TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Tipos de sujeito.
Termos essenciais da oração
Estudo do sujeito e do predicado
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O modelo morfossintático -
O modelo morfossintático
Análise Sintática: sujeito
SUJEITO E PREDICADO.
Revisão – termos da oração
Concordância do Verbo Ser
PERÍODO SIMPLES Estudo dos termos da oração
Na língua portuguesa, uma oração pode ser expressa nas vozes:
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Gramática da Sapatilha
SINTAXE DA ORAÇÃO O QUE É SINTAXE?
Análise Sintática.
Prof. Francisco Platão Savioli
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
O modelo morfossintático
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Profª Giovana Baggio Schubert
SÉTIMO V.
OITAVO IV.
Sujeito Sujeito.
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Prof. Betto
Profª Monize Diniz Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
SUJEITO E PREDICADO.
Tipos de sujeito.
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
João andava de bicicleta.
Termos essenciais da oração.
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Termos essenciais da oração e predicação verbal
Termos essenciais da oração
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
TIPOS DE PREDICADO.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Tipos de predicado.
Professora Eliene Lacerda
Tipos de sujeito.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
CONCORDÂNCIA VERBAL II
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal Professora France Lima.
Termos Essenciais da Oração
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
PAUTA: Sujeito Tipos de sujeito Exercícios.
TIPOS DE SUJEITO De quem se fala!.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase
Resumo Assuntos estudados
Ex: Você precisa aprender Português. Vamos estudar sintaxe? O que é sintaxe? Sintaxe é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações.
T RABALHO DE P ORTUGUÊS Definição de: Sujeito Predicado Objeto direto Objeto indireto.
Aula 04 Sujeito e Predicado.
TERMOS DA ORAÇÃO: SUJEITO Turma: ELETRO2AV Prof: Chico Arruda.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Apresentação sobre verbo Professora: Janaina Rigo Caierão.
Transcrição da apresentação:

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO

SUJEITO Num enunciado completo, sempre nos é dada uma informação a respeito de alguém ou de alguma coisa. O elemento a respeito do qual se informa algo denomina-se sujeito. Os alunos saíram de casa apressados. As meninas do Leblon não olham mais pra mim.

Aqueles simpáticos alunos do 2º ano chegaram. Núcleo do Sujeito Quando o sujeito é expresso por mais de uma palavra, haverá sempre uma de maior importância semântica, em torno da qual giram outras que com ela concordam ou a ela estão subordinadas. A essa palavra damos o nome de núcleo. Aqueles simpáticos alunos do 2º ano chegaram.

Não apenas o sujeito que apresenta núcleo Não apenas o sujeito que apresenta núcleo. As demais funções sintáticas também apresentam núcleo, que será a palavra central da função, em torno da qual poderá haver outras.

Muitos atletas brasileiros atuam na Europa. Tipos de sujeito SUJEITO SIMPLES  Quando possui um único núcleo. Muitos atletas brasileiros atuam na Europa.

OBSERVAÇÃO Em alguns casos, o sujeito não vem expresso na oração, mas pode ser facilmente identificado, pois está implícito na desinência verbal (na verdade, ocorre a figura de linguagem chamada elipse). Neste caso, classificamos como sujeito simples. (EU) Quero ficar aqui com vocês. (NÓS) Viajamos para a Itália.

Bois, vacas e bezerros andam misturados. SUJEITO COMPOSTO  Quando possui mais de um núcleo. Bois, vacas e bezerros andam misturados.

? Falaram muito mal de você na reunião. SUJEITO INDETERMINADO  Quando a informação contida no predicado refere-se a um elemento que não se pode (ou não se quer) determinar. ? Falaram muito mal de você na reunião. ? Acredita-se na existência de discos voadores.

CASOS EM QUE O SUJEITO SERÁ INDETERMINADO: O verbo na 3ª pessoa do plural e o sujeito não está expresso na oração. Telefonaram para você.

Precisa-se de digitadores. Acredita-se em marcianos. O verbo está na 3º pessoa do singular, seguido do índice de indeterminação de sujeito se. Precisa-se de digitadores. Acredita-se em marcianos.

PARTÍCULA APASSIVADORA X ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO Para reconhecer quando a partícula se é apassivadora, basta verificar se ocorrem estas duas condições: Verbo transitivo direto flexionado na 3ª pessoa (singular ou plural) Possibilidade de transformação da oração para a voz passiva analítica. Quebrou-se a vidraça.

Quando o se é índice de indeterminação do sujeito vem ligado a um verbo que não é transitivo direto, tornando o sujeito indeterminado. Trabalha-se de dia. Vive-se bem aqui.

OBSERVAÇÃO Quando o sujeito é representado por um pronome substantivo indefinido, não devemos considerá-lo indeterminado, e sim sujeito simples. Alguém roubou minha caneta. Algo preocupa os candidatos.

Choveu pouco no último verão. ORAÇÃO SEM SUJEITO OU SUJEITO INEXISTENTE  Quando a informação veiculada pelo predicado não se refere a sujeito algum. Choveu pouco no último verão. Ocorre oração sem sujeito com os verbos impessoais. Os principais são:

Nevou muito na Europa esta semana. Verbos que exprimem fenômenos da natureza. Nevou muito na Europa esta semana. Amanheceu! OBS: Se o verbo que exprime fenômeno natural for empregado em sentido figurado, então haverá sujeito: Choveram pedras sobre o juiz na hora que ele marcou penâlti.

Faz dois anos que ele entrou na universidade. Os verbos fazer, ser e estar na indicação de tempo cronológico ou clima. Faz dois anos que ele entrou na universidade. Está frio! Agora é tarde.

O verbo haver no sentido de existir ou indicando tempo transcorrido. Havia cinco alunos na biblioteca. Há dois meses que não vejo meu primo.

OBSERVAÇÕES O verbo existir não é impessoal! Os verbos impessoais (exceção feita ao verbo ser, que apresenta uma concordância particular) devem ficar sempre na 3ª pessoa do singular. Quando um verbo auxiliar se junta a um impessoal, ele também fica no singular.

PREDICADO Predicado é tudo aquilo que se informa a respeito do sujeito. Dependendo de onde se concentra a informação, ou seja, dependendo do núcleo, temos os seguintes tipos de predicado: verbal, nominal, verbo-nominal.

O viajante caminhava pela estrada. PREDICADO VERBAL  O núcleo da informação veiculada pelo predicado verbal está contido num verbo significativo (transitivo e intransitivo) Eles saíram de casa. O viajante caminhava pela estrada.

Eles estavam atrasados. PREDICADO NOMINAL  O núcleo da informação veiculada pelo predicado nominal está contido num nome (predicativo do sujeito). O verbo, neste caso, funciona como elemento de ligação entre o sujeito e o predicativo. A prova será difícil. Eles estavam atrasados.

Eles saíram de casa apressados. PREDICADO VERBO-NOMINAL  É uma predicado misto, em que a informação se concentra em dois elementos: no verbo significativo (transitivo o u intransitivo) e no predicativo (do sujeito ou do objeto). Assim o predicado verbo-nominal apresenta dois núcleos: o verbo e o predicativo. Eles saíram de casa apressados. Os compradores consideraram a proposta razoável.