Fabrício P.Monteiro/Dra.Nilcéa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NUTRIZ Manejo do Aleitamento Materno
Advertisements

Como o Leite Vai do Peito para o
NUTRIZ Orientações Alimentares
NUTRIZ Importância da amamentação
ALEITAMENTO MATERNO Nilton Cesar R. Veras.
Puerpério e cuidados com o bebê
ALEITAMENTO MATERNO 1º TEN BM MENDONÇA.
III SEMINÁRIO DE ALEITAMENTO MATERNO DCAM-SBP
higiene nas fases da vida
Neonatologia Aleitamento Materno
ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
Bebês que “recusam” o peito
A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NO ALEITAMENTO MATERNO – EDUCAÇÃO EM SAÚDE Milena do Carmo Araújo 2011.
ALEITAMENTO MATERNO UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU – USJT
Amamentação / Alimentação
INICIATIVA “HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA”
Seção 8: Alojamento conjunto - Livre demanda -Outro leite e Bicos artificiais Passos: 6-Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do.
Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu.
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
Aleitamento Materno.
Baixa Produção de Leite
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Amamentação em Situações Especiais do Bebê
Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
VARICELA Vitória Albuquerque Residente pediatria HRAS/SES/SES/DF
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
Apresentação:Geraldo Magela Fernandes Residente em Neonatologia – HRAS Brasília, 11 de junho de Unidade de Neonatologia do.
Avaliação e Orientação Nutricional de Nutrizes
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
QUANDO IR PARA A MATERNIDADE?
Alimentação da Nutriz Fabiana Borrego Nutricionista.
Mães HIV positivas e a não amamentação
Seção 5: Práticas de parto e aleitamento materno
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
Promovendo o Aleitamento Materno Durante e Após a Gravidez
A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL
IMUNIZAÇÃO Juliane Berenguer de Souza Peixoto.
E) Em Fase de Investigação Rilpivirina (2011) e Etravirina (2008) - inibidores não-nucleosídico da transcriptase reversa. Maviroque (2007) - antagonista.
Situação clínica – 1. Você é procurado(a) por JHN, 28 anos, sexo feminino, 4G3P1A. JHN é mãe de PONJ, sexo masculino, 3 meses. PONJ nasceu de parto cesáreo,
Diarreia em crianças FUPAC – Araguari Curso de medicina.
Bebês que recusam o peito
ALEITAMENTO MATERNO Ilana S. Martins.
Aleitamento Artificial
COMO TORNAR SEU HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA Instituto de Saúde CIP/SES-SP 1 2.
PRODUÇÃO DO LEITE MATERNO Tecnologias Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia Grupo 3.
Mãe e do bebê devem usar roupas confortáveis, sem restringir movimentos.  Mãe confortavelmente posicionada, bem apoiada, não curvada.  Bebê deve estar.
Manejo na clinica. Cães – No passado a caça era a forma alimentar de busca de alimentos, competindo e integrando nos grupos suas fontes alimentares.
FSP 2015 Sandra Regina de Souza Denise Niy Simone Grilo Diniz Sandra Regina de Souza Denise Niy Simone Grilo Diniz.
A HORA DOURADA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
MANEJO DE GRANDES ANIMAIS CRIAÇÃO DE BEZERRAS
Natália Miranda Monteiro Enfermeira Residente de Enfermagem Obstétrica da UFAM.
Diagnóstico da infecção perinatal pelo HIV Testes virológicos Sorologia (desvantagens) Crianças abaixo de 15 meses faz-se a detecção do vírus: 1.Cultura.
Fabrício P.Monteiro/Dra.Nilcéa
Transcrição da apresentação:

Fabrício P.Monteiro/Dra.Nilcéa Aleitamento Materno. Fabrício P. Monteiro / Nilcéia Peclat Lessa Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF Aleitamento Materno Fabrício P.Monteiro/Dra.Nilcéa

Introdução: “No Brasil,a ultima pesquisa sobre a situação de aleitamento materno em nível nacional encontrou uma mediana de duração da amamentação de 7 meses e de amamentação exclusiva de apenas 1mês ,apesar da grande maioria das mulheres iniciar a amamentação :96%”.

Anatomia e fisiologia da mama

Aspectos nutricionais e imunológicos do Leite Materno 1)Gorduras: A concentração de ac. Linoléico é 7-8x mais alta que no leite de vaca; Presença de lipase ; Níveis mais altos de colesteróis. 2)Proteínas: O leite de vaca tem aproximadamente 3x mais proteínas e minerais;

Aspectos nutricionais e imunológicos do Leite Materno IgG,IgM,e IgA ,A-lactoglobina,soroalbumina ,lizosima e lactoferrina são proteínas do leite materno; B-lactoglobina,além das já mencionadas,estão no leite de vaca; Relação cálcio-fósforo Concentração de ferro; Vitaminas lipossolúveis A,D,E,K;

Técnicas de Aleitamento Materno

Técnicas de Aleitamento Materno

Técnicas de Aleitamento Materno

Técnicas de Aleitamento Materno

Técnicas de Aleitamento Materno Sinais indicativos de má-técnica: 1)Bochechas do lactente encovadas a cada sucção; 2)Ruídos da língua; 3)Mama aparentando estar esticada ou deformada durante a mamada; 4)Dor na amamentação; 5)etc.

Técnicas de Aleitamento Materno O aleitamento à noite ajuda a manter uma boa produção de leite,pois a prolactina é produzida em maior quantidade à noite; ”Leite fraco”; Livre demanda; Duração?

Situações especiais no aleitamento materno: 1)Mamilos doloridos/trauma mamilar: Técnica incorreta:posicionamento ou pega incorreta; Importante causa de desmame; Prevenção:técnica correta/exposição das mamas ao ar livre para mante-las secas/não usar produtos/amamentação frequente/técnica para interromper mamada.

Situações especiais no aleitamento materno: 2)Mamilos planos ou invertidos: Diagnóstico; Promover confiança da mãe; Ajudar a mãe com a pega; Orientar as mães a ordenhar o seu leite enquanto o lactente não sugar efetivamente; Técnica para protair o mamilo.

Situações especiais no aleitamento materno: 3)Ingurgitamento mamário: Falha no mecanismo de auto-regulação da fisiologia da lactação; ”leite empedrado”; Ocorre com mais freqüencia nas primíparas,3 a 5 dias após o parto; Condutas:amamentar freqüentemente/massagens/compressas frias/analgésicos,se necessário.

Situações especiais no aleitamento materno: 4)Presença de sangue no leite: Mais em primíparas adolescentes e em mulheres acima de35 anos; Na fase inicial da apojadura,devido ao rompimento de capilares; Transitório.

Situações especiais no aleitamento materno: 5)Mastite: Porta de entrada:fissuras; Staphyloccoccus aureus; A fadiga materna é um importante fator de risco para a mastite; Antibióticos anti-estafilococos o mais precoce possível.Pensar em abscesso se não houver melhora em 48h após instituição do tratamento; A amamentação não é contra-indicada.

Situações especiais no aleitamento materno: 6)Cirurgia de redução das mamas: Estudo de coorte:”Ao final do primeiro mês ,29% das mulheres com cirurgia estavam amamentando exclusivamente,em contraste com 77% das mulheres sem cirurgia prévia”.

Situações especiais no aleitamento materno: 7)Mães HIV positivas: ”O risco adicional de transmissão vertical do vírus pelo leite materno foi estimado em 14% em mulheres infectadas antes do parto e em 26% quando a mãe se infecta durante a lactação”; M.S. recomenda a não amamentação no seio materno.

Situações especiais no aleitamento materno: 8)Mães com Tuberculose: Segundo a .oms. Lactação permitida; Segundo a A.A. de Pediatria :mulheres com bk ativa com suspeita de ser contagiosa não devem amamentar até 2 semanas após início do tto..

Situações especiais no aleitamento materno: 9)Mães com Hepatite A,B,C,CMV,TOXOPLASMOSE: Não necessitam interromper lactação. 10)Mães com Varicela: A varicela no periodo neonatal está associada com altas taxas de mortalidade,logo recomenda-se a separação mãe-lactente; leite materno ordenhado.

Porquê amamentar é tão importante para o Bebê? 1)As crianças que mamam no peito são mais inteligentes-N.Zelandia; 2)leite materno contém endorfina,subst.química que ajuda suprimir a dor-APHungarica; 3)Uma subst.chamada fator bífido, facilita o cresc. Do lactobacíllus bífidus no intestino da criança,impedindo com isso q. outras cresçam e causem diarréia; 4)A amamentação protege o bebê contra problemas de visão-Bangladesh.

Aleitamento Materno... ...Não importa como: Amamentação sub-aquática.

www.aleitamento.org