Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
EDIÇÃO DE ÁUDIO (fundamentos)
Podcast e transmissão de rádio via internet
Programa Nas Ondas do Rádio
Rádio: Gênero publicitário
Sonorização de Pátio Escolar
PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT)
PORTIFÓLIO & MIDIATECA
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Linguagem Audiovisual
SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Mapa Mural da Sustentabilidade
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
Documentação de projetos
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Como elaborar um projeto
NAS ONDAS DO RÁDIO Reunião 16/12/09. Áreas Temáticas Gestão do Conhecimento Mediação de Comunicação Educomunicação.
Gêneros e formatos radiofônicos
Aprendendo a fazer BLOG
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Curso Rádio Escolar: Como Implementar
Agências de Notícias Imprensa Jovem
EDIÇÃO DE ÁUDIO (com o Audacity 1.2.6)
Produzindo Rádio na Escola
COMO TRANSFERIR SUA CONTA DA PREFEITURA (HOTMAIL) PARA SEU PESSOAL
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Projeto Educomunicativo Blog EMEI Prof. Ant. Rubbo Muller
Projeto Jornal Mural Professores
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
UMA PARCERIA.
Trabalhando com Grupos
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CINEMA NA ESCOLA Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Encontro 4.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
O papel pedagógico do órgão gestor
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Transcrição da apresentação:

Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011

Nesta Aula Por que e como escrever um projeto?

Quando um problema se transforma em demanda, surge um projeto. Demanda: necessidade que encontrou vontade política, apoio da população e condições de ser atendida através de um projeto.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA Título original: (Entre les Murs) Lançamento: 2007 (França) Direção: Laurent Cantet Atores: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi. Duração: 128 min Gênero: Drama 1

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA Título original: (Entre les Murs) Lançamento: 2007 (França) Direção: Laurent Cantet Atores: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi. Duração: 128 min Gênero: Drama 2

Podemos entender o PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO como o desenvolvimento do Projeto Educom.rádio – Educomunicação Nas Ondas do Rádio (2001), o qual se originou de uma demanda social, acrescida de vontade política, para diminuir a violência nas escolas. DEMANDA SOCIAL + VONTADE POLÍTICA + PROJETO EDUCOM.RÁDIO = PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO (NOR)

OBJETIVO Promover o diálogo franco e aberto no espaço escolar, mediado pelas tecnologias da comunicação.

JUSTIFICATIVA O rádio e as demais tecnologias da comunicação fascinam as novas gerações, proporcionam momentos de descontração e criatividade, e facilitam o diálogo, melhorando as relações interpessoais, fortalecendo o protagonismo infanto-juvenil.

Ao se transformar em política pública, são criadas as condições para continuidade e ampliação da proposta (hoje Programa Do Governo Municipal), que se concretiza por meio de novos projetos nas escolas.

POR QUE UM PROJETO PRECISA SER DOCUMENTADO?

Um documento escrito permite organizar as ideias, fazer contatos, estabelecer parcerias e conseguir apoio financeiro.

O interlocutor terá mais compreensão da proposta e se sentirá seguro ao apoiar uma ação que possa ser visualizada no papel e/ou na tela de um computador de forma completa.

Essas articulações implicarão em mudanças no que já havia sido escrito. E isso poderá ser muito positivo, pois a ideia é que, com a ajuda de outras pessoas, a proposta seja melhorada.

Quem propõe? O quê? Para quem? Por quê? Como pretende realizar aquilo que está sendo proposto? Quando? Onde? O que será preciso? Quanto vai custar? A redação de um projeto deve responder basicamente as seguintes questões:

O gestor de projetos educomunicativos ou professor-mediador deverá negociar externamente para garantir recursos, e internamente, para garantir a segurança e a identidade do grupo responsável pelo projeto. Ressalta-se a importância da participação dos alunos na construção do mesmo.

Capa Apresentação Justificativa Objetivo geral Objetivos específicos Público-alvo Metodologia Equipe responsável Parcerias Instrumentos de avaliação* Cronograma Orçamento Anexos Itens de um projeto

São indicadores de resultados: diminuição da violência, ampliação da capacidade de expressão, pró-atividade de segmentos da comunidade escolar, protagonismo infanto-juvenil, apropriação técnica e das linguagens midiáticas, capacidade de leitura crítica dos meios, melhora no desempenho escolar dos alunos participantes etc. *Instrumentos de avaliação

A conclusão de um projeto deve provocar novas ideias e apontar novos desafios. Um bom projeto se retroalimenta.

ATIVIDADE Elaborar uma proposta de trabalho (projeto) e preparar uma apresentação (.ppt) e um teaser para serem socializados no último encontro.

Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Formadores Alda Ribeiro Carlos Fernandez Carmen Gattás Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Paola Prandini Salete Soares Silene Lourenço Programa Nas Ondas do Rádio