A ARTE E A ÉTICA DE Dialogar com os ESPÍRITOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXISTE INCONVENIENTES EM SER MÉDIUM?.
Advertisements

TODAS AS PESSOAS RECEBEM INFLUÊNCIAS DOS ESPÍRITOS
ESTUDO SOBRE O PASSE: O PASSE NAS REUNIÕES MEDIÚNICAS
- ESPÍRITOS RECÉM-DESENCARNADOS
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE
TRATAMENTO DA OBSESSÃO
*** INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS DIFICULDADES E DECEPÇÕES ORIUNDAS DA IGNORÂNCIA DAS BASES DOUTRINÁRIAS; NÃO EXISTE RECEITA PARA A FORMAÇÃO DE MÉDIUNS, DEVIDO.
LEMBRANÇAS PRETÉRITAS
CURSO NOÇÕES BÁSICAS DE DOUTRINA ESPÍRITA
Programa V Roteiro 21.
Programa V Roteiro 13.
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPÍRITA
Todas as pessoas podem aplicar passe?
Reuniões Mediúnicas TIPOS LOCAL CRITÉRIOS DE FUNCIONAMENTO ETAPAS.
A EQUIPE MEDIÚNICA.
1)Como analisar o procedimento de um dialogador que desenvolve um diálogo padrão para o atendimento aos espíritos necessitados falando com franqueza rude,
Departamento de Orientação Mediúnica Todos somos médiuns?
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE
Seminário para trabalhadores de Casas Espíritas Sobre o:
TERAPÊUTICA ESPÍRITA Elaboração:
CASA ESPÍRITA- Escola Aberta para todos
A TERAPIA DOS PASSES. Elaborado por: A
O SUICÍDIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS. BUSQUE O AUXÍLIO VOCÊ NÃO SE
ESPÍRITO; MATÉRIA; FLUIDOS; PERISPÍRITO PRINCÍPIO VITAL FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA – O PASSE AÇÃO FLUÍDICA DA PRECE CORPO PINEAL OU EPÍFISE ; ANIMISMO.
REUNIÃO MEDIÚNICA – ANTES , DURANTE E DEPOIS.
ESPÍRITO MATÉRIA FLUIDOS PERISPÍRITO PRINCÍPIO VITAL FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA – O PASSE AÇÃO FLUÍDICA DA PRECE CORPO PINEAL OU EPÍFISE ANIMISMO ONDAS.
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
MÓDULO V Comunicabilidade dos Espíritos
O que é o Evangelho no Lar?
A ERA DO HOMEM ESPIRITUAL E A NOVA RAÇA NA NOVA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA.
6ª AULA TEÓRICA Preparação para o Passe
OBSESSÃO E DESOBSESSÃO
Francisco Cândido Xavier
AMANHECER DE UMA NOVA ERA
Os bons Espíritas Emerson V da silva.
Meditação e Mediunidade
Como Qual a oportunidade desta actividade? Observações fazer?
Sub tópicos O que é uma Reunião Mediúnica? Objetivos Classificação
Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano
Centro Espírita Ismael – 4º. Ano
DOUTRINAÇÃO Objetivo: Complemento da seqüência de temas sobre a mediunidade. Bibliografia: AK/LM Cap. XIV Expectativas: vamos nos ater ao tema abordado.
DOUTRINAÇÃO E DESOBSESSÃO
Estrutura da Reunião Mediúnica
Reencarnação e transformação íntima
Tratamento das obsessões
Esclarecimento aos Espíritos que sofrem (Parte 2)
ESCLARECIMENTO AOS ESPÍRITOS QUE SOFREM ATENDIMENTO ESPÍRITA AOS ESPÍRITOS QUE SOFREM E SE COMUNICAM NA REUNIÃO MEDIÚNICA.
Dia: 27/09/ Horário: das 09:30 às 11:30h Local: Salão Doutrinário TEMA: COMO DIALOGAR COM ENCARNADOS E DESENCARNADOS Facilitadora: Ivete Bello O.
ESPÍRITAS NO EVANGELHO Comenta o Evangelho, nas tarefas doutrinárias do Espiritismo, entretanto, diligencia exumar as sementes divinas da verdade, encerradas.
Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano
Este capítulo inicia-se com Jesus estava sentado à mesa em uma determinada casa, quando chegaram muitos PUBLICANOS e PECADORES, e se sentaram para comer.
KSSF CICLO III A Doutrina O Médium e o Doutrinador
Dialogador na Reunião Mediunica
Sub tópicos O que é uma Reunião Mediúnica? Objetivos Classificação
KSSF CICLO III A Reuniao Mediunica, O Médium e o Doutrinador
Reuniões Mediúnicas.
VICIAÇÃO MENTAL NO LAR. AS ALMAS SE REÚNEM, OBEDECENDO ÀS TENDÊNCIAS
OBSESSÃO E DESOBSESSÃO
Na condução das sessões mediúnicas automático 1º Acenda a luz do amor e da oração no próprio espírito se você deseja ser útil aos sofredores desencarnados.
Lição 56 Uma sociedade não é verdadeiramente séria se não se ocupar de assuntos úteis...” Allan Kardec.
Centro Espírita Allan kardec
NO QUE CREMOS NOSSOS PRINCÍPIOS A LEI MAIOR.
Doutrinação de Espíritos
OBSESSAO Entendendo o que é
Juventude Espírita Fabiano 15/08/2009
Passe Espírita Transmissão de Amor.
IRRADIAÇÃO II CONDIÇÕES E EFICÁCIA.
Sub tópicos O que é uma Reunião Mediúnica? Objetivos Tipos de Reunião
“Qualquer abordagem à complexa problemática da obsessão deve começar, a meu ver, com uma atitude preliminar de humildade e amor fraterno.” Herminio Miranda.
Transcrição da apresentação:

A ARTE E A ÉTICA DE Dialogar com os ESPÍRITOS CREUZA SANTOS LAGE.

RELEMBRANDO E REFLETINDO MÓDULO I RELEMBRANDO E REFLETINDO

Os Espíritos influenciam em nossos pensamentos e atos? Q.459. LE. Os Espíritos influenciam em nossos pensamentos e atos? Muito mais do que pensais, pois freqüentemente são eles que vos dirigem Deus deixa à nossa consciência a escolha e a liberdade de ceder a essas influências

(...) “Os espíritos atuam sobre todas as criaturas humanas e em numerosos casos de maneira prejudicial, causando doenças e perturbações psíquicas”.

O estado de consciência e inconsciência após a morte física está ligado ao progresso intelecto-moral do Espírito.

A doutrinação dos espíritos sofredores, inferiores e obsessores é uma necessidade social”. Herculano Pires

Doutrinar , Evangelizar ou Dialogar ? Doutrinação - a técnica de afastar os espíritos obsessores através do esclarecimento doutrinário “Para doutrinar, basta o conhecimento intelectual dos postulados do Espiritismo, para evangelizar é necessária a luz do amor no íntimo”. Emmanuel

O Diálogo com os Espíritos O diálogo conjuga a forma persuasiva e amorosa da evangelização com o esclarecimento doutrinário Seja com o nome de diálogo, ou como doutrinação precisamos entender que essa é a técnica espírita de ajuda e de amparo aos espíritos equivocados, através do esclarecimento doutrinário.

Diálogo com as Sombras de Hermínio Miranda Critérios para bem dialogarmos com os Espíritos Diálogo com as Sombras de Hermínio Miranda “O importante é que ao iniciarmos o trato com os Espíritos desencarnados estejamos com um mínimo de preparação, apoiada num mínimo de informação (....) A prática mediúnica não deve ser improvisada, pois não perdoa despreparo e ignorância”.

Uma reunião mediúnica é um trabalho de equipe. A formação do grupo de ajuda e socorro aos desencarnados. Diálogo com as Sombras de Hermínio Miranda Uma reunião mediúnica é um trabalho de equipe. Numa equipe desse nível todos são de igual importância e a Coordenação dos trabalhos decorre da autoridade moral e doutrinária que o Companheiro apresente.

A formação do grupo de ajuda e socorro aos desencarnados. Selecionar os componentes do grupo entre os médiuns que se comprometam: Ao estudo da Doutrina Espírita e à educação e harmonização da sua faculdade mediúnica Ao entendimento da responsabilidade para com o trabalho a que se propõem Com a qualidade do relacionamento pessoal entre todos.

Componentes da reunião mediúnica de esclarecimento aos desencarnados. Coordenador das tarefas que permanecerá atento e sintonizado através da intuição com a Coordenação espiritual da reunião. Médiuns de psicofonia – o diálogo com o desencarnado é a essência da tarefa; Dialogadores ou esclarecedores conversarão diretamente com os espíritos.

Componentes da reunião mediúnica de esclarecimento aos desencarnados. Videntes e clarividentes - são importantes no auxílio dos que estão dialogando; Médiuns de apoio – contribuem energeticamente com as atividades de amparo aos desencarnados Cada componente da equipe deve possuir um perfil ajustado ás tarefas que desempenha na reunião.

Perfil dos Componentes : O Médium esclarecedor ou dialogador é o companheiro que presta ao espírito sofredor os primeiros socorros no serviço de enfermagem espiritual. É, por excelência, o médium da palavra do Evangelho.

Qualidades básicas do dialogador ou médium esclarecedor: Formação doutrinária sólida com apoio nos livros da Doutrina. Familiaridade com o Evangelho Autoridade moral Fé inabalável e vigilância constante. Amor

Qualidades básicas do dialogador ou médium esclarecedor: Outras qualidades desejáveis: Paciência, Sensibilidade, Tato, energia, empatia; Humildade, destemor(não ter medo e ter firmeza) Prudência. Saber falar e saber ouvir.

Dialogando: acolhendo, esclarecendo. orientando e consolando MÓDULO II Dialogando: acolhendo, esclarecendo. orientando e consolando

Espíritos que se manifestam nas reuniões mediúnicas: Espíritos esclarecidos – orientadores, mentores, benfeitores. São trabalhadores espirituais ligados direta ou indiretamente ao grupo mediúnico. Espíritos sofredores ou enfermos espirituais – espíritos em condições de desequilíbrio e sofrimento.

Perfil dos Espíritos necessitados Perturbação espiritual Apego material Fixação mental Obsessão São terrivelmente infelizes e necessitam de muita compreensão, envolvimento amoroso e tratamento espiritual.

NA TAREFA Espíritos sofredores em geral Apresentam as deficiências e angústias de que são portadores. Exigem bondade e segurança; humildade e vigilância do dialogador

NA TAREFA Os necessitados precisam desabafar. Ouvi-los é a regra áurea O dialogador nunca esquecer que está conversando com um indivíduo que precisa, naquele momento de atenção especial

NA TAREFA É preciso esclarecer os necessitados de auxílio, após o desabafo ocorrido. O dialogador deve falar com profunda delicadeza para envolvimento vibracional do atendido. Evitar explanações doutrinárias discursivas e sobretudo não fazer críticas ostensivas ou veladas.

Trata-se a entidade como se ela estivesse doente e não desencarnada. NA TAREFA Os recém desencarnados Trata-se a entidade como se ela estivesse doente e não desencarnada. É necessário ampará-los, fazendo-os pensar em Jesus e sensibilizá-los a pedir ajuda do seu Espírito Protetor

NA TAREFA Os mistificadores É preciso muita habilidade, como paciência e amor, para conversar com eles. Não se deve perder tempo com eles e se estiverem perturbando os trabalhos o melhor é desligar o Espírito perturbador.

NA TAREFA Espíritos com a sexualidade em desequilíbrio Precisam de muita compreensão e amor. O doutrinador deve falar-lhes ao coração, explicando a Misericórdia do Pai que lastima o erro, mas não condena o pecador.

NA TAREFA Os suicidas – são Espíritos que se manifestam nas piores condições. Nessas situações o diálogo deve ser saturado de ternura e vibrações amorosas. Os benfeitores espirituais retiram da equipe mediúnica os fluidos necessários para aliviar as dores e até reparar lesões perispirituais.

NA TAREFA Obsessores - costumam permanecer dominados pelo ódio e idéia fixa de vingança O esclarecedor precisa respeitar a dor do Espírito, vendo nele a vítima do passado. Envolvê-lo com compreensão e amor. Sugere-se a sonoterapia, a projeção de quadros mentais, indução de medicamentos ou recursos de contenção.

NA TAREFA Obsessores - costumam permanecer dominados pelo ódio e ideia fixa de vingança A sintonia da equipe com os benfeitores espirituais é fundamental para a boa condução da ajuda. Atender a esse tipo de Espíritos requer um trabalho em equipe, disciplina, educação mediúnica, harmonia íntima e dedicação ao estudo.

Em Diretrizes de Segurança temos a seguinte lição: NA TAREFA Caboclos e pretos -velhos Em Diretrizes de Segurança temos a seguinte lição: “ O Espiritismo não tem compromisso de destacar essa ou aquela Entidade em particular. Se as sessões mediúnicas são abertas para o atendimento de todos os tipos de Espíritos porque não viriam os que ainda se apresentam como pretos-velhos ou novos, brancos, amarelos, vermelhos, índios ou caboclos e esquimós?

Em Diretrizes de Segurança temos a seguinte lição: NA TAREFA Caboclos e pretos -velhos Em Diretrizes de Segurança temos a seguinte lição: Devemos receber com carinho tais entidades, sem intolerância ou preconceitos analisando suas mensagens como fazemos usualmente com as de outros Espíritos”.

NA TAREFA Caboclos e pretos-velhos (... ) “O que ocorre é que tais Espíritos devem ajustar-se às disciplinas sugeridas pelo Espiritismo e só não as atendem quando seus médiuns igualmente não as aceitam.

NA TAREFA Caboclos e pretos -velhos (...) Isto quer dizer que o fato de receber com carinho tais Entidades não exclui o cuidado que devemos ter em esclarecê-las , desembaraçando-as do condicionamento que ainda as liga a última encarnação”. Divaldo Franco e Raul Teixeira

REFLEXÕES FINAIS Em Diálogo com as Sombras: A parte essencial no atendimento e no diálogo é atingir o centro de interesse do espírito, ou seja a solicitação primordial do Espírito O ódio, o desejo de vingança expressos, muitas vezes decorrem da dor, do sofrimento, da traição, da indiferença. E o pedido é o não julgamento, o entendimento do seu desejo de justiça, o acolhimento caridoso.

REFLEXÕES FINAIS Em Missionários da Luz – André Luiz O mentor Alexandre explicando a colaboração dos encarnados(...) “Valemo-nos do concurso de médiuns e doutrinadores humanos, não só para facilitar a solução desejada, senão também para proporcionar ensinamentos vivos aos companheiros envolvidos na carne, despertando-lhes o coração para a espiritualidade. - Ajudando as entidades em desequilíbrio, ajudarão a si mesmos; doutrinando, acabarão igualmente doutrinados”.

REFLEXÕES FINAIS Em Libertação de André Luiz O Ministro Flácus diz na sua preleção sobre o serviço de socorro aos irmãos ignorantes, atormentados nas sombras: Os superiores que se disponham a trabalhar em benefício dos inferiores, [...]não lhes podem utilizar as armas sob pena de se precipitarem no baixo nível deles. A severidade pertencerá ao que instrui, mas o amor é companheiro daquele que serve.

REFLEXÕES FINAIS Em Libertação de André Luiz Sem nosso esforço pessoal no bem a obra regenerativa será adiada indefinidamente, compreendendo-se por precioso e indispensável nosso concurso fraterno para irmãos nossos, provisoriamente impermeáveis no mal, se convertam aos desígnios divinos, aprendendo a utilizar os poderes da luz potencial de que são detentores.

Agradecemos de coração o nosso encontro.Esperamos revê-los em breve. CREUZA LAGE