RENASCIMENTO.

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Definição: movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa);
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Características Gerais
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
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Definição: movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa);
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Definição: movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa);
Transcrição da apresentação:

RENASCIMENTO

RENASCENÇA: Termo utilizado pela primeira vez em meados do século XIX, para denominar um processo histórico ocorridos nos séculos XV e XVI. Movimento cultural italiano e às suas repercussões em outros países. Movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa).

CONTEXTO HISTÓRICO Desenvolvimento do comércio. Aumento populacional Expansão das cidades Surgimento de universidades O progresso econômico foi de fundamental importância.

Acumulo de riquezas. Patrocínio: mecenas Familias: Médici, Sforza, D’Este, papas.

Universidades: Humanismo, programa secular, preocupado com o homem, sua natureza e seus dons. Gramática, retórica, história, poesia, moral e filosofia. Valorizavam a Antiguidade Clássica (mundo greco-romano)

Para os renascentistas, o período que ia do século V (queda do Império Romano), até a época que viviam tinha sido “uma longa e tenebrosa noite de mil anos”, um período que “mediou”, ou seja uma IDADE MÉDIA. Já o século XV seria uma Renascença dos valores clássicos.

Ocorre um processo de desvalorização do homem e suas obras referente ao período anterior. EX: Arte Gótica, uma arte de Godos, barbáros. O surgimento do papel e o desenvolvimento da prensa de Gutemberg.

Características principais do Renascimento: Humanismo Antropocentrismo Individualismo Racionalismo Naturalismo Hedonismo Cientificismo Empirismo Experimentalismo Inspiração na cultura clássica (mundo greco-romano).

Humanismo: Valorização do homem. Os retratos e as assinaturas nas obras Racionalismo: Razão, ceticismo. Hedonismo: Auto-satisfação e realização espiritual

Antropocentrismo: Homem como medida de todas as coisas Antropocentrismo: Homem como medida de todas as coisas. Uma religiosidade diferente do misticismo ingênua que predominava na Idade Média. Naturalismo: Homem/Natureza Realismo: Traço marcante de desenhos e pinturas.

Fases do Renascimento italiano: TRECENTO (séc XIV): transição da cultura teocêntrica para a antropocêntrica; Dante – Literatura – A Divina Comédia Petrarca – Literatura – Ad Itália, Lírica do Cancioneiro Boccaccio – Literatura - Decameron Giotto – Pintura – figuras com aspecto humano e traços de individualidade. Destaque para suas representações de São Francisco de Assis.

QUATROCENTO (séc XV): família Médici (mecenas); Florença (principal centro); pintura com maior destaque (técnica da pintura a óleo); Masaccio – geometria em perspectiva. “A Expulsão de Adão e Eva do Paraíso”, “Tributo”, Distribuição de esmolas por São Pedro”; Botticelli – figuras leves, delicadeza, inocência. “Nascimento de Vênus”, “Alegoria da Primavera” Da Vinci – maior nome do renascimento. Pintor, escultor, urbanista, engenheiro, músico, físico, botânico... “Gioconda” (Mona Lisa), “Santa Ceia”, Virgens das Rochas”.

CINQUECENTO (séc XVI): Papas (mecenas); Roma (principal centro); Ariosto – Literatura – “Orlando Furioso”; Torquato Tasso – Literatura – “Jerusalém Libertada” Nicolau Maquiavel – Literatura – “O Príncipe”; Rafael – Pintura – conhecido como o pintor das madonas. “Madona Sistina”, “Escola de Atenas”, “A Sagrada Família”; Michelângelo – Pintura e Escultura – “Moisés”, “Davi” e “Pietá” (esculturas), afrescos da Capela Sistina (pintura

EXPANSÃO DO RENASCIMENTO Não atingiu no resto da Europa o mesmo grau de desenvolvimento, pois a maioria dos países era baixo o grau de desenvolvimento das forças produtivas. Ou seja, não havia recursos para serem investidos. Contava ainda com as guerras religiosas em muitos países.

O Renascimento fora da Itália: INGLATERRA: Thomas Morus – Utopia; William Shakespeare – Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo, Sonhos de Uma Noite de Verão, entre outras. FRANÇA: Rabelais – Gargântua e Pantagruel; Montaigne – Ensaios.

PORTUGAL: Gil Vicente – Teatro – Auto da Visitação e Auto dos Reis Magos; Camões – Literatura – Os Lusíadas ESPANHA: El Greco – Pintura – Vista de Toledo sob a tempestade e O Enterro do conde Orgaz; Cervantes – Literatura - Dom Quixote de la Mancha

PAÍSES BAIXOS (Holanda e Bélgica): Irmãos Hubert e Jan Van Eyck – Pintura – Adoração do Cordeiro; Hieronymus Bosh – Pintura – Carroça de Feno, Jardins das Delícias e As tentações de Santo Antão; Pieter Brueghel – Pintura – O Alquimista, Banquete Nupcial, Os Cegos; Erasmo de Roterdam – Literatura - Elogio da Loucura. ALEMANHA: Albrecht Dürer – Pintura – Auto-retrato, Natividade; Hans Holbein – Pintura – Cristo na sepultura.

RENASCIMENTO CIENTÍFICO

RENÉ DESCARTES (1596 – 1650) “Cogito, ergo sum”. (Penso, logo existo) RACIONALISMO Nunca aceitar qualquer coisa como verdade, se esta coisa não pode ser vista como tal. Conduzir os pensamentos em ordem, começando pelos mais simples e fáceis de saber aos mais complexos.

Copérnico (1473-1543) astrônomo polonês, autor da Teoria Heliocêntrica.

Galileu Galilei (1564 – 1642) O movimento natural / experimentação. Confirmação da Teoria de Copérnico.

Decadência Deslocamento do eixo comercial Diminuição das encomendas Sucessivas guerras e invasões Reforma Luterana Mudanças de mentalidades.