Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

O SISTEMA GENITAL OU REPRODUTOR
Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas?
Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino
Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Aparelho Reprodutor Feminino – Patricia Egea Oliveira Araújo – Escola Estadual Osvaldo Aranha - Lobato.
Sistema reprodutor masculino
REPRODUÇÃO HUMANA Objetivos:
Sistema Reprodutor Masculino
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor Feminino
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Sistema reprodutor masculino
Aparelho reprodutor feminino
A Reprodução.
E.E. Camilo Bonfim Tema:Câncer de Colo de Útero
DISCIPLINA DE ANATOMIA SISTEMA GENITAL FEMININO
FISIOLOGIA HUMANA REPRODUÇÃO.
Fases da vida da mulher e anatomia reprodutora
Sistema Reprodutor.
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
Sistema Reprodutor Bases fisiológicas da Reprodução
Prof.: Alessandra Casimiro
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Trabalho De Biologia Turma : 2003 Alunos : André Cássio Celson Charles Romário.
Reprodução humana.
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
SISTEMA REPRODUTOR.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos
A REPRODUÇÃO HUMANA.
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
REPRODUÇÃO HUMANA.
Aparelho Reprodutor Feminino
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
CÂNCER DE COLO UTERINO: ANÁLISE POPULACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO EM EVENTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RONCHI, M. V. T. ; LEITE, S. P. ; PATINI, B. J. T.
SISTEMA URINÁRIO CONCEITO
SISTEMA REPRUDUTOR.
Estruturas Anatômicas dos Genitais Femininos Internos e Externos
Sistema Genital Feminino
Reprodução Humana Evento biológico responsável pela perpetuação da espécie Humana. Os órgãos envolvidos com essa função se reúnem para constituir o Sistema.
SISTEMA REPRUDUTOR.
ASSER Profa Camila Papini
Sistema Reprodutor.
SISTEMA URINÁRIO.
Descrição dos órgãos reprodutores
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professor Léo.
dos órgãos reprodutores
Orgãos Genitais Externos
Gônadas TESTÍCULOS OVÁRIOS
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Transcrição da apresentação:

Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB DEARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA BACHARELADO EM FARMÁCIA Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino COMPONENTES: Camila Pinheiro Ivanilda Moisés Reis Thiala Tupinambá

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Conjunto de Órgãos responsável pela reprodução na mulher . Sistema gametógeno e gametóforo. Mais complexo do que o sistema reprodutor masculino.

ÓRGÃOS GENITAIS FEMININOS Pudendo feminino: genitália externa Clitóris e bulbo do vestíbulo: estruturas eréteis Glândulas vestibulares maiores e menores: glândulas anexas Vagina: local de cópula e comunicação com o meio exterior

ÓRGÃOS GENITAIS FEMININOS Útero: abrigo do novo ser Tubas uterinas: Vias condutoras de gametas Ovários: gônadas produtoras dos gametas (óvulos)

LOCALIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS Ovários, tubas e útero localizam-se no peritônio ao nível da cavidade pélvica entre a bexiga (anterior a eles) e o reto (posterior). O peritônio após recobrir a bexiga, reflete-se do assoalho e paredes laterais da pelve sobre o útero, formando uma ampla prega transversal denominada ligamento largo do útero. Depois de recobrir quase todo o útero reflete-se sobre o reto.

LOCALIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS O ligamento largo divide a cavidade pélvica em 2 compartimentos: o anterior fica entre a bexiga e o útero (escavação vésico-uterina) e o posterior entre o útero e o reto (escavação reto-uterina). O útero e as tubas são envolvidos pelo ligamento largo, as tubas ficam incluídas na borda superior e os ovários na face posterior (mesovário). O ligamento largo do útero e o ligamento redondo do útero são os principais meios de fixação do útero.

Genitália externa ou Vulva Também conhecida como vulva ou pudendo feminino Delimitada e protegida por duas pregas cutaneo- mucosas denominadas lábios maiores As aberturas da vagina e da uretra são protegidas pelos lábios menores que situam-se mais internamente Na vulva também está situado o clitóris, que é um órgão formado por tecido esponjoso erétil, análogo ao pênis do homem.

Genitália externa ou Vulva Monte Púbico ou Monte do Púbis Lábios Maiores Lábios Menores Glândulas Vestibulares Maiores Glândulas Vestibulares Menores Estruturas Eréteis

VAGINA A vagina é um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin,  que secretam um muco lubrificante A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular - o hímen - que fecha parcialmente o orifício vulvo- vaginal e é quase sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. Geralmente, essa membrana se rompe nas primeiras relações sexuais. A vagina é o local onde o pênis deposita os espermatozóides na relação sexual. Além de possibilitar a penetração do pênis, possibilita a expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebê

GLÂNDULAS VESTIBULARES As glândulas vestibulares maiores são em número de duas, dispostas profundamente, abrindo seus ductos nas proximidades do vestíbulo da vagina. Essas glândulas secretam um muco durante a relação sexual que tem por função lubrificar a porção inferior da vagina. As glândulas vestibulares menores apresentam-se em número variável. Seus ductos desembocam na região do vestíbulo da vagina. As glândulas, de modo geral, produzem secreção no início da cópula para que as estruturas tornem-se úmidas e propícias à relação sexual.

ÚTERO Órgão oco situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa (miométrio) e com formato de pêra invertida.  É revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glândulas - o endométrio. 

TUBAS UTERINAS São dois ductos que unem o ovário ao útero. Seu epitélio de revestimento é formados por células ciliadas. Os batimentos dos cílios microscópicos e os movimentos peristálticos das tubas uterinas impelem o gameta feminino até o útero.  

OVÁRIOS são as gônadas femininas. Produzem estrógeno e progesterona, hormônios sexuais femininos.

MAMAS As mamas são estruturas complexas constituídas por tecido glandular (onde é produzido o leite) rodeado de gordura e tecido de sustentação. As unidades básicas de tecido glandular são os alvéolos, cujas células produzem o leite, e que se agrupam em 8 a 20 lóbulos. Os alvéolos são rodeados por tecido mioepitelial (pequenos músculos) que ao contraírem-se ejectam o leite nos ductos que o transportam até ao mamilo. A pele que cobre a mama modifica-se no centro para formar o mamilo onde os ductos terminam, em pequenos orifícios. Em volta do mamilo existe uma parte da pele mais escura (aréola) onde se situam as glândulas de Montgomery (pequenas glândulas sebáceas) que produzem um líquido oleoso que mantém os mamilos suaves e limpos.

CANCER DO COLO DO ÚTERO Constatado através de estudos recentes que o vírus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero. Fatores de risco: baixas condições sócio- econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais

O exame preventivo do câncer do colo do útero (exame de Papanicolaou) consiste na coleta de material citológico do colo do útero, sendo coletada uma amostra da parte externa (ectocérvice) e outra da parte interna (endocérvice). Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade. Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de possíveis lesões precursoras é através da realização periódica do exame preventivo. Conforme a doença progride, os principais sintomas do câncer do colo do útero são sangramento vaginal, corrimento e dor. O tratamento adequado para cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico.