INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Advertisements

Instrumentação de Sistemas - INS
Controle Digital Prof. Cesar da Costa 1.a Aula – Variável de Processo.
Instrumentos de Medição
Eletrônica Digital Conversores Digital-Analógico
MEDIDOR DE NÍVEL DE COMBUSTÍVEL
Indução Eletromagnética
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
Metrologia Professor: Dímisson Abreu Louzada
Prof. Msc. Jeferson José Gomes UTFPR-PG - COELE
Medidas de Pressão Helder Anibal Hermini.
INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS
Motores de Passo: descrição, operação e acionamento.
Introdução às Medidas em Física a Aula
Introdução às Medidas em Física a Aula
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Instrumentos de Medições Elétrica
Eletricidade e Mecânica
Montagem e Manutenção de Computador I
Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista
Revisão Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA
Potência elétrica.
MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO IVAN SANTOS. SN A PROPRIEDADE DE ATRAÇÃO É MAIOR NAS EXTREMIDADES. MAGNETISMO.
CSM TAP.
TRANSFORMADORES.
TRANSFORMADORES.
Micrômetro: tipos e usos
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Montagem, Manutenção e configuração de Micro ENERGIA ELÉTRICA.
Medidas Eletromagnéticas
Aspectos gerais da área de instrumentação
Eletricidade Corrente É o fluxo de elétrons dentro de um condutor.
MEDIDORES DE CORRENTE CONTÍNUA
POTÊNCIA EM CORRENTE ALTERNADA.
SISTEMAS SERVO-HIDRÁULICOS
Tacômetro e Acelerômetro
Ferramentas de preensão
CAPACÍMETRO DIGITA L Gleson Fabio da Costa
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
Professor Eduardo da Silva -
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
Oscar Takeshi Omar Mogames Vitor Gomes
Potência C.A..
Biorreatores agitados mecanicamente
Eletricidade Aula 9.
Medição de Força para Supervisão do Processo de Forjamento
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
FÍSICA ELETRÔNICA.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
MEDIDAS DE TEMPERATURA
Eletricidade Aula 8.
Física Experimental III – aula 2
2. Circuitos elétricos e eletrónicos
MEDIDORES DO TIPO MULTÍMETRO
GTD – 4º Módulo Eletrotécnica Profª Regina M. Kawakami 2012
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Multímetros X Segurança Estamos utilizando os dispositivos adequados?
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia Elétrica Instrumentação eletrônica Prof.: Luciano Fontes Aluno: Fagner Robson Alves.
Laboratório de Física Professores: Denes Morais José Cássio.
MEDIDAS ELÉTRICAS MEDIÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA
Eletricidade Geral Aula 8 Marcelo Machado da Costa.
Instalações Elétricas Residenciais Noções e procedimentos de ferramentas Eng.◦ Fernando G. Corral CREA:
TRANSFORMADORES.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Instrumentos Elétricos de Medição Parte II.
Conversão de Energia I N5CV1 Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Gerador de Corrente Contínua.
Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital
Instituto Federal de Santa Catarina
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
Transcrição da apresentação:

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS FERRAMENTAS E INSTRUMENTAIS

O termo ferramenta deriva do latim INTRODUÇÃO FERRAMENTA Definição: O termo ferramenta deriva do latim ferramenta, plural de ferramentum. É um utensílio, dispositivo, ou mecanismo físico ou intelectual utilizado por trabalhadores das mais diversas áreas para realizar alguma tarefa.

Proporcionam ao usuário facilidade em tarefas onde é necessário: ALICATES Definição: É uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar  a força aplicada pelo usuário para incidi-la sobre o objeto desejado. Proporcionam ao usuário facilidade em tarefas onde é necessário: Corte Pressão Proteção Quando um alicate é isolado, em seu cabo vem uma marcação.(Conforme Norma NBR 9699 e Norma Reguladora NR10) .

Alicate universal Alicate é uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada pelo usuário para incidi-la sobre o objeto desejado. A multiplicação de força se dá pelo princípio de alavanca, podendo ser calculada através das Leis de Newton. Alicates são usados para muitas finalidades, sendo uma das ferramentas mais comuns em uso pelo homem. Na maioria dos casos, o uso se dá em trabalhos de mecânica, de eletricidade e de eletrônica. Existem diversos tipos e tamanhos de alicate, cada um adaptado às suas aplicações específicas.

Corte Como o próprio nome diz, sua função é cortar, podendo apresentar-se de formas diferentes, dependendo da necessidade do usuário, sendo assim, disponível com cabo isolado para 1000V.   Pressão Pode ser utilizado para: Segurar com firmeza, Fixar peças Prender e Travar Desapertar parafusos danificados Cortar tubulações metálicas Crimpar terminais    Universal  É o alicate mais conhecido; é chamado assim, pois tem a capacidade de cortar, de segurar com firmeza e prensar terminais (região retificada próxima a articulação do alicate).Também disponível em cabo isolado para 1000V. [editar]Isolação Quando um alicate é isolado, em seu cabo vem uma marcação. (Conforme Norma NBR 9699 eNorma Regulamentadora 10 - NR10)

MULTÍMETRO Multímetro Destinado a medir e avaliar grandezas elétricas, um Multímetro ou Multiteste (Multimeter ou DMM - digital multi meter em inglês) é um instrumento que pode ter mostrador analógico (de ponteiro) ou digital. O modelo com mostrador digital funciona convertendo a corrente elétrica em sinais digitais através de circuitos denominados conversores analogo-digitais. Esses circuitos comparam a corrente à medir com uma corrente interna gerada em incrementos fixos que vão sendo contados digitalmente até que se igualem, quando o resultado então é mostrado em numeros ou trasnferidos a um PC. Varias escalas divisoras de tensão, corrente, resistencia e outras são possíveis.

Descrição: O mostrador análogo funciona com base no Galvanômetro, instrumento composto basicamente em uma bobina eletrica montada em um anel em volta de um imã. O anel munido de eixo e ponteiro pode rotacionar sobre o imã. Uma pequena mola espiral, como as dos relogios, mantem o ponteiro no zero da escala. Uma corrente eletrica passando pela bobina, cria um campo magnético oposto ao do imã promovendo o giro do conjunto. O ponteiro desloca-se sobre uma escala calibrada em tensão, corrente, resistencia etc. Uma pequena faixa espelhada ao longo da escala curva do mostrador, ajuda à evitar o erro de paralaxe. Nos dois modelos, um sistema de chave mecanica ou eletronica divide o sinal de entrada de maneira a adequar a escala e o tipo de medição. Utilizado na bancada de trabalho (laboratório) ou em serviços de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como voltímetro, amperímetro eohmímetro por padrão e capacímetro, frequencímetro, termômetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar. Tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos devido a sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade.

Chave Teste Wattímetro Voltímetro Alicate Amperímetro

Terrômetro Kit para verificação do aterramento. Composto de três pontos com três condutores distintos. O terrômetro existe de vários modelos mas sempre com a mesma finalidade , nos proporcionar a medida da eficiência do aterramento, ou seja a resistência do solo onde deverá fluir toda a eletricidade excedente, seja ela estática ou proveniente de surtos locais.

...NÃO PEÇAM UMA CRUZ MENOR, PEÇAM OMBROS MAIS LARGOS...

Pedro Henrique Silva e Souza 582130-4 POWERED BY Pedro Henrique Silva e Souza 582130-4 Rômulo Marcelino da Silva 574508-0 Felipe Melo Moreira de Lima 321273-4 Bruno Galego Carlecio Benedito Martins 902326-7