Ratos Os roedores estão classificados como: Rattus norvegicus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informações e Curiosidades
Advertisements

Zoológico Virtual Capivara.
EMPRESAS BENEFICIADORAS DE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
Classificação científica
Animais do pantanal Filo:Chordata Classe:Mammalia Ordem:Carnivora Classificação científicaReino:Animalia Família:Felidae Género:Panthera Espécie:P. onca.
Conceitos básicos em Ecologia
Animais da região sul do Brasil
Animais em vias de extinção
Projeto Animais Marinhos
Existem cerca de espécies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos As aranhas distinguem-se dos insetos e crustáceos pelas.
Diversidade Principais Características Classificação
Fernanda Silveira Flôres Vogel
Identificação dos mosquitos capturados
COMBATE A FOME 6°B.
Os Meigos e os Ferozes Trabalho realizado por: António Faria nº2
Foram introduzidos na América do Sul por volta do século XVII;
Controle de Vetores e Pragas Urbanas
Trabalho de pesquisa O meu animal preferido
Trabalho de pesquisa-2ºperíodo
O Golfinho Francisco Gonçalves.
Conservação de Energia
Animais Laís Carla. Pedagogia.
Arara-Canindé Ananda e Brenda Moreira Turma 231
Ministrantes: Rafaela Lebrego Priscyla Santiago
COLÉGIO FRANCISCANO SANT’ANNA PROJETO: VERTEBRADOS & CIA
Parque Centenário.
O FUNDO DO MAR TURMA: 2ª A Professoras: Luciana Trevisan
Autores: Diogo Simão Francisco Valente Pedro Gil
Mestrado Profissional em Ecologia e Biomonitoramento
O CAMALEÃO Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Reptilia
Daniella Fontinel, Luize Pippi, Rafaela Nagel e Raquel Menegazzi
Significado do nome A classe Reptilia (do latim reptum = rastejar)
Platelmintos Vermes achatados.
Trabalho Geo/Ciências
Animais Diurnos Noturnos.
Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres
Como as alterações na cadeia alimentar podem prejudicar os pinguins
Guaxinim.
CLASSE DOS RÉPTEIS.
Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso
GUAXINIM.
Roedores Muitas vezes nossa família está em casa tranqüila, sem saber que está em companhia de ratos.
Ginglymostoma cirratum
CLASSE: ANFÍBIOS.
Praga Qualquer organismo que cause algum tipo de transtorno ou prejuízo ao homem ou ambiente por ele ocupado; provocando ou transmitindo doenças e depreciando.
Kelly Pazolini Letícia Reis Pollyana H. Almeida Rafaele C. Negri
URSO PANDA.
Diferentes olhares sobre um mesmo mundo!
O meu animal preferido Trabalho realizado por Gabriela Franco
Evolução.
ESCORPIÃO-PRETO Bothriurus sp.
A BARATA Um caso sério de Saúde Pública.
  ANIMAIS DOMÉSTICOS.
ANIMAIS SELVAGENS.
Gizelda Rodrigues de Araújo
Colégio Maria Imaculada
Pesquisas Orientação Professora Carine Ferreira da Silva Organização
ARIRANHA lontra-gigante ou lobo-do-rio
Curiosidades Sobre o Lobo.
Controle de Sinantrópicos Urbanos
Assunto: Manejo Integrado de Pragas Urbanas
Cnidários Cnidários Guilherme Campos do Amaral
Animais invertebrados
ANIMAL EM EXTINÇÃO: Gato do mato.
Jacaré-de-Papo-Amarelo
Os Anfíbios.
O Cachalote Características principais: O maior cetáceo com dentes, é distinto, e difícil de ser confundido com outras espécies. A principal característica.
Aburria Jacutinga Prof. Márcio M. Martins Disciplina: TICs no Ensino em Ciências UFFS - Cerro Largo /1 - Aulas 7/8
Coelhos Coelhos E CADA ANIMAL, UM LOCAL. O NOSSO COELHO
Transcrição da apresentação:

Ratos Os roedores estão classificados como: Rattus norvegicus REINO: Animal RAMO: Chordata (VERTEBRADOS) CLASSE: Mammalia (MAMÍFEROS) ORDEM: Rodentia (ROEDORES) SUB ORDEM: Myomorpha FAMÍLIA: Muridae ESPÉCIES: Rattus norvegicus Ratazanas, rato de esgoto, gabirú, pardo, , Mus musculus Camundongo, catita, ratinho caseiro Rattus rattus Rato de telhado, rato preto, de paiol, forro, de navio

Ratos Infestações costumam ocorrer isoladamente, mas pode ocorrer a infestação de duas espécies em det área. Sinantrópicas, no campo ou na cidade. Competem por alimentos com o homem Danificam fios – dentes crescem incessantemente. Capacidade adaptativa Autamente prolíficos, resistentes, com habilidade corporal. Transitem doença ao homem, na condição de vetores de doenças como peste bubônica, tifo, toxoplasmose, hantavirose, dentre outras. Pode variar conforme espécie. Atingem a maturidade sexual aos 3 meses e, geralmente, logo após o desmame, que ocorre aos 21 dias, já nasce outra ninhada.

Ratos Têm hábitos noturnos, Diurno apenas quando há insuficiência de alimento. Mecanismos que limitam a população: baixa da fertilidade e fecundidade das fêmeas, supressão de cios, canibalismo. Órgãos sensoriais bastante desenvolvidos, porém, enxergam mal, não percebem cores, apenas variações entre claro e escuro. São onívoros com preferência por alimentos gordurosos, consumindo por volta de 20 a 30 g/dia e bebem de 15 a 30 ml de água por dia. Ágeis, ótimos nadadores, permanecendo bom tempo submerso. Ratos tem Neofobia

RATAZANA OU RATO-DE-ESGOTO | Rattus novergicus Coloração do marrom ao preto, uniforme ou manchas De 21 a 26 cm, Cauda grossa, tamanho igual ou menor que o corpo Peso 350 a 460 g., Orelhas curtas e relativamente peludas. Membrana interdigital nas patas. Média de vida: média 2 anos, período de gestação: 28 dias, Ninhadas: 3 a 4 ao ano com média de 8 filhotes. As fezes são grossas. Habilidadepara escavar, nadar e roer, podendo girar em torno de seu ninho até 40 metros. Alimenta-se de até 30 g/dia de lixo orgânico, cereais, raízes e carne e consome até 30 ml/dia de água.

RATO-PRETO OU RATO-DE-TELHADO | Rattus rattus Cor preta, De 19 e 22 cm de comprimento, Cauda fina, mais longa que o comprimento do corpo, Peso: 230 a 300 g. Orelhas:longas, quase sem pêlos, Membrana interdigital. Média de vida: 1,5 ano, Período de gestação: 20 a 22 dias, Ninhada: 3 a 4 ninhadas por ano, com 3 a 9 filhotes cada. Fezes finas com pontas afiladas. Organizam-se em colônias. Geralmente, abrigam-se em lugares altos, constróem seus ninhos, Raio em torno de seu ninho até 60 metros. Alimenta-se de até 30 g/dia de legumes, frutas, cereais, raízes e pequenos insetos e consome até 30 ml/dia de água.

CAMUNDONGO | Mus musculus Coloração variada, Mede entre 6 a 9 cm de comprimento, Cauda fina e longa, Peso entre 15 e 20 g. Orelhas grandes e translúcidas (sem pêlos, Não apresentam membrana interdigital, Média de vida: 1 ano, Período de gestação de 21 dias, Ninhadas: 4 a 5 ninhadas por ano e 4 a 10 filhotes por ninhada. Fezes finas com pontas afiladas, de tamanho bem reduzido. Vivem em pequenos grupos familiares, Abrigam-se em caixas, moveis, pilhas de caixas e, ou, sacarias, e tocas escavadas em paredes. Raio de ação a partir do abrigo  é de aproximadamente 3 metros.

Medidas Preventivas: Acondicionamento correto do lixo; dispor o lixo na rua somente na hora que o coletor recolher; Não jogar lixo a céu aberto; Acondicionamento correto de alimentos; Inspeção periódica de locais que possam servir de abrigo e material que adentre ao ambiente; vedar frestas ou vãos; colocar telas, grelhas, ralos do tipo abre-fecha, sacos de areia; Evitar acúmulo de materiais inservíveis; O uso de venenos deve ser feito por pessoas capacitadas na manipulação dos mesmos e que conheça as técnicas de aplicação, uma vez que o uso descontrolado pode contribuir para o aumento da população em vez de controlá-los (Bumerangue ou Inversão de Efeito).