Trabalho realizado por: Francisco Timóteo Nº15 João Moreira Nº17 Ficha de trabalho nº4 Trabalho realizado por: Francisco Timóteo Nº15 João Moreira Nº17 Disciplina: DCA Prof.: Sofia Seabra Módulo 2
Índice de Perguntas 1. Quando, onde e por quem foi fundada a Escola de Ulm? 2. Quais os princípios da Escola de Ulm? 3. O que foi a carta de Atenas? 4. Quem foi o autor da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar.” 5. Qual é o sentido da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar”? 6. Comenta a afirmação: “O ornamento era considerado, à partida, como uma “delinquência”, no contexto da arquitectura modernista. 7. Que movimento submete exclusivamente à sua função operativa? 8. Que critérios eram usados para a produção de objetos no funcionalismo? 9. Qual foi o principal princípio do funcionalismo? 10. O que foi o pós-modernismo? 11. Que características pode referir relativamente ao design pós-moderno?
Quando, onde e por quem foi fundada a Escola de Ulm? Esta escola foi fundada na Cidade de Ulm, Alemanha em 1953 por Max Bill.
Quais os princípios da Escola de Ulm? Os principais princípios desta escola eram baseados numa outra escola alemã, a Bauhaus.
O que foi a carta de Atenas? Foi um evento, que teve como tema a "cidade funcional", discutiu aspectos da arquitectura contemporânea. Foi dominado pela visão dos franceses e de Le Corbusier em particular, onde, o tópico sobre património histórico foi introduzido por solicitações dos delegados Italianos.
Quem foi o autor da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar.” Esta frase foi proferida por Charles-Edouard Jeanneret-Gris.
Qual é o sentido da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar”? O uso da fachada livre e da planta livre (resultado directo da aplicação das estruturas por ele defendidas), presentes nos "cinco pontos" advém também da arquitectura oriental que propõe um átrio central que marca e determina a circulação e a disposição dos espaços e fachadas. Os próprios terraços, como na Villa Savoye são reminiscências da arquitectura do norte da África.
Comenta a afirmação: “O ornamento era considerado, à partida, como uma “delinquência”, no contexto da arquitectura modernista. No nosso ver não estamos, pois cada qual tem as seus próprios gosto e tem que viver com as suas preferências e como mais gostar, não segundo um padrão que é a sociadade.
Que movimento submete exclusivamente à sua função operativa? Foi o funcionalismo.
Que critérios eram usados para a produção de objetos no funcionalismo? Qualquer dimensão de cariz decorativa, no objecto, é rejeitada; Todo e qualquer elemento do objecto terá que ser funcionalmente justificado; O objecto é geometrizado, as suas formas nada têm a ver com as do mundo natural; Os seus autores defendem a estandardização, a utilização de soluções tipo;
Que critérios eram usados para a produção de objetos no funcionalismo? Função é entendida como consequência objetiva da acção; As funções podem ser directas ou indirectas, latentes ou manifestas; As actividades parciais contribuem para a actividade global do sistema ao qual pertencem;
Qual foi o principal princípio do funcionalismo? É a questão: "Como é que a sociedade satisfaz as suas necessidades?".
O que foi o pós-modernismo? Foi um movimento que teve início na década de setenta e estende-se até aos nossos dias. No pós-modernismo procura-se a ruptura com o racionalismo modernista, procurando retomar a dimensão lúdica dos objectos.
Que características pode referir relativamente ao design pós-moderno? No pós-modernismo valoriza-se a carga simbólica do objecto e o seu aspecto ornamental; Rejeita-se tudo o que está ligado ao modernismo, que se considera elitista e ininteligível; O objecto ganha expressividade, é portador de características ornamentais;
Fim