4. Definição do objetivo geral e dos objetivos específicos

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Transcrição da apresentação:

4. Definição do objetivo geral e dos objetivos específicos Nesta etapa, o pesquisador precisa refletir sobre a sua intenção em desenvolver a pesquisa. Objetivo geral: É a síntese do que se espera alcançar no final da pesquisa Objetivos específicos: Explicitarão os detalhes e serão um desdobramento para o alcance do objetivo geral. Principais características: Devem sintetizar o que se pretende alcançar com a pesquisa. Devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto na pesquisa. Deve informar quais os resultados que se pretende alcançar com o estudo ou qual a contribuição que o estudo irá efetivamente proporcionar.

5. Justificativa Nesta etapa, o pesquisador deve refletir sobre o “porquê” da realização do estudo. O tema é relevante? Em caso afirmativo, por quê? Quais os pontos positivos para a pesquisa? Que vantagens e/ou benefícios a pesquisa poderá proporcionar? OBS.: A justificativa precisa convencer quem for ler o trabalho, com relação à importância da pesquisa proposta.

6. Elaboração de hipóteses e/ou questões norteadoras É uma resposta provisória para solucionar o problema levantado. É, na verdade, o que se pretende comprovar. Ao final do estudo ela será comprovada ou não. Ex.: O currículo dos Cursos de Licenciatura da Universidade Castelo Branco, garante a formação tecnológica do professor. Ex.: No Brasil, grande parte das instituições escolares praticam a “Pedagogia da Repetência”, o que inviabiliza a universalização da Educação Básica.

Questões Norteadoras As questões norteadoras têm a mesma função da hipótese, e servem para nortear toda a investigação. Ex.: Até que ponto a Universidade Castelo Branco viabiliza a formação tecnológica do professor? Ex.:De que maneira o currículo dos Cursos de Licenciatura da Universidade Castelo Branco priorizam a formação do professor para o uso das tecnologias? Ex.: De que forma as instituições escolares brasileiras lidam com a Pedagogia da Repetência, considerada um dos principais impedimentos da universalização da Educação Básica?

9. Redação (Elaboração do Relatório Final) 7. Metodologia Informar detalhadamente o método utilizado para a investigação e as características da pesquisa. Característica do estudo Tipo de pesquisa Contexto participantes Cronograma Elaboração de instrumentos para coleta de dados 8. Tabulação dos dados, análise/interpretação e apresentação dos resultados 9. Redação (Elaboração do Relatório Final) 10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LINGUAGEM ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Principais características para uma boa produção textual: Impessoalidade – O texto deve ser redigido, preferencialmente, na 1ª. pessoa do plural ou com verbos de ação. Ex.: Verificamos / Constatamos / Analisamos, etc. Ex.: Verificou-se / Construiu-se / Analisou-se, etc. Objetividade e clareza Informação Base científica ATENÇÃO: Deve-se evitar vícios de linguagem, gírias, expressões do senso comum, linguagem coloquial , discursos prontos e poéticos, expressões deselegantes, subjetividade e termos eruditos ou em desuso.

QUALIDADE TEXTUAL Evitar frases fragmentadas! Elaborar textos acadêmicos requer atenção, observação, conhecimento sobre o assunto, exercício e hábito somados à leitura persistente e permanente. Um texto acadêmico de qualidade precisa apresentar: Domínio sobre o conteúdo Domínio das regras gramaticais Organização lógica do pensamento Objetividade, com o de frases curtas e simples, emprego de vocábulo adequado, com linguagem impessoal e denotativa. Pontuação adequada Coesão e coerência Evitar frases fragmentadas!

OBJETIVOS DAS CITAÇÕES EM TRABALHOS ACADÊMICOS A Associação Brasileira de Normas Técnicas (2001, p.1), define citação como “menção no texto de uma informação extraída de outra fonte”. OBJETIVOS DAS CITAÇÕES EM TRABALHOS ACADÊMICOS Esclarecer e sustentar teoricamente o assunto apresentado no texto. Apoiar uma hipótese, sustentar uma ideia por meio de menções de trechos retirados da literatura. Informar e documentar. Situar o leitor no contexto teórico do trabalho. Dar clareza e credibilidade aos trabalhos.

Exemplos de citações diretas até três linhas A citação podem ser: Direta: É a transcrição do texto utilizando as próprias palavras do autor. Ela pode aparecer fazendo parte normalmente do “corpo” do texto (para citação de até três linhas) ou aparecer de forma destacada, formando um bloco de texto, separadamente (citação com mais de três linhas). Este tipo de citação precisa ser fiel ao texto consultado, mantendo a grafia, a pontuação, o uso de maiúsculas, idioma e o no(s) da(s) página(s) originais. Exemplos de citações diretas até três linhas Ex.1: Segundo Vieira (1998, p.5), o valor da informação está “diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização”. Ex.2: O seminário tem como objetivo último “levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e em equipe”(SEVERINO, 2002, p.63). Ex.3: Franco, Cordeiro e Castilho (2003, p.343) conceituam a EAD como sendo “[...] uma modalidade educacional que faz uso de processos que vão além da superação da distância física”.

Exemplos de citações diretas com mais de três linhas Ex 1.: Para Masetto (1997, p.46), o professor deve compreender que: No processo ensinoaprendizagem, o aluno é o sujeito e construtor do processo. A aprendizagem envolve sempre alguma mudança de comportamento ou de situação. Isto é, só acontece na pessoa do aprendiz. Ela é estritamente pessoal. Dessa forma, ou o aluno aprende, ou ninguém aprenderá por ele. Ex 2.: Dessa forma, a prática pedagógica de uma Educação para a Paz implica permitir aos educandos escrever, falar e: [...] pensar o mundo em uma linguagem com significados múltiplos, o que implica permitir-lhes o acesso ao conhecimento, o desenvolvimento de suas capacidades e oportunidades para discordar criticamente sobre a forma de como é governado o mundo (TUVILLA RAYO, 2004, p.111).

Indireta: É a interpretação das ideias de um ou mais autores, redigida pelo autor do trabalho. Contudo, a ideia expressa no texto é de autoria do outro autor , por isso é necessário citar a fonte. Ex.1: Na opinião de Oliveira (2003), a epígrafe diz respeito à escolha de uma frase ou pensamento de cunho filosófico, poético ou sociocultural, devendo estar diretamente relacionado com o estudo realizado. Ex.: Esta é uma perspectiva chamada de desenvolvimento cognitivo que pressupõe a aprendizagem como um processo que promove mudanças positivas na maneira de pensar e raciocinar do indivíduo (TANI et al., 1998)

Citação de citação - É a transcrição de trechos de um documento ao qual não se teve acesso, tomando-se conhecimento dele por meio de outros trabalhos, como no caso de documentos raros, antigos ou com barreira linguística. Este tipo de citação só deve ser usado na impossibilidade de acesso ao texto original. Ex.: Além dos aspectos mencionados sobre o texto monográfico, Asti Vera (1968 apud SALOMON, 2001, p.359) completa que o bom senso é, Em última instância, o que determina o estilo, já que, embora seja certo que em lógica e na temática convém o uso de expressões simbólicas formadoras, nas ciências de fato não se pode prescindir de uma linguagem formada por palavras técnicas e por expressões extraídas da linguagem coloquial.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO FORMATO PAPEL A.4 (branco) Tamanho: 21 x 29,7 cm Cor preta Orientação: Retrato LETRA (FONTE) Times New Roman ou Arial (tamanho 12 para o texto) RECUO DOS PARÁGRAFOS 2 cm MARGEM Esquerda e superior – 3 cm Direita e inferior – 2 cm ESPAÇAMENTO ENTRELINHAS NO TEXTO Todo o texto deve ser digitado com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Alinhamento: justificado CITAÇÃO DIRETA (com mais de três linhas) Fonte: Times New Roman ou Arial (TAMANHO 10) Recuo à esquerda – 4 cm Espaçamento simples entrelinhas Alinhamento: Justificado

(Elemento Pós-textual OBRIGATÓRIO) ORGANIZAÇÃO DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Elemento Pós-textual OBRIGATÓRIO) REFERÊNCIAS Nesta seção, devem ser incluídas, em ordem alfabética, todas as obras efetivamente citadas para a elaboração do projeto, seguindo as normas da ABNT. todo trabalho precisa ser ordenado alfabeticamente pelo sobrenome do autor; FORMATAÇÃO: As REFERÊNCIAS devem ser digitadas em fonte 12, à margem esquerda e com espaçamento simples (caso utilize mais de 1 linha). Precisam ser separadas umas das outras com espaçamento duplo. O título REFERÊNCIAS deve vir após a margem superior, centralizado, em caixa alta e em negrito.

Exemplos de Referências 1 Autor ECO, Humberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1989. 2 ou 3 Autores JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001 Mais de 3 Autores URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília. DF: IPEA, 1994. Artigos de Revista ou Jornal TEIXEIRA, Anísio. O manifesto dos pioneiros da educação nova. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 65, n. 150, p. 407-425, maio/ago. 1984.

Monografias/dissertações/teses (consultadas na internet) ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986. Disponível em: http://www. (copiar o endereço) Acesso em: (data em que o trabalho foi consultado na internet) Dicionário HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro Salles de. Dicionário HOUAIS da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

REFERÊNCIAS CARRANCHO, Angela. Metodologia da pesquisa aplicada à Educação.Rio de Janeiro: Walcir Lima Editora, 2005. GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de monografia, dissertação e tese: inclui exercício prático e normas de referência, citações e notas de rodapé. São Paulo: Avercamp, 2004. MORESI, Eduardo. Metodologia da Pesquisa. Brasília, 2003.