100 ANOS DO MANIFESTO FUTURISTA: E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL

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Transcrição da apresentação:

100 ANOS DO MANIFESTO FUTURISTA: E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL 1909 2009

VANGUARDAS EUROPÉIAS ARTE 1909 / 1924 SÉC. XX

MUTÁVEL E TRANSITÓRIO Poética Estou farto do lirismo comedido Do lirismo comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto expe- [diente protocolo e manifestações de apreço ao sr. diretor. Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicioná- [rio o cunho vernáculo de um vocabulário. [...] Manuel Bandeira

FUTURISMO

Pontos fundamentais da vanguarda européia V V V V V V V V V V V V V V V V V V V E V V V V V V V V E L V V V V V V V E L O V V V V V V E L O C V V V V V E L O C I V V V V E L O C I D V V V E L O C I D A V V E L O C I D A D V E L O C I D A D E Exaltação da vida moderna; Da máquina; Da eletricidade Do automóvel; Da velocidade; Ruptura c/ o passado

EXPRESSIONISMO: O grito (1893) Munch

Tema: amor, morte e angústia “Não devemos pintar interiores com pessoas lendo e mulheres tricotando; devemos pintar pessoas que vivem, respiram, sentem, sofrem e amam”. (Edvard Munch)

DADAÍSMO Marcel Duchamp (1917)

Para fazer um poema Dadaísta (Tristan Tzara) “Pegue um jornal. Pegue tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja da a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente origial e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.”

As senhoras de Avinbão, 1907. Pablo Picasso

SURREALISMO: o combate à razão O sono (1937) Salvador Dali

“Não será o temor da loucura que nos forçará a hastear a bandeira da imaginação a meio pau”. [... ]  

O PRÉ-MODERNISMO

Duas características comuns entre os pré-modernistas: conservadorismo - traziam na sua estética os valores parnasianos e naturalistas; renovação - demonstravam íntima relação com a realidade brasileira e as tensões vividas pela sociedade do período[5]

De: Monteiro Lobato Para: Anita Malfatti "Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem normalmente as coisas e em consequência fazem arte pura. (...) A outra espécie é formada dos que vêem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. São produtos do cansaço e do sadismo de todos os períodos da decadência(...)"[5]