Como se desenvolve a sexualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA GENITAL FEMININO
Advertisements

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE SEXUALIDADE.
Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas?
Aula nº 4 25/09/2006 Transmissão da vida.
Ciências Naturais Prof. Teresa Marcelino
Mudanças Físicas.
REPRODUÇÃO HUMANA E CRESCIMENTO
Sistema Reprodutor Masculino
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
ORIENTAÇÃO SEXUAL ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE.
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
AFETIVIDADE E SEXUALIDADE
PUBERDADE.
Psicologia – Profª Dinamara Selbach Téc. Em Enfermagem T: 101E
O que é ser rapaz no séc. XXI?
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
REPRODUÇÃO HUMANA Definição de reprodução
Adolescência.
Agrupamento de escolas Gil Paes Projecto Saber+saúde 7ºB
Transmissão da vida.
REPRODUÇÃO HUMANA.
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
Transmissão da vida.
Transição do estado infantil para o adulto: crise
Relações Interpessoais Na Família
Quem sou eu? Será que me conheço?
Sistema Reprodutor.
Transmissão de vida no Homem
TRANSMISSÃO DA VIDA A Reprodução Humana CIÊNCIAS da NATUREZA.
Ciências Naturais 9ºAno
Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução - introdução
Trabalho De Biologia Turma : 2003 Alunos : André Cássio Celson Charles Romário.
BASES MORFOLÓGICAS E FISIOLÓGICAS DA REPRODUÇÃO HUMANA
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Uma conversa de sentimentos!
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
Uma Viagem maravilhosa!
Sistema Reprodutor Masculino
Adolescência Bruno G. de Mello Juliana Queiroz S. Araujo Raquel Barboza Gonçalves Rosane Pessoa V. de Gouvea.
Adolescência.
Enfermagem na Saúde do Homem
ESCOLA E,B 2.3 CABECEIRAS DE BASTO
REPRODUÇÃO HUMANA.
Gabriela Ramalho Lopes
Fisiologia do Sistema Endócrino Endocrinofisiologia da Reprodução
REVISÃO 8º Ano.
SEXUALIDADE ….
O amor humano.
ETAPAS DE CRESCIMENTO 1ª- infância - dos 0 aos 3 anos INFÂNCIA-
Como meninos e meninas pensam em relação a sexualidade
Trabalho de Projecto Problema: « Relações entre Pais e Filhos »
A adolescência e a sexualidade
Hereditariedade.
Unidade 2 TRANSMISSÃO DA VIDA
ASSER Profa Camila Papini
As dificuldades encontradas na adolescência
Dimensão físico - motora Dimensão cognitiva Dimensão emocional
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
Reprodução humana e crescimento
COMO SE DESENVOLVE A SEXUALIDADE?. QUANDO SE INICIA A PUBERDADE? Como sabemos se os nossos órgãos reprodutores entraram em funcionamento?
A Sexualidade e o Jovem Portador de Deficiência Curso de Formação Pedagógica inicial de Formadores Mindform Carolina Amado Vasco 2014.
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
Período de transição entre a infância e a idade adulta.
Sexualidade É uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura, intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos.
Transcrição da apresentação:

Como se desenvolve a sexualidade

Sistema reprodutor Garante a perpetuação da espécie Na espécie humana a reprodução é sexuada Sistema reprodutor feminino Sistema reprodutor masculino Gâmeta masculino: espermatozoide Gâmeta feminino: óvulo Ovo ou Zigoto Novo ser

Sexualidade O sistema reprodutor, condição biológica, é o primeiro sinal da sexualidade de cada um. Exprime-se através das relações sexuais. Combina o biológico com o cultural, o social e o psicológico. “Uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos e tocamos; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; influencia sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia a nossa saúde física e mental”. (OMS)

Componentes da sexualidade Componente biológica Determinada pela presença de um par de cromossomas (XX ou XY) Componente psicológica Consequência da inteligência superior da espécie humana Componentes sociocultural e ética Conceção de família, convicções religiosas,..

Sexualidade O desenvolvimento da sexualidade acontece durante toda a vida do indivíduo. Depende da pessoa, das suas características genéticas, das interações ambientais, condições socioculturais e outras. As manifestações sexuais da criança são diferentes das do adolescente, do adulto e do idoso.

Sexualidade A espécie humana possui dimorfismo sexual. Caracteres sexuais primários Diferenças no sistema reprodutor (existem mesmo antes do nascimento). Caracteres sexuais secundários Diferenças morfológicas visíveis que surgem durante a puberdade.

Desenvolvimento da sexualidade Etapas fisiológicas: Infância Puberdade Desenvolvimento de caracteres sexuais secundários Conquista da autonomia Construção da identidade Definição da orientação sexual Elaboração de projectos de vida Idade adulta Senilidade

Sexualidade Puberdade – é o período em que se desenvolvem os caracteres sexuais secundários e durante o qual os órgãos sexuais sofrem uma maturação que torna possível a reprodução.

Caracteres Sexuais Secundários Rapazes Raparigas Mudança da voz Desenvolvimento corporal por aumento de massa muscular Órgãos sexuais (testículos e pénis) desenvolvidos Aparecimento de acne Aparecimento de pêlos nas axilas, púbis e face Maior secreção da hormona testosterona e primeiras ejaculações. Arredondamento das ancas Maior acumulação de gordura no tecido adiposo Desenvolvimento dos seios e das ancas Aparecimento de pêlos no púbis e nas axilas Menstruação Maior secreção das hormonas estrogénio e progesterona.

Relativamente à sexualidade... Os homens estão mais interessados na actividade sexual do que as mulheres. 2 É errado os meninos brincarem com bonecas. 1 É natural que as mulheres sejam mais carinhosas que os homens 3

Relativamente à sexualidade... Só as mulheres devem poder decidir se querem ou não ter bebés. 5 Não ficas com SIDA por beijar uma pessoa infectada. 4 As mulheres são mais corajosas que os homens. 6

Relativamente à sexualidade... É errado um rapaz brincar sempre com raparigas. 8 Não faz mal os rapazes chorarem. 9 É incorrecto uma rapariga convidar um rapaz para sair. 7

Relativamente à sexualidade... Nos transportes públicos os homens devem dar o seu lugar às senhoras. 12 É errado os casais mostrarem afectividade na frente dos filhos. 11 Os homens devem ser igualmente responsáveis pelos trabalhos domésticos. 10

Estereótipos culturais / Papéis sexuais À medida que as crianças vão crescendo, as normas sociais que definem os papéis sexuais propõem autênticos “estereótipos culturais”. De facto, a adesão a papéis sexuais estabelecidos pela sociedade depende da sensibilidade de cada indivíduo, de cada personalidade.

Estereótipos culturais / Papéis sexuais No seio de uma sociedade os papéis sexuais mudam com o passar do tempo. Se isso não acontecesse e se não existissem diferenças profundas entre os indivíduos, nunca haveria evolução e as normas e os estereótipos teriam permanecido imutáveis até aos dias de hoje: as mulheres continuariam apenas a tratar da casa e dos filhos e os homens trabalhariam apenas no emprego, nunca desempenhando tarefas domésticas.

Estereótipos culturais / Papéis sexuais Actualmente falamos de diferenças e não de desigualdades entre homens e mulheres. No seio da família os papéis complementam-se: homens e mulheres partilham as tarefas domésticas. No mundo do trabalho, homens e mulheres desempenham cada vez mais os mesmos cargos.