Comparação entre padrões de escalas Musicalização no Prolicenmus
Utilizaremos duas maneiras de comparar os formatos das escalas maiores e menores, com base em suas possibilidades de construção: Comparação entre escala maior e sua relativa menor: veremos que a escala menor primitiva, relativa da escala maior, preserva a mesma armadura e as mesmas notas, mas parte de uma tônica diferente e gera uma organização intervalar própria do modo menor. Comparação entre escala maior e sua homônima menor: partindo da mesma tônica, as alterações fixas (armadura) e ocorrentes são diferentes da escala maior homônima, pois são acrescentadas para que as escalas correspondam aos padrões do modo menor.
Comparação entre escala maior e sua relativa menor Escala menor primitiva Escala menor harmônica Escala menor melódica
Menor melódica ascendente Menor melódica descendente Neste quadro, você pode ouvir todos os intervalos da escala em relação à tônica (grau 1), continuando a comparação de escalas relativas. Note que a tônica nas escalas menores será diferente da tônica de sua escala relativa maior. Sugerimos que você faça primeiramente a audição dos intervalos em sequência por linhas (ouvindo todos os intervalos de uma mesma escala) e depois por colunas (ouvindo a qualidade do mesmo intervalo em cada escala). Escala/Intervalo 1-2 1-3 1-4 1-5 1-6 1-7 1-8 Maior 2ªM 3ªM 4ªJ 5ªJ 6ªM 7ªM 8ªJ Menor primitiva 3ªm 6ªm 7ªm Menor harmônica Menor melódica ascendente Menor melódica descendente
2) Comparação entre escala maior e sua relativa menor Escala menor primitiva Escala menor harmônica Escala menor melódica
Menor melódica ascendente Menor melódica descendente Já neste quadro, você pode ouvir todos os intervalos da escala em relação à tônica (grau 1), desta vez comparando as escalas homônimas. Neste caso, todas as escalas partem da mesma tônica mas diferem em seus intervalos e, consequentemente, em suas alterações. Vale ainda a mesma sugestão: primeiro ouça os intervalos em linhas e depois em colunas. Escala/Intervalo 1-2 1-3 1-4 1-5 1-6 1-7 1-8 Maior 2ªM 3ªM 4ªJ 5ªJ 6ªM 7ªM 8ªJ Menor primitiva 3ªm 6ªm 7ªm Menor harmônica Menor melódica ascendente Menor melódica descendente
Neste material utilizamos por base a escala de dó maior, pois ela apresenta a constituição intervalar da escala maior sem necessidade do uso de alterações e, consequentemente, de armadura. Ao comparar escalas relativas, temos lá menor; comparando escalas homônimas, mantemos a nota dó como a tônica, chegando a dó menor. Procure exercitar-se estudando escalas transpostas para várias tonalidades, ou seja, partindo de tônicas diferentes, para se acostumar com o mesmo padrão em registros diferentes. Você precisará dessa habilidade para transpor seu repertório e adequá-lo a execução em diferentes tessituras vocais e intrumentais.