Tratamento biológico de resíduos humanos e agropecuários através de Biossistema Integrado - BSI Apresentação – Definições - Resultados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS D’ÁGUA
Advertisements

Poluição Aquática Ciências Naturais Turma A 8º Ano Autores:
Remoção de Nutrientes em Sistema de Lodos Ativados
Rios Poluídos Os rios são fonte de vida. Desde a Antigüidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando,
Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2,0.
Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores Formosa 6 12º ano de química Maria Cristina Coelho.
MONITORAMENTO Os seguintes itens devem ser monitorados:
Sistema de Esgotamento Sanitário e Pluvial
Geografia e Sistemas Hídricos Prof. Dr. Dakir Larara Machado da Silva
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
Reciclagem de lixo orgânico
DISTRIBUIÇÃO DE LODO NA AGRICULTURA ( REUSO NA AGRICULTURA)
Resultados Físico-químicos
Saneamento ambiental Iana Alexandra
PROSAB 5 Tema 4 Sub Tema: Monitoramento Quali-quantitativo
Biotecnologia ambiental
Ambiente e sociedade.
Águas residuais urbanas e Sistemas de tratamento
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
Energia limpa.
Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.
CLASSIFICAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS
Ecologia: definição OIKOS – Casa LOGOS –Estudo
CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS continuação...
Técnicas de Remediação
Ciclo da água Cliviany.
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
Parâmetros de Caracterização da Qualidade das Águas
Quantidade de água disponível
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
EUTROFIZAÇÃO.
Esgotos Planeta Água: poluição
Poluição por petróleo O petróleo vaza e se espalha no mar ou no rio
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
SISTEMAS DE ESGOTOS E EFLUENTES
Tratamento de Esgotos Processo Anaeróbio.
Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR
COMPOSTAGEM.
Biotecnologia ambiental
Curso sobre Pós-tratamento de Efluentes Anaeróbios
3Alsit Apresenta: Projeto Biogás
Lagoas Facultativas: Dimensionamento
Professora Luana Bacellar
Matéria Orgânica e Oxigênio Dissolvido.
Parâmetros - Qualidade de Água
Alternativas para Tratamento de Águas Residuárias
Para nós, a conscientização, a economia verde, a erradicação da pobreza e o acesso ao alimento, são fundamentais para alcançar o verdadeiro desenvolvimento.
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Bruna Pacheco Keldmy Obrownick
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
1. 2 Sumário 1 - Competências relacionadas 2 - Objetos do conhecimento associados às matrizes de referência 3 - Água 4 – Tratamento de Água 5 – Agradecimentos.
Água – fundamental para vida.
Sistema de Esgotamento Sanitário e Pluvial
Nutrientes Óleos e graxas.
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Professora Manuela Cardoso
( IFCE-Campus Juazeiro do Norte-CE) Gabriela de Melo Santos; Luann de Oliveira Figueiredo (Prof. Orientador: Ricardo Ferreira da Fonseca Prof. Coorientador:
Compostos de Nitrogênio em Águas
Avaliação da remoção de fósforo do efluente de uma lagoa facultativa Autores: Juliane Giacomin Luciana Canuto Unidade: M-DOE Chefia imediata: Fernando.
Poluição nas Bacias Hidrográficas
Poluição dos Recursos Hídricos
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
ASSEMAE MAIO Tecnologia desenvolvida no Japão. Mais de 10 anos de pesquisa e desenvolvimento Mais de 200 estações de tratamento Motivadores : Falta.
Transcrição da apresentação:

Tratamento biológico de resíduos humanos e agropecuários através de Biossistema Integrado - BSI Apresentação – Definições - Resultados

Definição do Sistema O tratamento biológico de dejeto humano está definido como reciclagem de nutrientes da biomassa. Usa processos naturais de purificação de águas servidas com a recuperação de nutrientes para a agricultura e uso de energia renovável. Alguns aspectos desta tecnologia têm sido aplicados por séculos em muitas partes do mundo e estão sendo adaptados para solucionar os desafios de hoje, como a poluição das águas e a perda de solo fértil.

Processados em biodigestores e filtros de contato, tanques de oxidação, sedimentação, aeração, peixes e macrófitas, os resíduos, livres de carga poluente, são utilizados na criação de peixes e aves, e na adubação de flores e hortaliças. O biogás é utilizado para cozinhar. Esta tecnologia saneia o habitat humano, agrega valor a cadeia produtiva e preserva o meio ambiente, já que o tratamento devolve a água ao rio em estado de balneabilidade, sem riscos de contaminação à natureza.

Como Funciona Plantações, tem a função filtrar a água, utilizar os nutrientes mineralizados e evapotraspirar água. Permite a criação consorciada de peixes que habitarão níveis tróficos diferentes, se alimentando dos diferentes níveis Plantas aquáticas já testadas, contribuem para remover os nutrientes restantes no corpo aquático O esgoto produzido é coletado e levado ao biodigestor onde é fermentado com a eliminação de patógenos, redução da carga orgânica e produção de Bio-Gás O tanque de algas aumenta o tempo de retenção hidráulico e favorece a multiplicação das algas oxigenadoras que vão alimentar os peixes no tanque seguinte Resíduos em suspensão que passam pelo biodigestor são retidos no biofiltro através de materiais filtrantes e colônias de bactérias Na Zona de Raízes há uma primeira redução de nutrientes e redução do volume por ação das plantas

TRATAMENTO DE ESGOTO EM COMUNIDADES PANORAMA DAS COMUNIDADES EM GERAL: BAIXA RENDA NAS COMUNIDADES DEFICIÊNCIA DE INFRA-ESTRUTURA BÁSICA TOPOGRAFIA DESFAVORÁVEL ( ENCOSTAS ) BUSCA DE UMA SOLUÇÃO ALTERNATIVA APROPRIADA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO PILOTO

BENEFÍCIOS: COLETA E TRATAMENTO DO ESGOTO MÃO DE OBRA LOCAL PARA CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DO SISTEMA TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESPOLUIÇÃO DOS RIOS PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL EM FORMA DE BIOGÁS PARA COMUNIDADE

Utilização em Áreas Urbanas Normalmente na área urbana não se consegue viabilizar um sistema integrado completo, porém são grandes os benefícios se forem implantados no mínimo um conjunto composto por biodigestor e filtro biológico, que apresentam algumas vantagens em comparação a o sistema convencional de fossa e filtro de anéis de concreto.

Comparativo

ALUNAS DA FIOCRUZ COLETANDO BIOSSÓLIDO PARA ANÁLISE Resultados ALUNAS DA FIOCRUZ COLETANDO BIOSSÓLIDO PARA ANÁLISE

Conclusões das pesquisas para o biossólido Após 54 dias de incorporação do biossólido ao solo, os coliformes fecais foram praticamente extintos e a partir de 60 dias não foram mais encontradas amostras positivas com ovos de helmintos. As análises microbiológicas e parasitológicas nas folhas, aos 78 e 88 dias, não indicaram amostras positivas, tanto para coliformes totais e fecais, quanto para ovos de helmintos. A utilização do biossólido não afetou a biomassa microbiana do solo.

Metais pesados no biossólido Elemento Alemanha CEE EUA Biossólido Cd 15 20 85 0,5 Cr 900 750 3000 2,8 Cu 800 1000 4300 3,7 Hg 8 16 57 Ni 200 300 420 4,4 Pb 900 750 840 16,2 Zn 2500 2500 7500 Fonte: Boletim Técnico, 100, IAC, 1996

Análise do Biodigestor Parâmetros Entrada Saída DBO 1166 75,9 mg/l DQO 2730 150 mg/l N - Nitrato 0,51 0,39 mg/l NO3 N – Nitrito 2,12 0,14 mg/l NO2 Resíduos T 2425 316 mg/l RNFT 1710 14 mg/l Sólidos Sed. 70 0,2 mg/l Fósforo Total 2,47 1,66 mg/l P

Coliformes fecais no efluente Laboratório entrada saída 100 ml Caempe 5,4x10-5 3,48x10-2 Ecolabor 4,0x10-4 20 Sabesp 2,4x10-6 1,0x10-2 Fiocruz > 1800 240

Relatório Monitoramento Estação do Caxixe Fevereiro de 2006 Núcleo de Pesquisas Ambientais - NPA / FAESA Parâmetros DBO5 DQO Turbidez Sól. Suspensos Sól. Sedimentáveis N amoniacal Fósforo Total Ortofosfato Colif. Termotolerantes Eficiência Global (%) 97,9 96,5 92,9 97,1 99,0 93,0 98,8 92,7 99,9

Parâmetros de redução de carga orgânica

Valor calórico do biogás Varia de acordo com a quantidade de metano (CH4) existente na mistura, que em média é de 5.500 Kcal. Cada m3 de biogás equivale a: 0, 45 kg GLP (gás de butijão) 1,43 KWH 0,61 Gasolina 0,80 Álcool

Plantas utilizadas no Biossistema Azolla Salvinia (rabo de macaco) Pistia (alface d´água - santa luzia) Lemna (planta de esgoto) Eichhornia crassipes (aguapé - jacinto d´água) - 1 ton. de biomassa seca por ha/dia Sistemas com plantas reduzem em 80% o custo de obtenção de um efluente com condições ecológicas adequadas.

Cultivos em Biossistemas