE MARTINS
1 My GRID: Bio-informática personalizada em uma grade de informação. Francisco Silva
XIV Jornada de Cursos .NET com C# Antônio Júnior Bruno Inojosa.
Vânia Maria P. Vidal, José Maria Monteiro, Luís Eufrasio T. Neto
Professor: Márcio Amador
Elaborado por: Francisco Covas nº Manuel Felício nº
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Disciplina : Tópicos Avançados em Inteligência Artificial Simbólica Professores: Dr. Fred Freitas / Dra. Bernadette Farias Aluno: Clovis Holanda Introdução.
Evolução da Web Da Web 1.0 à Web 4.0
HyperDE Framework e Ambiente de Desenvolvimento dirigido por Ontologias para Aplicações Hipermídia Bom dia... Vou apresentar o HyperDE, que é o fruto desse.
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Inteligência Artificial Web Semântica
PROGRAMAÇÃO WEB AULA 01 Prof. Gustavo Linhares
Linguagem de consulta SPARQL
INTRODUÇÃO À WEB SEMÂNTICA E À ANÁLISE DE REDES SOCIAIS
Rafael Polo UNIRIO/PPGI.  Os seres humanos, como criadores e consumidores de conhecimento, criaram um espaço de conhecimento global. A World Wide Web.
XML – Extensible Markup Language [Introdução] Renata Pontin de Mattos Fortes SCE-225 Hipermídia 2°Semestre 2003 Material elaborado por Lisandra Cazassa.
Web Semântica Thiago José Marques Moura. Roteiro Problemática; Descrição; Arquitetura Proposta; Conclusão sobre Web Semântica; Linguagens de Anotação.
The Petri Net Markup Language (PNML) Wellington João da Silva Mestrado Ciência da Computação.
SyncML Apresentação –Introdução Motivação Iniciativa SyncML –XML (eXtensible Markup Language) –Protocolos SyncML –Sincronização em duas vias –Conclusões.
XML Prof. Dr. Fernando Gauthier INE/UFSC. XML XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem para marcar documentos que contêm informações estruturadas.
RDF -Resource Description Framework
XML: Conceitos, Tecnologias e Aplicações Vânia Maria Ponte Vidal
Franklin de Souza Ramalho
RDF na interoperabilidade de dados entre domínios Dissertação de Mestrado Domingos Sávio Apolônio Santos Mestrando Ulrich Schiel Orientador /9.
Unified Modeling Language
Java e XML Eduardo Aranha. Slogans de Java e de XML Java – “Portabilidade de Código” XML – “Portabilidade de Dados” Java e XML – “Portabilidade de Código.
Utilização de Ontologias para Integração de Heterogeneidade Semântica
Aplicando Coleção Welie Utilizando Arquivo de Texto para o Desenvolvimento e Atualização de um Sítio Interativo para Web Rodolfo A. Silva, Fernando H.
Student Tech Clubs Desenvolvimento WEB Antonio Ladeia Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal da Bahia Introdução.
Criando Otologias em OWL com o Protégé 4.0
DEFINIÇÃO DE UMA ONTOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL Mário Joaquim Firmino Leite Faria D ISSERTAÇÃO M ESTRADO I NTEGRADO EM E NGENHARIA E LECTROTÉCNICA E DE.
Introdução O processo de design de software consiste de uma série de decisões de design que geralmente envolvem diferentes alternativas de solução, consideradas.
Desenvolvimento WEB II Ajax – Utilização de Frameworks Javascript Professora: Kelly de Paula Cunha.
Disciplina: IF696 Jefferson Ramos Lucas dos Anjos
David Santos Evolução da Web Da 1.0 a 3.0 David Santos
Integração Semântica: uma pesquisa sobre abordagens baseadas em ontologias Túlio Lages
Casamento de Esquemas IAGO RAPHAEL VASCONCELOS MARINHO.
Prof. Cristian Rodrigo Dalcico. Linguagem de Programação Java Aula 1.
Texto e Linguagens Multimédia e Propriedades Bibliotecas Digitais Engenharia Biomédica Universidade do Minho Instructor: Joaquim Macedo Baseada em apresentações.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :34 1 Introdução e Conceitos CSS CSS significa Cascade Style Sheetes (Folha de Estilo.
Apresentação TI Alunos: Isadora Bernardo, Lucas Medeiros, Marcela Muniz e Renata Coutinho.
ONTOLOGIAS NO CONTROLE DA ADAPTAÇÃO AO CONTEXTO EM ESPAÇO UBÍQUO ONTOLOGIAS NO CONTROLE DA ADAPTAÇÃO AO CONTEXTO EM ESPAÇO UBÍQUO Nelsi Warken, Luiz A.
TEMPLATE DESIGN © Uma Contribuição para Descoberta de Recursos na UBICOMP Renato Marques Dilli 1, Adenauer Correa Yamin.
RDF Resource Description Framework Ana Christina Bringuente Adaptação da Apresentação do Mark Douglas de Azevedo Jacyntho.
Rhizome. Roteiro Definição Metas Características Arquitetura Tecnologias envolvidas Referências.
Ciências da Informação, Comunicação & Computação Web 3.0 e o CIBERJORNALISMO Mídias Digitais Multimodalidade, P rof. Benedito Medeiros Neto-CIC FAC – GRADUAÇÃO.
SENSIBILIDADE AO CONTEXTO NA COMPUTAÇÃO UBÍQUA UTILIZANDO WEB SEMÂNTICA Luthiano Venecian, Luis A. M. Palazzo, Adenauer C. Yamin Universidade Católica.
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Transcrição da apresentação:

Inteligência Artificial Web Semântica Fabio Castello Novo Thales Eduardo Nazatto

Introdução Web Semântica eXtensible Markup Language (XML)‏ Resource Description Framework (RDF)‏

Web Semântica Web Semântica é uma web com toda sua informação organizada de forma que não somente seres humanos possam entendê-la, mas principalmente máquinas . Consiste no desenvolvimento de tecnologias e linguagens que tornem a informação compreensível para as máquinas.

Ontologias Vocabulário deTermos Novos termos formados dos já existentes A Semnâmntica é formalmente especificada Registros de relacionamentos entre os termos

Proposta Nossa proposta foi desenvolver uma aplicação Web Semântica capaz, após alguns dados inseridos, indicar qual a profissão apropriada, ou seja, um perfil profissional.

Ferramentas JENA O Jena é um projeto que se originou dentro do núcleo de pesquisa em Web Semântica da HP Objetivo é proporcionar um framework na linguagem Java que dê suporte à utilização da Web Semântica por qualquer aplicativo capaz de utilizá-lo. inclui recursos para manipulação de RDF e OWL. É um projeto open source gratuito e disponível na Web no endereço http://jena.sourceforge.net.

Ferramentas SPARQL É a linguagem de consulta da Web Semântica Por que SPARQL? Obter Informações de dados estruturados e semi estruturados. Explorar dados através da descoberta de relaciomnamnemntos descomnhecidos Consultar e pesquisar com uma visão integrada de diferentes fontes de dados Reunir diferentes aplicações através da informação de um vocabulário em outro.

Ferramentas RDF (Protégé) A Resource Description Framework (RDF) (Framework de Descrição de Recurso) É linguagem usada para representar informações sobre pesquisa na internet. Arquivos RDF são modelos ou fontes de dados, também conhecidos como metadata. Principais objetivos criar um modelo simples de dados, com uma semântica formal, usar o vocabulário URI-based e uma sintaxe XML-based e suportar o uso de XML.

Ferramentas OWL (Protégé) Linguagem recomendada pelo w3c A OWL (Web Ontology Language) é uma linguagem para definir e instanciar ontologias na Web. Uma ontologia OWL pode incluir descrições de classes e suas respectivas propriedades e seus relacionamentos. facilita mais a possibilidade de interpretação por máquinas do conteúdo da Web do que XML, RDF e RDFS (RDF Schema), por fornecer vocabulário adicional com uma semântica formal. A OWL foi baseada nas linguagens OIL e DAML+OIL

JAVA (Compilador NetBeans IDE 6.8) Ferramentas JAVA (Compilador NetBeans IDE 6.8)