Medula Óssea – O que é? É o tecido encontrado no interior dos ossos, conhecido também por "tutano", e tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vasos sanguíneos e Sangue
Advertisements

Medula! Seu cadastro pode salvar uma VIDA...
CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL PARA USO AUTÓLOGO A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE ®
Uma fonte importante de células estaminais para transplantação Uma alternativa à medula óssea Aplicadas em transplantes para tratamento de doenças.
Salve uma Vida! 6ª Série HQ História em Quadrinhos das Alunas:
Sistema Cardiovascular
DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E DO SANGUE. Objetivos Identificar as principais doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas cabíveis para.
Dor Neuropática no Diabetes.
DOENÇAS SEXUALMETE TRANSMISSIVEIS (DSTs) ? ? ?
Escola de Medicina Da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
CLONAGEM Prof. Marlon Santos.
Leucemia, Hemofilia, Medula óssea e Anemia
“Nesse banco ... você deposita esperança”
O que saber sobre Doação de Medula Óssea.
Infusão de Sangue e derivados
1 EM
HISTOCOMPATIBILIDADE
CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS
Dra Denise Ramos de Almeida Hematologia Hemoterapia
Convencer ou conscientizar?
Nota de Patrícia Pilar à imprensa 17 de Fevereiro de 2008.
1 EM 1 MILHÃO
HEMOES. HEMOES Nossa Missão Coordenar e executar as políticas estaduais relativas à Hematologia e Hemoterapia em consonância com a política do Ministério.
Prof. Nelson Ricardo Ciências da Natureza- Biologia Aula 1
LEUCEMIA.
Calazar.
Orgulho de ser uma Instituição Pública Modelo de Excelência
Ciências – 6º Ano O Sistema Imunitário.
O Sangue E.M.E.F. Orlandina D'Almeida Lucas Ana Carolina Bravin Cabral
A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
Eventos Fazemos todas as festas do calendário anual, como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal... Com isso buscamos divertir um pouco essas crianças.
Câncer de boca.
Habilidade 11.
Flávio Barteli Nunes Lima.
1 EM 100 Mil Essa é a chance de se encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa no Brasil.
Coração Veias pulmonares Veias cavas Artéria aorta Artéria pulmonar Vênulas Arteríolas Sangue Capilares.
Infra-estrutura 77 leitos (63 na Internação + 8 de Terapia Intensiva + 6 na Unidade de Transplante de Medula Óssea) consultas/ano internações/ano.
SAÚDE PROSTÁTICA.
Sistema Circulatório.
Links Relacionados Sistema Nacional de Transplantes
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
Apendicite.
Perda de Cálcio na Terceira Idade
DIREITO CIVIL E SAÚDE DIHS/ENSP/FIOCRUZ Sandra Besso
Juliana Lopes de Oliveira anos, advogada.
Transplante de órgãos e tecidos: Uma introdução geral
Células Estaminais: O elixir da Juventude.
Quem doa sangue, doa vida.
Hemoglobina É uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) . Encontrada dispersa no sangue ou em varias células especializadas.
Seminário de biologia.
Transplante de Pâncreas
Câncer.
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA Testes Imunológicos em Banco de Sangue (Triagem de Doadores de Sangue) Profa. Alessandra Xavier Pardini Disciplina de Imunologia.
Esta é uma estória que ouvi a muito
Central de Transplante da Paraíba
Fisioterapia no Paciente
Grupos sanguíneos Sistema AB0 e Rh
Sistema HLA e príncipio de seleção de doadores Luís Fábio Barbosa Botelho Médico Assistente – TMO - HCFMUSP.
World Kidney Day is a joint initiative
Doação de Medula Óssea Eliete Nara Wolinski Farmacêutica Bioquímica
Curso Básico de Hematologia para Iniciantes.
Leucemia.
LIGA DE TRANSPLANTES FAMERP
Transplante e Doação de Órgãos.
Crescimento e regeneração de tecidos VS diferenciação celular
Dra Juliana S. Lima Março/2013. Transplante de Células Progenitoras Hematopoiéticas.
1 EM 1 MILHÃO
MEDULA ÓSSEA.
Transcrição da apresentação:

Medula Óssea – O que é? É o tecido encontrado no interior dos ossos, conhecido também por "tutano", e tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. Estes componentes do sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. Trata-se portanto de um tecido de intensa atividade evidenciada pelo grande número de multiplicações celulares.

Quem precisa de de Transplante de Medula Óssea? O Transplante de Medula Óssea é indicado para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, e em todos os casos, o TMO é a ÚNICA esperança de cura para muitos pacientes, de doenças como: Doenças hematológicas, ex: Aplasia Medular; Doenças onco-hematológicas, ex: Leucemia; Imunodeficiências, sendo congênitas ou primárias e secundárias.

REDOME O REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea) é administrado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer). Criado em 1993, o registro centraliza todas as informações dos doadores espontâneos de medula óssea, e quando há um paciente que necessite do transplante, o REDOME é consultado.

O que é o transplante de medula óssea (TMO)? O TMO é uma terapia celular, onde o órgão transplantado não é sólido, como fígado, ou rim, mas células que são levadas do doador ao receptor. O paciente (receptor) recebe a medula óssea por meio de uma transfusão, ou seja, as células mãe ou progenitoras do sangue são colhidas do doador, colocadas em uma bolsa de "sangue" e transfundidas para o paciente. As células transfundidas circulam pelo sangue, e se instalam no interior dos ossos, dentro da medula óssea do paciente.

O que é o transplante de medula óssea (TMO)? Depois de um período variável de tempo ocorre a "pega" da medula, quando as células do doador começam a se multiplicar, produzindo as células do sangue e enviando ao sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas normalmente. O tratamento tem o objetivo de substituir a medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea de um doador sadio, ocorrendo a regeneração da medula do paciente.

Por que ser doador de medula? O TMO é a única possibilidade de cura de doenças como a leucemia; Para realização do TMO é necessário a compatibilidade entre o paciente e o doador. Esta compatibilidade é de aproximadamente 25% entre irmãos, e de 1:100.000 no registro brasileiro!!! Quanto maior o número de doadores voluntários, maior a chance de encontrar um doador compatível;

Por que ser doador de medula? O processo de doação de medula é seguro e em mais de 20 anos de aplicação deste procedimento, não há registros de qualquer acidente com o doador; Você poderá salvar a vida de uma pessoa! Existe causa mais nobre que esta? Torne-se um herói da vida, registre-se no cadastro de doadores de medula (REDOME)!

Veja como é simples o processo de cadastro: Como ser um doador? Veja como é simples o processo de cadastro: Vá ao Hemocentro mais próximo de sua residência; Inicialmente será preenchido uma ficha cadastral com seus dados pessoais e será coletado 5 ml de seu sangue para amostra no banco de dados do REDOME; Caso haja compatibilidade com algum paciente, você será chamado para verificar se há o interesse na doação e então exames médicos são realizados.

Requisitos para a doação A doação de medula não possui muitas restrições, e os requisitos básicos são: Ter entre 18 e 54 anos; Estar em bom estado de saúde; Ao se inscrever no Redome, você não doará a medula de imediato; A amostra de sangue é utilizada para identificar sua genética; Caso haja algum paciente compatível, então você será chamado para a realização de novos exames

Como é feita a doação de medula óssea? Há 2 métodos hoje; Coleta direta pela medula óssea Coleta pela veia

Coleta direta pela medula óssea É retirada através de uma seringa e agulha especial, uma quantidade de medula aproximada de 1 bolsa de sangue na região da bacia (não há nenhuma relação com a medula espinhal); Para que o paciente não sinta dor, é aplicada anestesia e o procedimento dura em média 60 minutos; Não há cicatriz, fica apenas uma marca de 3 a 5 furos de agulhas; Este procedimento não é uma cirurgia, portanto, não há corte ou pontos, e o doador ficará de observação por 1 dia e poderá ser dispensado no dia seguinte.

Coleta pela veia A coleta é realizada por um equipamento chamado aférese; O doador recebe um medicamento que estimula a produção das células-mães que migram para as veias, e assim são filtradas; O efeito colateral mais frequente deste procedimento, é devido ao uso do medicamento, que em alguns doadores pode ocasionar sintomas parecidos com o da gripe.

Salve Vidas!!!! Os riscos pelo processo de doação são praticamente inexistentes, e qualquer desconforto é amenizado pelo simples fato de que podemos salvar uma vida!!!!! Pense nisso ... Imagine quantas vidas você poderá mudar, afinal não estamos falando apenas do paciente, mas de seus familiares e amigos, pessoas que amam este ser humano, que hoje passa por um momento decisivo em sua vida. Seja o Herói da Vida!

Links Úteis http://www.ameo.org.br/index.php http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=677 http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/1745/doacao-de-medula-ossea