Comparação entre padrões de escalas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mairon de Oliveira Costa
Advertisements

A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
Marco Antonio Montebello Júnior
Listas Lineares Estrutura que permite representar um conjunto de dados de forma a preservar a relação de ordem linear. Uma lista linear é composta de nós,
Sumário Aula n.º 18 Formatações Tamanho Cor Parágrafos Alinhamento
24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo
Ligadura de prolongamento Harmonização de canções por audição
Você deve participar das três propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Execução das canções Frutas e Tocam os Sinos Execução da peça March.
15 Tutorial do E-book Teclado - Conteúdo
Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas
Identificação de notas: dó, ré, mi fá sol, lá e si
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07
Filtro no Excel PUCRS Profa. Jiani Microinformática
Folha de Cálculo TIC 10.
Dominós mágicos Você já teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre os quadrados mágicos, agora que tal por em prática o que aprendeu em uma atividade.
Folha de cálculo Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo
Microsoft Office Excel
Matrizes DEFINIÇÃO K corpo p,q números naturais
Teoria da Produção Em cada momento no tempo existe um conjunto de técnicas produtivas, ou tecnologias, que permite produzir determinado produto, a partir.
O Concerto do grande Mestre...
Prof. Roberto Cristóvão
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Psicologia da interface
Informática Teórica Engenharia da Computação
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Introdução ao conceito de Multiplicação
Algorítmos e estrutura de dados III
Tema: Característica e Mantissa
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Jogo de Empresas Guia de Acesso.
Conscientização.
Desejando encorajar o progresso de seu jovem filho ao piano,
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
Canto de Paz Aperfeiçoamento Teórico
Banco de Dados 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
1 Rode esta apresentação em modo “slide show” ou tela. Para editar as cores, opere no modo “slide”
TEORIA MUSICAL Iniciante
Sobre notas no Moodle Notas são pontuações atribuídas às avaliações de atividades dos participantes em um curso do Moodle, que são postadas no boletim,
Fenômenos cíclicos.
Automático Nos domínios da voz André Luiz por Francisco Cândido Xavier.
Informações implícitas
Criando uma formatação
Operadores Relacionais e Lógicos
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Música: Lord of the Dance – Gypsy King Imagens: Internet Texto e Formatação: Denizi de Paula Oliveira Ligue o som
Nossa Senhora do Bom Conselho
Música ELEMENTOS Básicos.
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Controle de Fluxo
Capitulo 5: Simplex Voltando ao exemplo da confecção da D. Maria, e modificando um pouco os valores apenas para facilitar nossos cálculos e o entendimento,
Cálculo de intervalos de quarta justa com apoio do teclado
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
21 Tom e Semitom - Conteúdo
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
A Suíte para Piano Op. 25 Präludium Gavotte Musette (Gavotte da capo) Intermezzo Menuett Gigue 6 movimentos Apesar de não muito convencional, a combinação.
Programação da Produção I
Musicalização no Prolicenmus C
31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Material de Apoio
31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Atividades
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva Fórmulas É comum ouvirmos falar nas fórmulas do Excel. São ferramentas poderosas que podem ser usadas para.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Compreendendo a notação de semitons na partitura
Introdução O que é necessário retomar? Identificando o padrão maior na melodia Identificando o padrão menor na melodia Tonalidades homônimas Intervalos.
Aula 1 Modos. Modos Litúrgicos São escalas diatônicas que guardam entre seus graus os intervalos de um tom ou um semitom. Têm nomes de povos gregos e.
Você deve participar das três propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Construção de Acordes de Subdominante Execução do Encadeamento I.
Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Por Josiane da Conceição Paulo
Aperfeiçoamento técnico grupo canto de paz
Transcrição da apresentação:

Comparação entre padrões de escalas Musicalização no Prolicenmus

Utilizaremos duas maneiras de comparar os formatos das escalas maiores e menores, com base em suas possibilidades de construção: Comparação entre escala maior e sua relativa menor: veremos que a escala menor primitiva, relativa da escala maior, preserva a mesma armadura e as mesmas notas, mas parte de uma tônica diferente e gera uma organização intervalar própria do modo menor. Comparação entre escala maior e sua homônima menor: partindo da mesma tônica, as alterações fixas (armadura) e ocorrentes são diferentes da escala maior homônima, pois são acrescentadas para que as escalas correspondam aos padrões do modo menor.

Comparação entre escala maior e sua relativa menor Escala menor primitiva Escala menor harmônica Escala menor melódica

Menor melódica ascendente Menor melódica descendente Neste quadro, você pode ouvir todos os intervalos da escala em relação à tônica (grau 1), continuando a comparação de escalas relativas. Note que a tônica nas escalas menores será diferente da tônica de sua escala relativa maior. Sugerimos que você faça primeiramente a audição dos intervalos em sequência por linhas (ouvindo todos os intervalos de uma mesma escala) e depois por colunas (ouvindo a qualidade do mesmo intervalo em cada escala). Escala/Intervalo 1-2 1-3 1-4 1-5 1-6 1-7 1-8 Maior 2ªM 3ªM 4ªJ 5ªJ 6ªM 7ªM 8ªJ Menor primitiva 3ªm 6ªm 7ªm Menor harmônica Menor melódica ascendente Menor melódica descendente

2) Comparação entre escala maior e sua relativa menor Escala menor primitiva Escala menor harmônica Escala menor melódica

Menor melódica ascendente Menor melódica descendente Já neste quadro, você pode ouvir todos os intervalos da escala em relação à tônica (grau 1), desta vez comparando as escalas homônimas. Neste caso, todas as escalas partem da mesma tônica mas diferem em seus intervalos e, consequentemente, em suas alterações. Vale ainda a mesma sugestão: primeiro ouça os intervalos em linhas e depois em colunas. Escala/Intervalo 1-2 1-3 1-4 1-5 1-6 1-7 1-8 Maior 2ªM 3ªM 4ªJ 5ªJ 6ªM 7ªM 8ªJ Menor primitiva 3ªm 6ªm 7ªm Menor harmônica Menor melódica ascendente Menor melódica descendente

Neste material utilizamos por base a escala de dó maior, pois ela apresenta a constituição intervalar da escala maior sem necessidade do uso de alterações e, consequentemente, de armadura. Ao comparar escalas relativas, temos lá menor; comparando escalas homônimas, mantemos a nota dó como a tônica, chegando a dó menor. Procure exercitar-se estudando escalas transpostas para várias tonalidades, ou seja, partindo de tônicas diferentes, para se acostumar com o mesmo padrão em registros diferentes. Você precisará dessa habilidade para transpor seu repertório e adequá-lo a execução em diferentes tessituras vocais e intrumentais.