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Currículo Pós-Moderno Alunos: Deborah Nazário Márcio Franco.

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Apresentação em tema: "Currículo Pós-Moderno Alunos: Deborah Nazário Márcio Franco."— Transcrição da apresentação:

1 Currículo Pós-Moderno Alunos: Deborah Nazário Márcio Franco

2 Uma história antiga... Protágoras de Abdera (Abdera, 480 a.C. - Sicília, 410 a.C.) Foi quem cunhou a frase "o homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são". Tal frase expressa bem o relativismo tanto dos Sofistas em geral quanto o relativismo do próprio Protágoras.

3 Uma história antiga... Se o homem é a medida de todas as coisas, então coisa alguma pode ser medida para os homens, ou seja, as leis, as regras, a cultura, tudo deve ser definido pelo conjunto de pessoas, e aquilo que vale em determinado lugar não deve valer, necessariamente, em outro. Esta máxima também significa que as coisas são conhecidas de uma forma particular e muito pessoal por cada indivíduo, o que vai contra, por exemplo, ao projeto de Sócrates de chegar ao conceito absoluto de cada coisa.

4 Reflexos na história... Identificação por padrões “NORMATIVOS” ou “CULTOS”. Nas Artes Impressionismo  Claude Monet (1840 - 1926)  Pierre Auguste Renoir (França - 1841-1919)  Vincent Van Gogh (Holanda - 1853 - 1890)

5 Claude Monet...

6 Pierre Auguste Renoir...

7 Reflexos na história... Cubismo  Pablo Picasso (1881 -1973)

8 Reflexos na história... Na Literatura Quinhentismo (1500-1601) Barroca (1601-1768) Arcadismo (1768-1808) Romantismo (Poesia / Prosa) (1808-1881) Realismo Naturalismo (1881-1893) Simbolismo (Pré-modernismo) (1893-1922) Modernismo (1922-dias atuais)

9 ... E na educação? Quando se pensa nos discursos sobre currículo, temos:  Teorias Tradicionais;  Teorias Críticas;  Teorias Pós-Críticas;  Depois das Teorias Críticas e Pós-Criticas

10 O Pós-Modernismo... Como movimento intelectual, assume-se uma postura radical contra os movimentos anteriores. Valoriza-se a diversidade de perspectivas, de olhares, de posturas nos mais diversos campos: -Política, -Artes, -Literatura, -Etc...

11 O Pós-Modernismo... A centralidade da razão causa uma reviravolta nas concepções modernas e isso traz implicações nas discussões curriculares. Há um ataque frontal a própria idéia de educação, pois esta é vista como uma fiel representação da modernidade. Afirma que as “Grandes Narrativas” são expressões da vontade de domínio e controle dos modernistas.

12 O Pós-Modernismo... Há a dúvida que a noção de progresso seja necessária ou desejável. Coloca em dúvida a “autonomia” do sujeito, sua centralidade e sua soberania. Afirma também que este sujeito não é o centro das ações sociais, pois na realidade, ele é pensado, falado e produzido pelas estruturas e instituições.

13 O Pós-Modernismo... O pós – modernismo não se limita, entretanto, a atacar os fundamentos do pensamento moderno. Inspirado por sua vertente estética, o pós-modernismo tem um estilo que em tudo se contrapõe à linearidade e a aridez do pensamento moderno. "Pós – Modernismo privilegia o pastiche, a colagem, paródia e a ironia – não rejeita simplesmente aquilo que critica; ele, ambíguo e crônico, imita, incorpora, inclui. "

14 O Pós-Modernismo... Pós-Modernismo não apenas tolera, mas privilegia a mistura, o hibridismo e a mestiçagem (cultura, estilo de vida, etc). O pós- modernismo prefere o local e o contingente ao universal e ao absurdo. Pós-Modernismo prefere o “subjetivismo” das interpretações parciais e localizadas. Rejeita distinções categóricas e absolutas como a que o modernismo faz entre “alta e baixa cultura”.

15 O Pós-Modernismo... Dissolvição das distinções entre diferentes gêneros: filosofia e literatura, entre ficção e documentário. Cena contemporânea em termos políticos sociais, culturais, epistemológicos, nitidamente descentrada - pós modernos.

16 O Pós-Modernismo... Incompatibilidade entre o currículo existente e o pós-moderno. O currículo existente é a própria encarnação das características modernas. Ele é linear, seqüencial, estático, sua epistemologia é real e objetivista, é disciplinar e segmentado. O currículo existente está baseado numa separação rígida entre “alta e baixa cultura” e que no seu centro existente está o sujeito racional, centrado e autônomo da Modernidade.

17 Perspectiva Pós–Moderna O problema não é apenas o currículo existente, é a própria teoria crítica do currículo que é colocada sob suspeitas. A teorização crítica da educação e do currículo segue os princípios da narrativa Modernidade.

18 Perspectiva Pós–Moderna Teorização Crítica – depende do universalismo, do essencialismo e do fundacionalismo do pensamento moderno. Esta teoria não existiria sem o pressuposto de que um sujeito (através de um currículo crítico) se tornaria emancipado e libertado.

19 Perspectiva Pós–Moderna O pós – modernismo constitui uma radicalização dos questionamentos lançados as formas dominantes de conhecimento pela pedagogia crítica. “O pós modernismo acaba com qualquer vanguardismo, qualquer certeza e qualquer pretensão de emancipação. O pós-modernismo assinala o fim da pedagogia crítica e o começo da pedagogia pós – crítica” (p.116)


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