Trabalho realizado por: Francisco Timóteo Nº15 João Moreira Nº17

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Respeito Pela Diversidade Cultural e os Direitos de Cidadania
Advertisements

A criança e a cultura lúdica
Arte Gótica.
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Protecção e Convenção da Natureza
DEFINIÇÃO DE CARGOS / JOB DESIGN
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
FUNDAP GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
O Funcionalismo William James.
Avaliação de desempenho dos docentes
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
Arquitetura Funcional “Bauhaus”
A arte e a mentalidade barroca
ARQUITETURA ORGÂNICA.
Arte Déco.
9 de Novembro de 1989 Escola Secundária da Moita Disciplina de Alemão.
“Psicossociologia das Organizações”
Movimento Moderno Le Corbusier Walter Gropius Mies Van der Rohe
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
ROCOCÓ.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
O urbanismo.
O papel da ciência n Os Maias Raquel Ribeiro Nº 21 Tamara Vicente Nº 25.
O Nascimento da Nova Arquitectura
Lei de bases da actividade física e desportiva
A que distância estaremos da Idade Moderna?
No dia 23 de Abril de 2010, numa sexta-feira, pelas 15h deslocou-se à Escola Secundária com 3º ciclo de Ferreira Dias no Cacém o conhecido estilista Manuel.
aula 1 - Niccolò Machiavelli – uma análise do PRÍNCIPE
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações A.
Trabalho realizado por : DCA António Moreira nº5
Cuidar da terra, cuidar dos outros
GRAFITE (OU PICHAÇÃO???).
Teoria do Design 12º I Correcção Teste 15.Março Tentúgal Curso Geral de Artes.
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
Carlos ArriagaEconomia bancária e Financeira1 Unidade 3 Introdução à teoria do portefólio 1 Modelo de Markowitz Fronteira eficiente 2. Determinação da.
Teoria neoclássica da administração
Trabalho realizado por:
Do Funcionalismo ao Modernismo
Categorias específicas do Direito Urbanístico
Trabalho realizado por: Joana Cunha nº 13 Sara Couto nº 21 9ºH
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula 10
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Funcionalismo.
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
Filosofia moderna.
História Da Matemática
Novo Regime de Contratação Pública: A Gestão do Ciclo da Contratação Pública Lisboa, Junho de 2008.
Daniela Sousa , nº3 Matheus Carvalho , nº16
Tema: Conflitos Regionais
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR PROF.(ME)
GERAIS  Apoiar a melhoria das aprendizagens e consolidar conteúdos do programa da área curricular disciplinar de geografia A (11º ano) através da observação.
David Hume (1711–1776).
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
Currículo Pós-Moderno Alunos: Deborah Nazário Márcio Franco.
Aula Teórica nº 18 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9. Moeda e Política Monetária 9.1. Procura de moeda 9.2. Oferta.
AGRUPAMENTO DE CELORICO DE BASTO DESIGN
Aula VII Primitivo/Primitivismo, Art Nègre, Imagens do Inconsciente, Art Brut MAK0132.
FUTURISMO ALUNOS: EMERSON, EDSON, JOÃO PEDRO, LUIS EDUARDO, RILDO E RUBI PROFESSOR(A): LUCIANA MURA ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM TURMA: 3 ANO “A”
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

Trabalho realizado por: Francisco Timóteo Nº15 João Moreira Nº17 Ficha de trabalho nº4 Trabalho realizado por: Francisco Timóteo Nº15 João Moreira Nº17 Disciplina: DCA Prof.: Sofia Seabra Módulo 2

Índice de Perguntas 1. Quando, onde e por quem foi fundada a Escola de Ulm? 2. Quais os princípios da Escola de Ulm? 3. O que foi a carta de Atenas? 4. Quem foi o autor da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar.” 5. Qual é o sentido da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar”? 6. Comenta a afirmação: “O ornamento era considerado, à partida, como uma “delinquência”, no contexto da arquitectura modernista. 7. Que movimento submete exclusivamente à sua função operativa? 8. Que critérios eram usados para a produção de objetos no funcionalismo? 9. Qual foi o principal princípio do funcionalismo? 10. O que foi o pós-modernismo? 11. Que características pode referir relativamente ao design pós-moderno?

Quando, onde e por quem foi fundada a Escola de Ulm? Esta escola foi fundada na Cidade de Ulm, Alemanha em 1953 por Max Bill.

Quais os princípios da Escola de Ulm? Os principais princípios desta escola eram baseados numa outra escola alemã, a Bauhaus.

O que foi a carta de Atenas? Foi um evento, que teve como tema a "cidade funcional", discutiu aspectos da arquitectura contemporânea. Foi dominado pela visão dos franceses e de Le Corbusier em particular, onde, o tópico sobre património histórico foi introduzido por solicitações dos delegados Italianos.

Quem foi o autor da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar.” Esta frase foi proferida por Charles-Edouard Jeanneret-Gris.

Qual é o sentido da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar”? O uso da fachada livre e da planta livre (resultado directo da aplicação das estruturas por ele defendidas), presentes nos "cinco pontos" advém também da arquitectura oriental que propõe um átrio central que marca e determina a circulação e a disposição dos espaços e fachadas. Os próprios terraços, como na Villa Savoye são reminiscências da arquitectura do norte da África.

Comenta a afirmação: “O ornamento era considerado, à partida, como uma “delinquência”, no contexto da arquitectura modernista. No nosso ver não estamos, pois cada qual tem as seus próprios gosto e tem que viver com as suas preferências e como mais gostar, não segundo um padrão que é a sociadade.

Que movimento submete exclusivamente à sua função operativa? Foi o funcionalismo.

Que critérios eram usados para a produção de objetos no funcionalismo? Qualquer dimensão de cariz decorativa, no objecto, é rejeitada; Todo e qualquer elemento do objecto terá que ser funcionalmente justificado; O objecto é geometrizado, as suas formas nada têm a ver com as do mundo natural; Os seus autores defendem a estandardização, a utilização de soluções tipo;

Que critérios eram usados para a produção de objetos no funcionalismo?  Função é entendida como consequência objetiva da acção; As funções podem ser directas ou indirectas, latentes ou manifestas;  As actividades parciais contribuem para a actividade global do sistema ao qual pertencem;

Qual foi o principal princípio do funcionalismo? É a questão: "Como é que a sociedade satisfaz as suas necessidades?".

O que foi o pós-modernismo? Foi um movimento que teve início na década de setenta e estende-se até aos nossos dias. No pós-modernismo procura-se a ruptura com o racionalismo modernista, procurando retomar a dimensão lúdica dos objectos.

Que características pode referir relativamente ao design pós-moderno? No pós-modernismo valoriza-se a carga simbólica do objecto e o seu aspecto ornamental; Rejeita-se tudo o que está ligado ao modernismo, que se considera elitista e ininteligível; O objecto ganha expressividade, é portador de características ornamentais;

Fim