Crase Simone Cerullio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palavra que modifica o verbo, adjetivo, ou o próprio advérbio...
Advertisements

CRASE ORIGEM DA PALAVRA : CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO.
A CRASE A UTILIZAÇÃO DO ACENTO GRAVE PROFESSOR ULRICH BEATHALTER
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
CRASE a (prep.) + a (artigo) = à a (prep.) + as (artigo) = às
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Cursinho Vitoriano Profª Beatriz
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Correção Exercícios Encontro 5
CRASE PREPOSIÇÃO FUSÃO FEMININO ARTIGO A + A = À.
CRASE FUSÃO ARTIGO FEMININO PREPOSIÇÃO A + A = À.
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
CRASE A palavra crase (do grego krásis = mistura, fusão) designa a contração da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome (substantivo, adjetivo.
Prof. Francisco Gonçalves Lima Júnior
PREPOSIÇÃO.
Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2009
Professor Carlos Zambeli
Gramática e Texto - Rody
Prof. Francisco Platão Savioli
Crase ALGUMAS REGRAS.
Crase.
Crase.
Estudo aprofundado Prof. João Aramis de Cássio
CRASE.
CRASE A palavra crase (do grego krásis = mistura, fusão) designa a contração da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome (substantivo, adjetivo.
CRASE.
PROF. OLAVO MARTINS CRASE.
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
Crase.
A crase é o fenômeno. O sinal chama-se acento grave.
Uso da crase Regras de acentuação.
Comunicação nas Empresas
Crase Gramática.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
PS 2 Verbo Preposição Análise sintática interna Regência verbal Crase.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL DOS PRONOMES OBLÍQUOS
Colocação pronominal dos pronomes oblíquos
Crase.
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
Preposição emprego.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Norma padrão Professor: Ulisses Coelho
Uso da Crase.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Crase Professora France Lima.
Preposição e Conjunção
REGÊNCIA NOMINAL CRASE.
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Por : Suzete Beppu CRASE.
Sinal Indicativo de Crase
CRASE Ai, que medo!.
Escola de Educação Básica Rainha do Brasil
Crase.
É a fusão da preposição A com o A artigo: À
Crase. O que é? Crase é o fenômeno em que ocorre a fusão de dois sons vocálicos iguais num só. O acento que se coloca sobre o a chama-se acento grave.
Crase Profa. Lílian Moreira Comunicação e Expressão.
Crase Profa. Lílian Moreira Comunicação e Expressão.
Uso de há, a , à.
CRASE.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
DEFINIÇÃO, REGRAS E USOS FERNANDA PEIXINHO LAUDELINA ROSA LEANDRO ABREU LIVIA RIBEIRO VANEIDE DIAS UILSON MONTEIRO.
 Fusão de duas vogais idênticas ;  Representada pelo acento grave.
EX: Fui a + a feira = Fui à feira.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Claudiana Lima.
Crase A crase. S.f. 1. Gram. Contração ou fusão de duas vogais em uma só: à (aa); ler (leer); dor (door). 2. Restr. A contração de dois aa. V. contração.
CRASE.
Transcrição da apresentação:

Crase Simone Cerullio

Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo. A crase é indicada pelo acento grave (`). Condições para ocorrência de crase 1. O termo regente deve exigir a preposição a. 2. O termo regido tem que ser uma palavra feminina que admita artigo a(s). Ex.: Ele foi a a fazenda ontem depois do almoço. à

Casos em que a crase SEMPRE ocorre: DIANTE DE PALAVRAS FEMININAS: Amanhã iremos à festa de aniversário de minha colega. Ela disse à irmã o que havia escutado pelos corredores. Sou grata à população.

NA INDICAÇÃO DE HORAS: Acordei às sete horas da manhã. Elas chegaram às dez horas. Foram dormir à meia-noite.

Em apenas 4 casos não usamos o acento grave: quando temos as preposições para, desde, após e entre: A palestra foi marcada para as 20 horas. Desde as duas estou te esperando, ou melhor, desde a uma. Não atendemos após as 18h30 de maneira alguma. O presidente do BC provavelmente será sabatinado entre as 14 h e as 17 h.

à tarde às ocultas às pressas à medida que EM LOCUÇÕES ADVERBIAIS, PREPOSITIVAS E CONJUNTIVAS QUE PARTICIPAM PALAVRAS FEMININAS: Exemplos: à tarde às ocultas às pressas à medida que à noite às claras às escondidas à força à vontade às avessas à esquerda à direita à procura à deriva às ordens à beira de

CRASE DIANTE DE NOMES DE LUGAR: “Vou a Porto Alegre.” (Sem crase, pois Venho de Porto Alegre) “Vou à Bahia.” (Com crase, pois Venho da Bahia)

A crase NUNCA ocorre: - diante de substantivos masculinos: Andamos a cavalo. Fomos a pé. - diante de  verbos no infinitivo: A criança começou a falar. Ela não tem nada a dizer. entre palavras repetidas: cara a cara boca a boca - diante de numerais cardinais: Chegou a duzentos o número de feridos. Daqui a uma semana começa o campeonato. - diante da maioria dos pronomes com exceção: (mesma, própria, a qual.) e das expressões de tratamento, com exceção das formas (senhora, senhorita e dona). Diga a ela que não estarei em casa amanhã. Entreguei a todos os documentos necessários. Informei o ocorrido à senhora.

CRASE FACULTATIVA 01) Após a preposição até. “Fui até a secretaria.” “Fui até à secretaria.” 02) Diante de pronomes possessivos femininos. “Referi-me a sua professora.” “Referi-me à sua professora.” 03) Antes de nomes próprios femininos. “Entregarei tudo a Juliana.” = “Entregarei tudo à Juliana.” Contudo, não se deve usar artigo (e portanto acento grave) antes do nome de pessoas célebres e de santos: “Entregarei tudo a Nossa Senhora.”

OBSERVAÇÕES Antes das palavras casa e terra só ocorrerá a crase se aparecerem elementos modificadores: Chegaram a casa. Chegaram à casa muito tarde. Os navios voltaram a terra. Os navios voltaram à terra de origem. Na expressão “a distância”, somente ocorrerá crase se ela aparecer determinada: Os pais observavam os filhos a distância. Os pais observavam os filhos à distância de uns cem metros.