Matheus B. M. Vianna Introdução ao Linux.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Comandos do Linux SO II.
Prof.: Fabrício M. Melo Bom dia!! Informática para concursos Prof.: Fabrício M. Melo
Software livre Professor: Antonio Carlos
Curso Básico de Informática
Linux – uma alternativa diferente Alessandra Faria Campos.
Maria Aparecida Castro Livi
Sistema Operacional LINUX
Software Livre Conceito:
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Fundamento à Informática
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Jéssica Da Silva Informática
LINUX.
Introdução ao Sistema Operativo
Software Livre - Ubuntu
I3GeoSaúde Visão geral.
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Sistemas Operacionais PLATAFORMA LINUX
Software Livre Elenilson Vieira
Gestão de Sistemas Operacionais II
Cluster Beowulf.
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
“Livre e pela liberdade”
Informática e Sociedade .: Software Livre: Linux :.
Licença de Software Profa. Priscila Facciolli Sistemas Operacionais.
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Universidadefederal da bahia faculdade de educação edc 287- educação e tecnologias contemporâneas aluna: leila moraes de araújo Software livre.
Sistemas Operacionais Linux
Linux Prof.: Antonio Reis Escola Brasileira. Histórico  Richard Stallman Personalidade importante da comunidade do software livre Ingressou no MIT em.
Noções de Sistema Operacional Linux
Definição A rigor, tudo o que pode ser armazenado eletronicamente pode ser chamado de software. Consideraremos aqui, como software, apenas os conjuntos.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007.
Universidade de Mogi das Cruzes Tec
Teve início em 1991, Criado pelo jovem Linus Torvalds Foi baseado no Unix Foi criado para ser um Sistema Operacional mais leve que o Unix Um grande diferencial.
S ISTEMAS O PERACIONAIS Prof. André Aparecido da Silva.
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Eric Steven Raymond ESR. ESR Nasceu em 4 de dezembro de 1957 em Boston, Massachusetts É um famoso hacker americano. Autor de A Catedral e o Bazar e é.
Software Livre.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Operacional Aberto (Linux) AULA 01 Prof. André Lucio.
Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Adenilza Santana & Viviane Silva.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
Conceito e principais tipos de softwares
Introdução ao Linux Histórico e desenvolvimento
14/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 05 –Sistemas Operacionais
SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, A EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;
Equipe:  Ana Paula Brás  Anete Santana  Cláudia Ribeiro  Silvia Lima  Tatiana Morais.
Sistema Operativo Linux Sistema Operativo Linux Características das distribuições instalação configuração.
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Ciência da Computação I
Professor Maurício Maia
Sistemas Operativos.
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL
Gerenciamento de informação com os recursos de Software Livre. Fábio Mascarenhas e Silva Docente do DCI da UFPE 5ª Jornada.
/ de Setembro de UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Tópicos Avançados.
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
WORDPRESS. O QUE É WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente.
1/ APR 2015 / GMX INTERNAL Software Livre Conceitos e Oportunidades Rodrigo D. Malara Gourmex/Delivoro.
Visão Geral do Sistema Operacional Linux Elisabete Tomomi Kowata UnUCSEH - Anápolis.
Visão Geral do Sistema Operacional Linux Elisabete Tomomi Kowata UnUCSEH - Anápolis.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
Linux - Kurumin Diapar – Centro de Capacitação Profissional Prof. Paulo Fragoso.
Tecnologias Emergentes Prof. Anderson M. Fernanes Mestrando em Informática - UTFPR.
GNU/Linux LEONARDO ESTRELA, Nº20, 10ºITM Índice Introdução História Software Livre Download Kernel Linux Ubuntu Unix Conclusão Interface do GNOME, uma.
12º FESTA LINUX LINUX PRINCIPIANTES. O início... Em 5 de outubro de 1991, um filandês chamado Linus Torvalds enviou a seguinte mensagem pelo sistema de.
Transcrição da apresentação:

Matheus B. M. Vianna Introdução ao Linux

História do Linux Criado por Linus Torvalds (estudante de ciência da computação na Finlândia) no início da década de 90. Linux = Linus + Unix O que é o Linux? Linux: "a better Minix than Minix“ MCC Interim Linux (Manchester Computer Centre) Minix x linux

Linus Torvalds x Andrew Tanembaum (microkernel x kernel monolítico) Versão original em inglês: http://oreilly.com/catalog/opensources/book/appa.html Versão resumida, comentada e traduzida: http://falcon-dark.blogspot.com/2005/09/quando-o-professor-est-errado-e-o.html

Razões para aderir ao Linux Baixo custo: o Linux pode ser adquirido gratuitamente na Internet ou a baixo custo em lojas de informática ou mesmo em bancas de revistas Estabilidade: servidores usando Linux raramente necessitam de reinicializações por problemas do sistema operacional ou aplicativos. Segurança: erros de programação são corrigidos em tempo recorde quando comparados aos sistemas operacionais proprietários. Escalabilidade: pode ser configurado com facilidade para tirar o máximo de proveito de máquinas com vários processadores. Portabilidade: apesar de ter sido criado para a arquitetura Intel, o Linux pode ser instalado em várias plataformas de hardware, inclusive sistemas embutidos

Copyright e Copyleft Copyleft (STALLMAN): copyleft (deixe copiar), trocadilho ao copyright (direito de cópia).

Free Software Foundation A Free Software Foundation (FSF, Fundação para o Software Livre) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, entendimento e modificação de programas de computadores – bandeiras do movimento do software livre, em essência. Faz isso promovendo o desenvolvimento e o uso de software livre em todas as áreas da computação mas, particularmente, ajudando a desenvolver o sistema operacional GNU e suas ferramentas.

GNU Projeto GNU, em computação, é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um sistema operacional totalmente livre, que qualquer pessoa teria direito de usar, modificar e redistribuir, o programa, seu código fonte, desde que garantido para todos os mesmos direitos. Este sistema operacional GNU deveria ser compatível com o sistema operacional UNIX, porém não deveria utilizar-se do código fonte do UNIX. Stallman escolheu o nome GNUporque este nome, além do significado original do mamífero Gnu, é um acrônimo recursivo de: GNU is Not Unix (em português: GNU não é Unix). A partir de 1984 Stallman e vários programadores, que abraçaram a causa, vieram desenvolvendo as peças principais de um sistema operacional, como compilador de linguagem C, editores de texto, etc.

GPL – General Public License GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Stallman no final da década de 1980, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF). A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux.

GPL - Filosofia liberdade de executar o programa para qualquer propósito; liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidade; liberdade de redistribuir cópias de forma a auxiliar alguém; liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie, entre outros (STALLMAN,1999).

Open Source Acesso ao código fonte Modificá-lo Distribuí-lo Motivo: Visa a qualidade do software.

Desenvolvimento de Software Modelo Catedral: centralização Modelo Bazar: Cada qual segue de forma independente. (Ex: Xorg e Xfree86) Fork: Bifurcação de um projeto SourceForge FreshMeat

Afinal, é Software Livre ou Software código aberto? Apenas uma visão ideológica! FSF: Software Livre Luta pela liberdade do conhecimento. Propagação do conhecimento. OSI(Open Source Initiative): Software código aberto Preocupação com a segurança, possibilita uma maior auditoria. Importante: Software Livre = Liberdade de conhecimento e não produto de graça.

Como contribuir para o Software Livre? Desenvolvimento de software Reportar falhas Utilizar softwares consideráveis instáveis. Tradução dos manuais Disseminar as suas vantagens.

Distribuições Linux O que é uma distribuição? Os três pilares do Linux: Slackware, Debian e Red Hat. Quais os motivos de várias distribuições? Quais as vantagens de cada distribuição? Árvore genealógica do linux: http://distrowatch.com/dwres.php?resource=independence

As comunidades Viva o Linux Under-Linux Linux Paidegua GUS-PA Etc

Onde obter ajuda: http://www.google.com.br/linux Portais sobre linux mIRC (freenode) Man pages Guia foca Linux Listas de e-mail http://tldp.org/ etc

Vida Virtual Uso de emoticons. Educação. Pesquisar antes de perguntar!

Software Livre e o Mercado de Trabalho Concurso Público Consultor Independente Docência no ensino superior. etc

Modo gráfico x Modo Texto Vantagens e Desvantagens

Personagens do Software Livre Linus Torvalds Richard Stallman

Referências http://www.gnu.org/ http://www.fsf.org http://pt.wikipedia.org/wiki/FSF