PROJETO DE MONOGRAFIA 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA :

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capa Índice.
Advertisements

MANUAL DO ESTUDANTE – 1º a 3º anos do EM
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
COMUNICAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO EM ENCONTROS E CONGRESSOS COMUNICAÇÃO ORAL PÔSTER ACADÊMICO.
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Fundamentação Teórica
ARTIGO CIENTÍFICO.
Orientação do Artigo Interdisciplinar
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Metodologia Científica
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
Formatação de parágrafo
Regras da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
Como fazer um PAPER Dra. Denise Pires Fincato
CITAÇÃO Descrição, conteúdo ou informações em um texto, retirados de alguma fonte (livros , documentos,etc.) Transcrição do que um autor escreveu Tem o.
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
Orientação Importante:
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
Leitura de Textos Científicos
Monografia Formatação Regras para a nota
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
PROJETO DE PESQUISA Marina Alvarenga.
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – Redação do TCC
Guia para elaboração de TCC e Normas da ABNT
Construção de relatórios
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
Normas para expressão acadêmica TEXTO CIENTIFICO Elaborado Objetivo Organizado ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Idéias do autor Idéias tradicionais.
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
Direta até 3 linhas: Com até 3 linhas. Inserida no corpo do texto.
PROJETO DE MONOGRAFIA 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (continuação)
Formatando a página.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Revisão das Normas da ABNT
Ética em Pesquisa como início do caminho Embrião do Problema de Pesquisa Fontes de Pesquisa Científica e Busca com Descritores da BIREME.
NORMAS DA ABNT.
Ambientação de jogos ABNT.
O trabalho deve conter obrigatoriamente a estrutura abaixo:
AULA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
ESTRUTURA DE TRABALHOS ESCRITOS
Produção de Artigo Acadêmico
PAPELCaracterística Adotada Tamanho Orientação Margens Folha A4, nas medidas 210 x 297 mm Retrato 3 cm para as margens superiores e esquerda, 2cm para.
Capa Índice. Capa Índice Introdução, Desenvolvimento e Conclusão Introdução é a parte em que o autor vai mostrar o que o trabalho vai abordar, o propósito.
Título do Trabalho com letras grandes para ser lido a até 3 metros de distância (Sugestão: Fonte Arial, tamanho 90). Texto centralizado. Nomes completos.
DIREITO FUNDIÁRIO Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
TRABALHOS ACADÊMICOS.
Profa. Lívia Perasol Bedin
PROJETO DE PESQUISA 1ª avaliação CAPA (TRABALHADA POSTERIORMENTE) 1TEMA E PROBLEMA 2 QUESTÕES ORIENTADORAS 3 OBJETIVOS 4 JUSTIFICATIVA 5 FUNDAMENTAÇÃO.
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto IV - Elementos Textuais Manual de Monografia.
Profa. Janete Ricken. FOLHA DE ROSTO Nome do aluno Tema: Trabalho apresentado como requisito à obtenção da aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa.
Citações e Referências
Metodologia Científica - Profa. Rosa Coutrim
Resenha Características: texto breve, apresentado como um resumo comentado de uma publicação. Constituem apreciações, análises crítica e interpretativa.
PROJETO DE PESQUISA CAPA (POSTERIORMENTE) 1TEMA E PROBLEMA 2 QUESTÕES ORIENTADORAS 3 OBJETIVOS 4 JUSTIFICATIVA 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6 PROJETO DE SUMÁRIO.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE MONOGRAFIA 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA : ELEMENTOS DO PROJETO (1ª avaliação) CAPA 1 TEMA E PROBLEMA 2 QUESTÕES ORIENTADORAS 3 JUSTIFICATIVA 4 OBJETIVOS 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6 PROJETO DE SUMÁRIO REFERÊNCIAS REGRAS INICIAIS DA ABNT PARA O PROJETO: - Fonte times ou arial em tamanho 12 - Espaçamento entre linhas: 1,5 - Espaçamento entre parágrafos: 6 pts antes e depois (Formatar/ parágrafo – 6 pts antes e 6 pts depois). - Configuração de páginas: 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA : - É o lastro teórico e científico do projeto de pesquisa, pois é o momento de abordar, através das citações (direta e indireta), o que os autores que você pesquisou pensam sobre o tema escolhido. - Uso do material pesquisado através das citações: doutrina, legislação e jurisprudência. - A fundamentação teórica será amadurecida para ser usada na monografia.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DOUTRINA, LEGISLAÇÃO E JURISPRUDÊNCIA Fases: a) Reunião do material pesquisado - Tipo e quantidade b) Leitura e Fichamento - Compreensão e fixação - Métodos distintos c) Análise e escrita do texto - A fundamentação teórica é a construção inicial das respostas das principais questões orientadoras e do problema de pesquisa identificado anteriormente. Exemplo: Problema: Quais são os critérios usados para quantificar o dano moral nas relações de emprego? Fundamentação teórica: - Pressupostos de configuração do dano moral - Caracterização da relação de emprego - Aspectos incidentes na construção dos critérios de quantificação - Posicionamento jurisprudencial

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Exemplo: Problema: Há responsabilidade civil do Estado por omissão em caso de atos legislativos? Como se dá essa responsabilização? Fundamentação: - Pressupostos de responsabilização por omissão - Deveres normativos do Estado - Direitos não legislados - Posicionamento jurisprudencial PRINCIPAIS REGRAS: - Não é um resumo (É um texto que envolve abordagens alheias (citações) e de quem está escrevendo) - Não há conclusões (A fundamentação será amadurecida posteriormente, quando começada a escrita da monografia)

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CITAÇÕES TIPOS: a) Direta - Cópia da ideia do autor pesquisado exatamente com as palavras dele. Exemplo: Consta no livro, artigo, capítulo ou material: Entre os que defendem as leis antiaborto, quase ninguém realmente acredita que um feto recém-concebido seja uma pessoa; por sua vez, quase nenhum dos que se opõem a essas leis acredita, de fato, que a argumentação contra o aborto se fundamente apenas na superstição. Você quer citar diretamente: Observações: - Uso: Quando uma ideia tiver importância significativa, pois a alteração das palavras do autor poderia descaracterizar o significado ou sentido. - Conceitos (da lei e da doutrina especializada) - Uso mesclado com a indireta, porém reduzido

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA b) Indireta (ou por paráfrase) Cópia da ideia do autor pesquisado com suas palavras. Exemplo: Consta no livro, artigo, capítulo ou material: Entre os que defendem as leis antiaborto, quase ninguém realmente acredita que um feto recém-concebido seja uma pessoa; por sua vez, quase nenhum dos que se opõem a essas leis acredita, de fato, que a argumentação contra o aborto se fundamente apenas na superstição. Você quer citar indiretamente: Entre os defensores do aborto, quase não há uma crença de que o feto recém-concebido seja uma pessoa; por outro lado, quase nenhum dos opositores da lei acredita que os argumentos desfavoráveis ao aborto se fundem em motivações supersticiosas. Regras: - O uso deste tipo de citação tem como objetivo manter a fluência do texto - Há a manutenção da liberdade do autor da pesquisa, no entanto, é necessário cuidados com a mudança das palavras. - Uso mesclado com a direta, porém frequente.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CITAÇÕES APRESENTAÇÃO NO TEXTO: a) Direta - Até 3 linhas: no parágrafo (sem recuar e com espaçamento entre linhas 1,5); com aspas; fonte 12. Exemplo: Neste período, onde se afastou qualquer realidade ontológica do conceito de pessoa, “a visão do homem como peça do cosmos, sacrificando a sua individualidade ante a razão da universalidade, é o principal fator, senão o exclusivo, para que o conceito de pessoa, na antropologia clássica, não encerre qualquer sentido metafísico”. - Com mais de 3 linhas: recuada em 4 cm; sem aspas; com espaçamento entre linhas simples; fonte 10. Não há dúvida de que o direito brasileiro distingue pessoa de feto ou embrião em sua realidade biológica. O Código Civil brasileiro, Lei 10.406, de 2002, trata separadamente pessoa e nascituro quando dispõe, no artigo 2º, que a personalidade civil da pessoa começa com o nascimento com vida. O nascituro tem apenas seus direitos resguardados, conforme o artigo referido, desde a concepção. b) Indireta - Apresentação normal no texto, sem necessidade de usar aspas ou recuar.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CITAÇÕES SISTEMAS: Conceito: mecanismo de informação das referências citadas a) Autor-data (as referências dos autores citados são informadas no texto) OU b) Numérico (as referências dos autores citados são informadas em notas de rodapé) Observações: - A escolha se dá a critério do aluno - Sugestão do orientador - Não pode ocorrer o uso dos 2 sistemas - Mais simples e objetivo: sistema autor-data - Nos 2 sistemas: Lista de referências ao final do projeto que conterá todo o material citado durante o trabalho (direta ou indiretamente) - Nos 2 sistemas, podem ser usadas notas de rodapé explicativas. - As notas de referências são próprias do sistema numérico.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA a) Autor-data Direta: Indicação de autor, ano e página Entre os que defendem as leis antiaborto, quase ninguém realmente acredita que um feto recém-concebido seja uma pessoa; por sua vez, quase nenhum dos que se opõem a essas leis acredita, de fato, que a argumentação contra o aborto se fundamente apenas na superstição (DWORKIN, 2003, p.341). Ou Segundo Ronald Dworkin (2003, p.341): Entre os que defendem as leis antiaborto, quase ninguém realmente acredita que um feto recém-concebido seja uma pessoa; por sua vez, quase nenhum dos que se opõem a essas leis acredita, de fato, que a argumentação contra o aborto se fundamente apenas na superstição. Segundo Ronald Dworkin (2003, p.341), “entre os que defendem as leis antiaborto, quase ninguém realmente acredita que um feto recém-concebido seja uma pessoa”. É interessante afirmar que “entre os que defendem as leis antiaborto, quase ninguém realmente acredita que um feto recém-concebido seja uma pessoa” (DWORKIN, 2003, p.341).

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA a) Autor-data Indireta: Indicação de autor, ano e página (se possível) O embrião, como pessoa em potencial, pode, então, ser encarado a partir de duas interpretações: A primeira parte da idéia de que o seu tratamento não deve ser o mesmo do conferido à pessoa, o que repele a noção de inviolabilidade da vida embrionária mas absorve a sua importância e significado; a segunda imputa ao embrião o mesmo tratamento de pessoa, ainda que admita não ser essa a sua natureza jurídica (MEIRELLES, 2000, p.113). Ou Jussara Meirelles (2000, p.113) afirma que o embrião, como pessoa em potencial, pode, então, ser encarado a partir de duas interpretações: A primeira parte da idéia de que o seu tratamento não deve ser o mesmo do conferido à pessoa, o que repele a noção de inviolabilidade da vida embrionária mas absorve a sua importância e significado; a segunda imputa ao embrião o mesmo tratamento de pessoa, ainda que admita não ser essa a sua natureza jurídica.