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PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.

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1 PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais Profª Ma Cláudia Glênia Silva de Freitas

2 Projeto É importante a elaboração correta do projeto de pesquisa, pois ele será, não só o roteiro para a elaboração do artigo e da monográfica, como também poderá ser aproveitado, na introdução e conclusão do TC. deve responder às seguintes perguntas: - O que pesquisar? → definição do objeto, do problema, hipóteses; - Por que pesquisar? → justificativa de escolha do tema - Para que pesquisar? → propósito do estudo (objetivos) - Como pesquisar? → escolha dos métodos (metodologia) - Quando pesquisar? → cronograma de execução do projeto

3 Escolha do Tema Originalidade importância viabilidade conhecimento do assunto experiência do aluno (estágio, trabalho, etc) de acordo com as características intelectuais do aluno

4 Escolha do Tema sua atração e simpatia pelo assunto interesse despertado tendo em vista sua posição ideológica Uma dúvida a ser superada; um assunto que deve ser mais amplamente abordado;

5 Itens a serem elaborados no PROJETO: CAPA FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO SUMÁRIO : JUSTIFICATIVA REFERENCIAL TEÓRICO OBJETIVOS PROBLEMAS HIPÓTESES METODOLOGIA CRONOGRAMA ESTRUTURA PROVÁVEL REFERÊNCIAS APÊNDICES/ANEXOS (*OPCIONAL)

6 JUSTIFICATIVA É a razão de ser da pesquisa (por quê fazer?); é a explicação do pesquisador a respeito da escolha. Apresentada em forma de texto. Deve-se abordar: a importância do tema; a polêmica existente; a motivação para a realização do trabalho; a relevância e atualidade, dentre outros aspectos. Não inserir qualquer citação que seja, sendo que essa parte do projeto poderá ser aproveitada na introdução do TC.

7 REFERENCIAL TEÓRICO Apresentado em forma de texto; (mín. 3 autores) É a fundamentação do trabalho (“base teórica” do assunto, seja através de doutrinadores, jurisprudência, revistas e outros). Não existe um limite para as citações, porém elas devem conter as fontes, ou seja o local utilizado para pesquisar, site, autor e outros, utilizando citações diretas ou indiretas.

8 CITAÇÕES Para a elaboração do referencial teórico, é preciso fazer as citações. O importante das citações é a “fidelidade” destas. Citar não é errado, o errado é não informar a fonte.

9 CITAÇÕES Citação direta: é a cópia fiel do texto. -Até 3 linhas deve estar no corpo do texto, entre aspas sem itálico. -Acima de 3 linhas deve estar em recuo. Forma: Autor (ano, pg.) ou (AUTOR, ano, pg.) - Citação indireta: o aluno elabora seu texto utilizando pontos importantes da obra. Não coloque aspas, não coloque em itálico, Forma: Autor(ano) ou (AUTOR, ano)

10 Objetivos apresentar em tópicos; indicam o propósito da pesquisa, uma projeção, o desejo de realização. – GERAL apresentar em um só tópico; visão global e abrangente do tema; é a meta que o pesquisador pretende com seu trabalho

11 - ESPECÍFICOS apresentar em vários tópicos (mín. 3 - de 4 a 8 são desdobramentos que dão suporte ao objetivo geral - Tanto o geral, quanto os específicos são elaborados a partir de ações: analisar, caracterizar, demonstrar, elaborar, verificar, revisar, classificar, relacionar, e outros verbos que denotem ação.

12 Problema(s) apresentar em tópicos ou texto (a critério do aluno/professor); Podendo ser apenas um central ( a critério do aluno/professor); - não é simplesmente fazer uma pergunta. - é formular uma questão, problematizando a temática - é a pergunta inicial que determina a investigação

13 Hipótese(s) - apresentar em tópicos ou texto (equivalente aos problemas); - são as possíveis respostas dos problemas; - não podem ser respostas definitivas; - são possibilidades que serão ou não confirmadas no desenvolvimento do trabalho.

14 Metodologia - apresentar em forma de texto os meios pelos quais irá produzir a pesquisa; - verificar espécies de métodos(ex.: pesquisa de campo) e formas(ex.: entrevista) de pesquisa, adequando ao trabalho. ; - visa apresentar COMO e COM O QUE a pesquisa será desenvolvida -métodos e técnicas de pesquisa, amostragem, interpretação dos dados. -Se for fazer pesquisa de campo, como será? Onde ocorrerá?

15 Metodologia -Da análise de jurisprudência aponte os Tribunais as revistas que pretende examinar, assim como a doutrina. -Se fará a exposição do pensamento e do discurso dos autores no mesmo sentido e no sentido contrário. -Se serão utilizadas pesquisas anteriores ou será feita coleta de dados recentes com desenvolvimento de uma pesquisa empírica de campo....

16 Cronograma - é o planejamento das atividades para a realização da pesquisa; - é a organização das tarefas e fases da pesquisa em períodos; - é um provável calendário, pessoal, para o desenvolvimento da pesquisa e redação do TC I e II

17 Estrutura provável é um esboço do trabalho, um sumário provável da Monografia (ou Artigo); deve conter elementos como introdução, capítulos, seções, conclusão;

18 REFERÊNCIAS Relação dos documentos que foram efetivamente utilizados na redação do trabalho.

19 MONOGRAFIA OU ARTIGO? Artigo: estudo realizado de maneira resumida; sua dimensão exige um tratamento textual enxuto e direto; a linguagem deve primar pela concisão e objetividade. ARTIGO: de 15 a 20 páginas Monografia: de 40 a 60 página, necessita de: dados históricos e /ou direito comparado abordagens diversificadas (espécies, divisões, caracteres, etc) o tema pode se estender nos capítulos de forma melhor sistematizada O assunto é mais abrangente e explicitado melhor.

20 O Texto caráter formal e impessoal Exemplos: -“verifica-se” e não “verificamos”; -“pretende-se” e não “pretendo” ou “pretendemos”

21 Bons Trabalhos! Essa aula foi elaborada utilizando o material fornecido pela Professora Ma. Eliane Rodrigues Nunes.


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