Conjunção A palavra “conjunção” provém de “conjunto”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas.
Advertisements

Prof. Leonardo Queiroga
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
O modelo morfossintático -
Profa. Eugenia Fernandes
ORAções coordenadas.
Período Simples e Período Composto
Conjunção.
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
Orações subordinadas adverbiais
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
Orações subordinadas.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Palavras Invariáveis Advérbio – é um tipo de palavra que exerce basicamente o papel de modificador do verbo. Ex.: a) Velhos barcos cruzam o enorme rio.
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS.
Classificações das conjunções
Revisão Identificação e classificação do SUJEITO
Análise Sintática.
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Orações Subordinadas Substantivas
PERÍODO COMPOSTO.
Sujeito Tipos de Sujeito
Coordenação e subordinação
1. Grupo relacional: preposição e conjunção
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
8ª série/9º ano Prof.ª Cláudia Leal Keller
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
VAMOS ENTENDER CADA PASSO PARA O DOMÍNIO DESTE TÃO IMPORTANTE ASSUNTO?
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Escola Superior Madre Celeste
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Vírgula Grupo: Gabriela Amaral-553 Juliana Monteiro- 539
Conjunção.
Período composto por subordinação: orações substantivas
Tipos de Período Profa Shirlene Xavier
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
Conjunção.
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Classificação das orações
Orações Subordinadas Substantivas
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Conectivos – Preposições e Conjunções
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Português 8º ano Versão Actualizada
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
8as séries.  Enfim, chegou o momento _____ precisava tomar uma decisão ____ não me agradava, mas _____ resultado era importante. a- em que – que – cujo.
FRASE ORAÇÃO PERÍODO Frase – é todo enunciado de sentido completo.
FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA
Desafio Pré-Vestibular Professor: Ulisses Coelho
Orações coordenadas.
Orações subordinadas substantivas reduzidas
Orações subordinadas adverbiais
Coordenação e subordinação
Conjunção Introdução.
Período Composto.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
O valor semântico das conjunções pág. 11 (Apostila 6)
Período composto por coordenação
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
ORAÇÕES COORDENADAS Introdução ao período composto.
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Conjunções Coordenativas, Subordinativas e locuções conjuntivas.
Transcrição da apresentação:

Conjunção A palavra “conjunção” provém de “conjunto”. Vejamos a definição do último termo no dicionário Aurélio: Conjunto: adj. 1. Junto simultaneamente. sm. 2 Reunião das partes dum todo. Já o sufixo -ção tem significado de “resultado de uma ação”. Logo, se associarmos as duas definições temos que: conjunção é a ação de juntar simultaneamente as partes de um todo.

Vejamos essa frase composta por três verbos, ou seja, por três orações Vejamos essa frase composta por três verbos, ou seja, por três orações. OS DIAS PASSAM, AS PRESTAÇÕES CHEGAM, A VIDA CONTINUA. Vamos acrescentar na frase acima as palavras e e mas: OS DIAS PASSAM E AS PRESTAÇÕES CHEGAM MAS A VIDA CONTINUA. A vírgula foi substituída, uma oração ligou-se à outra por palavras, criando um vínculo, uma união. Portanto, as palavras e / mas que unem as frases são exemplos de conjunção.

Vejamos esse outro exemplo: AMOR E CARINHO SÃO SENTIMENTOS QUE ESTÃO EM FALTA NO NOSSO DIA-A-DIA. Observamos que as palavras amor, carinho têm a mesma função na frase: sujeito da oração. O e está ligando essas duas palavras equivalentes, ou seja, de mesma função na oração. A ação de unir simultaneamente as partes (amor, carinho) de um todo (sujeito) foi feita a partir da palavra e, portanto, uma conjunção. Definição gramatical: Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática.

As conjunções podem ser classificadas em coordenativas e subordinativas, o que dependerá da relação que estabelecem entre as orações. Vejamos essas duas frases: Maria caiu e torceu o tornozelo. Gostaria que você fosse sincera. No primeiro caso: duas orações independentes, separadamente elas têm sentido completo. O período é composto por coordenação, pois as ações são sintaticamente completas em significado. A palavra e é conjunção coordenativa que une as duas orações. No segundo caso: uma oração depende sintaticamente da outra. O verbo “gostaria” fica sem sentido se não há complemento. Assim, a oração “que você fosse sincera” é complemento, subordinada à oração “Gostaria”. A palavra que, então, é a conjunção subordinativa que une as duas orações.

Locução conjuntiva Há ainda a locução conjuntiva, que acontece quando duas ou mais palavras exercem a função de conjunção. Alguns exemplos são: desde que, assim que, uma vez que, antes que, logo que, ainda que. Vejamos um exemplo: Ele irá te ajudar, desde que você faça a sua parte. Temos duas orações: “Ele irá te ajudar” e “você faça a sua parte”, ligadas pela locução conjuntiva desde que. Por Sabrina Vilarinho Graduada em Letras Equipe Brasil Escola