Universidade Federal da Bahia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Respeito Pela Diversidade Cultural e os Direitos de Cidadania
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
O Fenômeno da Aculturação
CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música,
O EGITO ANTIGO “ A DÁDIVA DO NILO ”.
Lição nº /2008 Sumário: Músicas no Mundo.
Capoeira.
Profº:Emerson Corsine
MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
O QUE SABER.
O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL
1 - Ética, sociedade e tecnologia CLAUDIO LUIS DE ALVARENGA BARBOSA
Prof. Everton da Silva Correa
Imigrantes... Italianos Léo e Bruno T41 Professora Marceli.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: geografia Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Francisco de Assis Batista – professor.
Dimensões da Globalização
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
História da Capoeira Instituto Federal Farroupilha - 2° Seminário de Ed. Física – 1°B Téc. Agropecuária Professora : Camila Goulard Peres 13/4/2011.
Estilos Musicais ♫ Guilherme – Nº17 Nicolas – Nº31 Bandeirante.
A história da Capoeira começa no século XVI , na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Muitos destes escravos vinham da região de Angola , também.
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Comunicação oral em palavra eletrônica cantada
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
História da Música “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio
A origem da Cultura Brasileira.
A PRÉ-HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA
ÁFRICA.
Aluno: André Luiz da Silva Mecânica I
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Matrizes Culturais do Brasil Profº Diego Lima Novaes
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
Ritmos Afro-brasileiros
Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice
DESIGUALDADES SOCIAIS
Cultura Afro - Brasileira
Evolução familiar em Portugal
África: Aspectos Naturais.
Madonna e Cindy Lauper.
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
GÊNERO MUSICAL.
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
Samba.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Herança Cultural Afro Brasileira
Escola Secundária com 2/3 ciclos Prof. Reynaldo Dos Santos
Diverte-te com Hip-Hop
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
MÚSICA É a arte de ajustar fenômeno acústico e silêncio.
E.M. NEIL FIORAVANTI - CAIC ALUNO: JOÃO GABRIEL CABRAL BELINI ANO: 7º B – 2014 DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: IRENE VIANA.
O Blues O Ragtime O Jazz Artes A Música no Final do Séc. XIX.
Disciplina de Sociologia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Uma maneira de entender a música
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
“Queremos um mundo de paz em que todas as nações lutem
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Escola: Coopen Série: 4° ano B Aluna: Júlia Oliveira
CULTURA.
O que é FOLCLORE Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira.
 " A produção artística cultural engajada ficou a cargo do Ministro da Educação, Gustavo Capanema, responsável pela orientação cultural do.
Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Músicas Africanas.
Região Norte Trabalho de Geografia
Barroco.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal da Bahia Trabalho apresentado à disciplina Ação Artística II, orientado pelo professor Cristiano Figueiró. Discente: Jean Oliveira

A História de sua Origem O BLUES: A História de sua Origem

Apresentação Este trabalho visa mostrar brevemente a história do surgimento do blues como uma alternativa de resistência dos negros escravizados nos Estados Unidos, bem como o contexto histórico que contribuiu para o gênero musical e a influência da indústria cultural que proporcionou o estilo musical a se diversificar à medida que se disseminava entre pessoas de diferentes lugares.

Blues, significado:    Canção sentimental do folclore negro americano, caracterizado por uma fórmula harmônica constante de um ritmo de 4  tempos, cujo estilo influenciou o jazz em seu conjunto.

O contexto Histórico: O gênero surgiu nos Estados Unidos a partir do século XVII, quando os escravos negros da região sul faziam canções de trabalho nas plantações de algodão e outras músicas relacionadas à sua fé religiosa (spirituals). Região sul dos Estados Unidos a partir do século XVII: a resistência ao grupo dominante não precisava ser manifestada apenas em forma de rupturas ou rebeliões, mas na maneira criativa de se apropriar de seus costumes e regras; A cultura africana como coisa maligna (batuque, cantos, religião e tudo que pertencia aos negros foi marginalizado); Ressignificado ao poder dominante: a reinvenção da cultura que foi destruída.

Nasce o Blues Quando os escravos chegaram às terras desconhecidas, em meio a sofrimentos, uma alternativa de amenizar a dor foi reconstruir a cultura que puderam levar na bagagem de suas memórias, entre elas, a música. Proibição total de expressar os sentimentos: proibição da manufatura de instrumentos de sopro e percussão; do uso de instrumentos africanos; e controle total dos cantos para não fomentar rebeliões. Emissão de sonhos estranhos aos ouvidos dos senhores: work-songs. Essas expressavam sentimentos tristes e nostálgicos e eram sons controlados e berrados que mais tarde, acredita-se que essa prática originou o Blues.

Originado da expressão to look blue, o blues nasce como resposta às segregações. Começou a se disseminar em barracos de madeira ( serviam com palco de apresentações, salões de danças e bares. O blues ganha força como cultura negra americana. As letras expressavam angustias, a vida marginalizada, a miséria e o preconceito.

William Christopher Handy ( W.C. HANDY) Em 1912, a publicação que marcou o inicio do estilo musical: The Memphis Blues. Em 1914 é publicado o blues que se tornou o mais famoso: St. Louis Blues.

No inicio do séc. XX: A inovação tecnológica e o advento da eletricidade na musica, eleva o blues a novo patamar e o insere na cultura popular. O Blues atrai a indústria de discos: Paramount, Okeh e Columbia/enquadramento do gênero às exigências indústrias. O estilo começou a se diferir: surgem as criticas. Compositores que aderiram X os que foram contra às mudanças no estilo.

Poucos obtiveram o sucesso: B. B. King e Ray Charles Poucos obtiveram o sucesso: B.B.King e Ray Charles. A descaracterização de grupo do gênero e o surgimento de outros modelos musicais como: O rock and roll, swing, o bebbop, dentre outros. Ray Charles B. B. King

Durante os anos 70, o estilo começou a perder seu espaço para outros gêneros com elementos eletrônicos, nos anos 80 as apresentações de blues começaram a ficar cada vez mais escassas e gradativamente o gênero foi ficando esquecido pelas massas a partir dos anos 90.

Considerações finais Diante do processo de escravização, a junção de povos oriundos da África pode contribuir para a hibridização cultural de varias etnias, apesar de o blues ter sido uma manifestação cultural do território estadunidense isso pode se propagar para outros lugares alem desse território devido às buscas de melhorias que os povos que almejavam sua liberdade faziam, no entanto, nesse avanço o blues pode entrar em contato com outras tradições que contribuíram para originar outros estilos musicais que melhor se adequaram aos moldes da indústria cultural. Entretanto, o blues pode proporcionar as manifestações afro-americanas ressaltando seus aspectos sociais, as tentativas de mudanças e a recusa ao estado de sub-etnia e de anonimato. Porem, mesmo como novos moldes de enquadramento do blues, esse estilo musical era considerado algo que estava às margens da sociedade.

Referência Bibliográficas: BLUES BRASIL. Disponível em: http://www.bluesbrasil.com/?page_id=2. Acesso em: 01 Nov. 2014. "blues", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013. Disponível em: http://www.priberam.pt/DLPO/blues . Acesso em: em 04 Nov. 2014. CORAGEM. H.: História do Blues. Disponível em: http://www.caleidoscopio.art.br/cultural/musica/blues/historia-do-blues.html. Acesso em: 01 Nov. 2014. JACINTO, T.P.; SILVA, P.C.Música e Folkcomunicação: O blues como manifestação Afro-americana. Disponível em: http://www2.metodista.br/unesco/1_Folkcom%202009/arquivos/Resumos/30-Folkcom%202009%20-%20M%C3%BAsica%20e%20Folkcomunica%C3%A7%C3%A3o%20-%20Thifani%20Posta_.pdf Acesso em: 28 Ot. 2014. PINHEIRO, M.S.: MACIEL, F.BLUES: Manifestação e inserção sociocultural do negro no início do século XX. Dossiê História Atlântica e da Diáspora Africana, São Paulo, V.8, n 12. Disponível em: http://www.outrostempos.uema.br/OJS/index.php/outros_tempos_uema/article/viewFile/61/48. Acesso em: 27 Out. 2014. Historyblackamerica.Wc Handy: Plays and sings “Menphis blues”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1h4U0gMUGiA. Acesso em: 30 out. 2014. Entrevista sobre História do Blues para SWUTV- Prof. Dr. Ricardo de Castro Monteiro. Disponivel em: http://www.youtube.com/watch?v=NxgfBWR9AQw. Acesso em: 31 out. 2014.