Instituição privada de utilidade pública. Tem sede em Lisboa e delegações em Macau, na Índia e em Timor-Leste. Fomenta as ligações históricas e culturais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os museus Trabalho realizado por: Dulce Bento Ruben Claudino Sec D.
Advertisements

UM METRO PARA TODOS Infometro / Navmetro Sistemas de promoção da mobilidade e acessibilidade ao sistema de Metropolitano Ligeiro da Área Metropolitana.
Registro do 1º Encontro sobre o Patrimônio de Vitrais Curso de Conservação e Restauro Mestrado em Memória Social a Patrimônio Cultural Instituto de Ciências.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Máscaras Africanas.
1.
APRESENTAÇÃO O projeto Eco Arte Cultura nasceu em 2006 como ação artística do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. Devido ao seu crescimento,
O Museu Antropológico Diretor Pestana, mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene, foi criado em 25.
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã Museu da Lourinhã
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
Montagem de exposições
Museu Carris Visita online.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Programa de Verão em Liverpool!
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Projecto REIA-MAC Rede de Núcleos de Educação e Informação Ambiental da Macaronésia.
Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE Organização da Câmara Municipal de Bragança.
Emanuel pires Nº4 Cef oi. Onde fica? O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa é um museu brasileiro, localizado em Porto Alegre, na rua dos.
Di passaggio a Londra Em metrô, até Notting Hilll.
A Lionesa é uma nascente de energias.
Projeto: “Somos Agua” Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal 2012/ º2.
Técnica Administrativa
Método e processo de investigação  Objectivo: conhecer os museus enquanto organizações  Pesquisa na internet  Visitas ao ao museu  Entrevista com.
Museu Nacional de Arte Antiga Com som e transição automática
Técnica Administrativa 1. Trabalho elaborado por: Cláudia Ferreira Lícia Fernandes Raquel Fernandes Mª. Jesus Alves Este trabalho foi realizado no módulo.
Curso Técnico Administrativo Formadores Fernando Guita/Rita Camões CLC_6 1.
MUSEU MUNICIPAL DO NEGRO
Guia de Museus Interactivos
O ‘NOVO’ MERCADO da RIBEIRA Foi totalmente remodelado, mas mantém toda a beleza da sua arquitectura exterior. No passado dia foram reabertas.
de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos
Reabilitação do Pavilhão Carlos Lopes Grupo: André Miguel, Beatriz Campbell, Bianca Gomes, Filipa Moreira e Filipa Feliciano Geoagrafia A – 2013/14.
Plano de Actividades 1º ano Ano lectivo 2008/2009.
Guia de Museus Interactivos
Nós Propomos Trabalho Realizado por: Francisco Fonseca nº11 Nuno Patrício nº19 Ricardo Rocha nº20.
CURSO: TÉCNICO DE INFORMAÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA UFCD 2 – PROCURA E OFERTA TURÍSTICA FORMADOR: CÉSAR AUGUSTO.
A seleção pública de projetos e iniciativas culturais é uma prática cada vez mais adotada pelo Ministério da Cultura, por empresas públicas e privadas,
Escola Secundária Fernando Namora
O Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido por Museu das Janelas Verdes, está localizado em Lisboa, Portugal. Instalado num palácio do século XVII,
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
Oficina de Museologia: Montar, gerenciar, expor
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
11º 10, 4 de Maio 2014/2015 – Geografia A Professor Luís Gomes Trabalho realizado por: Angela Pereira nº3 Inês Salvado, nº13 Joana Falcão nº15 Rute Gomes.
CLICAR I PARTE Recordações de uma visita Um ligeiro resumo de uma viagem por terras de Espanha. Burgos - Guernica – Bilbau – Santander – Oviedo – Potes.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.
PARTE 3 Situado na Praça do Império, o Centro Cultural de Belém é um equipamento dedicado à difusão da cultura.
Encontro Sobre o Patrimônio de Vitrais Workshop Ministrante - Mariana Wertheimer Arquiteta/Restauradora Pelotas /RS - 1º e 2 de setembro de 2009 Promoção.
Teatro Rivoli. História Em 1913 foi inaugurado, o Teatro Nacional. Nos anos seguintes, mudanças no centro urbano obrigaram a repensar e modernizar o teatro,
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Base nacional comum curricular
Uma universidade sem fronteiras para a América Latina.
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Produção e Realização de Conteúdos para a WEB Professora: Inês Amaral Design de Comunicação 1º e 2º ano Ana.
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA GESTORES E COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DISCIPLINA: LAZER E ESPORTE.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
O Grupo VIAJ4RTE pretende divulgar os seus trabalhos por todo o país, através das autarquias, organismos oficiais ou outras entidades, que se mostram interessados.
Patrimônio cultural.
Exposição comemorativa dos 30 anos do LIP e nova pagina web Catarina Espírito Santo, Hugo Gomes, Ricardo Gonçalo, Carlos Manuel …e muitos “voluntários”
O Museu Nacional dos Coches localiza-se na freguesia de Belém, em Lisboa, em edifício anexo ao Palácio Presidencial.
Patrimônio cultural.
Conjunto Arquitetônico da Pampulha – Belo Horizonte/MG
6/23/  UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA Seminário Multidisciplinar 2004 CECD Curso Especialização em Ciências Documentais.
Transcrição da apresentação:

Instituição privada de utilidade pública. Tem sede em Lisboa e delegações em Macau, na Índia e em Timor-Leste. Fomenta as ligações históricas e culturais entre Portugal e o Oriente. Realiza e apoia iniciativas de carácter cultural, educativo, artístico, filantrópico e social.

Portugal foi o primeiro país da Europa a chegar ao Oriente através do Atlântico e o último a sair como potência administrante de territórios naquela região do Mundo.

Face a uma responsabilidade histórica deste alcance e significado, o Museu constitui um imperativo nacional que a Fundação Oriente assumiu.

Localização: Doca de Alcântara Ano de Construção: 1939 Arquitecto: João Simões Fachada enriquecida com painéis alegóricos, em baixo relevo, da autoria do escultor Barata Feyo. Património municipal. Símbolo da arquitectura portuária de Lisboa da década de 40.

Localização Privilegiada À beira-rio Junto a importantes vias de circulação Muito próxima de Belém – pólo turístico por excelência Numa zona de franca requalificação

Construído em betão armado para receber os Armazéns Frigoríficos do Porto de Lisboa. Utilizado, até há 15 anos, para as suas funções primárias de armazenamento, conservação e distribuição de bacalhau. Enquadramento Histórico

Conjuga o traçado original com um percurso expositivo intimista. Utiliza materiais e equipamentos necessários a um centro cultural moderno. Projecto de Requalificação

Arquitectos: João Luís Carrilho da Graça Rui Francisco (Ateliê Oxalis) Enquadramento Paisagístico: Gonçalo Ribeiro Telles Arquitectos: João Luís Carrilho da Graça Rui Francisco (Ateliê Oxalis) Enquadramento Paisagístico: Gonçalo Ribeiro Telles Área Bruta: m2 Área de Implantação: m2 Cave + Seis pisos à superfície Área Bruta: m2 Área de Implantação: m2 Cave + Seis pisos à superfície

Piso 5 Restaurante: capacidade para mais de 60 lugares sentados, com vista sobre o rio Tejo. Auditório: capacidade para 360 lugares. Salão Macau: capacidade para 200 pessoas. Foyer: apoio ao Auditório, com bar. Piso 4 Centro de Reuniões: cinco salas com capacidades entre 20 e 150 pessoas. Piso 3 Reservas e áreas técnicas afectas ao acervo museológico. Piso 2 Área de exposição permanente (2.360 m2): Colecção Kwok On.

Piso 0 Ponto de Encontro: 130 m2. Loja/ Livraria: 130 m2. Recepção Átrio: 215 m2. Galeria de exposições temporárias: 780 m2. Piso -1 Cafetaria: refeições ligeiras. Capacidade para mais de 50 lugares sentados. Serviço Educativo: área de 200 m2 dividida em duas salas com capacidade total para 50 participantes. Centro de Documentação: 550 m2. Piso 1 Área de exposição permanente (2.360 m2): Colecção Presença Portuguesa na Ásia e Coleccionismo.

AS COLECÇÕES

Têm o Oriente como temática principal, nas suas vertentes histórica, religiosa, antropológica e artística. O acervo resulta de aquisições efectuadas em Portugal e no estrangeiro e inclui núcleos de arte chinesa, indo-portuguesa, japonesa e timorense.

Em 1999, o acervo foi enriquecido com peças da colecção Kwok On de arte popular asiática. Estão em depósito, no Museu do Oriente, colecções do Museu Nacional Machado de Castro (doadas por Camilo Pessanha, Teixeira Gomes, João Jardim de Vilhena, Carlos de Quadros, Kennedy Falcão e Maria Henriqueta Costa Campos).

Pintura, cerâmica, têxteis e outras artes decorativas, originárias da quase totalidade dos países asiáticos. Em regime de empréstimo para a exposição Presença Portuguesa na Ásia e Coleccionismo foram facultadas peças por coleccionadores particulares e pelas seguintes entidades: Fundação da Casa de Bragança, Centro Científico e Cultural de Macau, Museu Militar, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional do Traje, Museu Arqueológico do Carmo, Ministério da Defesa, Museu da Ciência da Universidade de Lisboa, Museu de Antropologia da Universidade de Coimbra, e Seminário da Boa-Nova.

Arte popular asiática: chinesa, indiana e japonesa. Peças relacionadas com a música e o teatro (instrumentos musicais, trajes, marionetas, máscaras, pinturas, porcelanas) e com as festividades tradicionais (objectos rituais, lanternas, pinturas, jogos). Para além destas, destacam-se objectos de arte popular do Sri Lanka, Tailândia, Cambodja, Malásia, Irão, Indonésia, Vietname, Tibete, Myanmar, Nepal, Paquistão e Coreia.

Promove o diálogo intercultural entre Ocidente e Oriente. O contacto com as escolas foi iniciado em 2007, em torno do tema A Viagem. Os resultados vão ser dados a conhecer na inauguração do Museu.

Do seu programa para 2008 constam actividades muito diversificadas, para todo o tipo de públicos: Workshops Ateliês Cursos Encontros Visitas guiadas

volumes de monografias 100 títulos de publicações periódicas Recepção regular de documentação audiovisual e multimédia Utilização por maiores de 14 anos. Horário: das 10h00 às 18h00, de Segunda a Sexta-feira. Espaço de referência na pesquisa de informação sobre a Ásia e suas relações com Portugal.

Apresentadas numa ampla galeria com 780 metros quadrados. De Maio a Dezembro de 2008: Máscaras da Ásia Jovens pintores chineses

No auditório: Espectáculos musicais, dança e teatro; Ciclos de cinema e vídeo; Cursos de línguas orientais; Cursos de história das artes e civilizações orientais; Congressos, encontros e seminários sobre temas internacionais; Conferências e ciclos temáticos multidisciplinares; Workshops. Promovida pelo Serviço Educativo: Ateliês de pintura e caligrafia; Visitas guiadas gerais e temáticas. No auditório: Espectáculos musicais, dança e teatro; Ciclos de cinema e vídeo; Cursos de línguas orientais; Cursos de história das artes e civilizações orientais; Congressos, encontros e seminários sobre temas internacionais; Conferências e ciclos temáticos multidisciplinares; Workshops. Promovida pelo Serviço Educativo: Ateliês de pintura e caligrafia; Visitas guiadas gerais e temáticas. O espaço multiusos do Museu do Oriente será palco de uma programação cultural regular:

Localizado no piso 5; Com capacidade para 360 pessoas; Equipado para artes performativas (em especial música e dança), cinema e vídeo e para conferências, seminários, cursos e congressos; Destinado à apresentação de actividades organizadas e produzidas directamente pela Fundação Oriente ou em regime de co–produção, e por iniciativa de entidades externas, em regime de aluguer.

Destinado a iniciativas de cariz cultural ou educativo. Salão Macau Com capacidade para 200 pessoas, é um espaço VIP de 210 metros quadrados, situado no piso 5, proporcionando uma magnífica vista sobre o Tejo. Cinco salas de reuniões, no piso 4 Sala Beijing: 200 metros quadrados, capacidade máxima para 150 pessoas. Sala Nova Deli: 125 metros quadrados, capacidade máxima para 100 pessoas. Sala Tóquio: 100 metros quadrados, capacidade máxima para 90 pessoas. Sala Díli: 60 metros quadrados, capacidade máxima para 50 pessoas. Sala Macau: 55 metros quadrados, capacidade máxima para 50 pessoas.

Loja/Livraria: no piso 0. Restaurante: no piso 5, com capacidade para mais de 60 lugares sentados. Cafetaria: no piso -1, refeições ligeiras, capacidade para mais de 50 lugares sentados.

Data de inauguração: 8 de Maio Horários: De Quarta a Segunda-feira: das 10h00 às 18h00. Sexta-feira: das 10h00 às 22h00 (entrada gratuita entre as 18h00 e as 22h00). Encerra: Às Terças-feiras e nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro.