TRABALHO 5: G RANDES B ANCOS DE D ADOS P ÚBLICOS Camilla Takegami Adania 19/05/2012 UNICAMP- F ACULDADE DE E NGENHARIA Q UÍMICA E SPECIALIZAÇÃO EM G ESTÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
USO DE DADOS CENSITÁRIOS E DE PESQUISAS DOMILICARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE INDICADORES SOCIAIS SOBRE CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA Ana.
Advertisements

PESQUISA DE MARKETING 10a Aula
Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil
Ministério da Previdência Social Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza 1992 a 2008.
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2009 BRASÍLIA, SETEMBRO DE 2010.
Levantamento, construção e diagnóstico
CONHECENDO GRANDES BANCOS DE DADOS PÚBLICOS BRASILEIROS.
UNICAMP- Faculdade de Engenharia Química Especialização em Gestão da Produção Sistema de Informação e Tecnologia- FEQ 0411 Juliana Sannomya TRABALHO 5.
TRABALHO 5 : Conhecendo grandes Bancos de Dados Públicos Brasileiros Robert Davis Junior Unicamp – Faculdade de Engenharia Química Especialização em Gestão.
Bancos de Dados Públicos Mauro Oziris Bortolozo Filho Trabalho 5.
Banco de dados público –
Kélen G. Ferracini UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP – FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA. ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO DISCIPLINA.
Indicadores Socioeconômicos – IDB/RIPSA
Análise dos Resultados Preliminares do Universo e da Amostra
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2011 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2012.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Reunión de Trabajo Grupo Censos
Quem somos O que fazemos Slide 1
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
TRABALHO 4: E NTENDENDO UM B ANCO DE D ADOS Camilla Takegami Adania 12/05/2012 UNICAMP- F ACULDADE DE E NGENHARIA Q UÍMICA E SPECIALIZAÇÃO EM G ESTÃO DA.
Ferramentas da SAGI.
Professora Francisca Barros
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 5 Conhecendo Grandes Bancos de Dados Públicos.
TRABALHO 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
TRABALHO 4 FABIO BONAMIN.
TRABALHO 2: I NDÚSTRIA F ONOGRÁFICA Camilla Takegami Adania 28/04/2012 UNICAMP- F ACULDADE DE E NGENHARIA Q UÍMICA E SPECIALIZAÇÃO EM G ESTÃO DA P RODUÇÃO.
TRABALHO 8: M- COMMERCE : C ASO O I P AGGO Camilla Takegami Adania 16/06/2012 UNICAMP- F ACULDADE DE E NGENHARIA Q UÍMICA E SPECIALIZAÇÃO EM G ESTÃO DA.
TRABALHO 5 FABIO BONAMIN.
SIT – Trabalho 5 Fernando Lange Guerra. Banco de Dados IPEA-DATA Missão: "Produzir, articular e disseminar conhecimento para aperfeiçoar as políticas.
TRABALHO 3: CRM: Customer Relationship Management
TRABALHO 7: G ERENCIAMENTO DAS R ELAÇÕES COM O C LIENTE (CRM) Camilla Takegami Adania 02/06/2012 UNICAMP- F ACULDADE DE E NGENHARIA Q UÍMICA E SPECIALIZAÇÃO.
Discussão sobre o dicionário do Censo IBGE 2010 Projeto: MÉTRICAS TERRITORIAIS DE PROTEÇÃO SOCIAL: A CAPACIDADE PROTETIVA DE FAMÍLIAS RESIDENTES EM METROPÓLES.
AULA 2 Evolução da Proteção Social. AULA 2 Evolução da Proteção Social.
Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2013
O IBGE e as pesquisas agropecuárias
Banco de Dados Públicos IBGE.  IBGE -  Economia  Agropecuária  Censo Agropecuário  Banco de metadados  Processo: Produção da Extração.
Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor
O Projeto da Nova Regionalização para o Brasil
Aula 3 17 de setembro de 2013 Agrupamento independente de cortes transversais.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
Profº: Cristiano Santana
Pesquisa de Orçamentos Familiares
Bases de dados estatísticas e numéricas
Globalização e as desigualdades regionais
Buenos Aires, 6-8 May Patricia Chaves Espaço Feminista Huairou Commission.
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
FINALIDADE A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação.
POPULAÇÃO.
Trabalho 5 Fernando Baliani da Silva. Banco de Dados Banco de dados escolhido: IPEA – Estimativa de vida ao nascer.
A Previdência Social e o Envelhecimento da População
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
Sistema de Informação e Tecnologia Trabalho 07 – Conhecendo grandes bancos de dados públicos brasileiros Gestão Estratégica de Produção Marcel Fernando.
Trabalho 4 BANCO DE DADOS Aluno: Fernando Baliani.
Olivier Blanchard Pearson Education CAPÍTULO 1 Um giro pelo mundo.
111 Para o Evento “Gerações Interativas – crianças e adolescentes diante das telas” Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD.
Destaques PNAD 2014 MDS 13 de novembro de 2015.
FERNANDA FERNANDES TAVARES PAULA PRATES PEREIRA
Índices de Cumprimento da Lei de Execuções Penais Daniel Cerqueira Alexandre Samy de Castro Luciene Gomes de Souza IPEA-DIEST Conselho Nacional do Ministério.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
O Movimento Sindical no Brasil A Atual Organização da Estrutura Sindical no Brasil KLF – Korea Labor Foundation O Movimento Sindical no Brasil A Atual.
Estudo de Atratividade das Sub-regiões do Estado de São Paulo SindusCon-SP & Deloitte Abril, 2016.
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
População: Distribuição geográfica e crescimento
Ferramentas SAGI para auxiliar na Gestão Caio Nakashima Abril 2015.
O financiamento da educação brasileira: salto educacional e qualidade Nelson Cardoso Amaral (UFG) Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Transições epidemiológica, demográfica e de gênero Papel das políticas públicas Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz – Departamento.
Transcrição da apresentação:

TRABALHO 5: G RANDES B ANCOS DE D ADOS P ÚBLICOS Camilla Takegami Adania 19/05/2012 UNICAMP- F ACULDADE DE E NGENHARIA Q UÍMICA E SPECIALIZAÇÃO EM G ESTÃO DA P RODUÇÃO S ISTEMA DE I NFORMAÇÃO E T ECNOLOGIA - FEQ 0411

Banco de Dados Público Escolhido  Site: IBGE (  Divisão: População  Área: Censo Demográfico 2010  Banco de Dados: Resultados gerais da amostra - Rendimentos

Banco de Dados Público Escolhido Resultados gerais da amostra - Rendimentos

Banco de Dados Público Escolhido Resultados gerais da amostra – Rendimentos  Resultados já separados em tabelas, com diversos objetivos (rendimento nominal mensal, rendimento por sexo, rendimento domiciliar per capita, etc.)

Entidades e Atributos EntidadeAtributos Grandes Regiões do Brasil e Unidades da Federação Total Classe de Rendimento nominal mensal (em salário mínimo)

Análise do Banco de Dados  Principais Desafios:  Esse banco de dados não consegue ser tão atual. É sempre uma foto do momento da coleta de informação. O censo sempre terá um gap entre o período de coletas e a divulgação. E como sua coleta é muito complicado, não pode ser feita anualmente.  Como tratar e organizar as informações coletas.  Público e Gratuito:  A função desse BD é retratar o Brasil com informações numéricas que contribuam para o desenvolvimento de Políticas Públicas. Ou seja, é a foto da sociedade brasileira naquele momento. Para saber se as políticas públicas estão sendo bem aplicadas, esse BD deve ser público.

Análise do Banco de Dados  Aparentemente, é bem adequado e estruturado.  É fácil de navegar e encontrar as informações.  Necessita de um grande espaço para armazenar.  Os únicos dados redundantes que é encontrado, é número total de habitantes, tanto no Brasil, quanto nas regiões e unidades da federação (cada tabela, tem na primeira coluna o número absoluto de habitantes)  Sugestões:  Opção de cruzar um item do censo como os outros anos.  Exibir todas as tabelas em excel. Assim facilita o tratamento de dados.