Arte Indígena - oficina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Imagem da Praça do Bocage - Setúbal Disciplina – Educação Visual
Advertisements

06/01/10.
Memória e Patrimônio Professora: Bárbara Tostes
Algumas tribos indígenas da Amazônia:
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
Trabalho de Portugues.
Mato Grosso do Sul Artesanato.
Máscaras Africanas.
ARTE AFRICANA.
Fonte: Universidade Federal do Espírito Santo ARTE INDÍGENA.
PATRIMÔNIO CULTURAL.
Arte da comunidade.
CULTURA E PATRIMÔNIO CULTURAL
O QUE SABER.
CAPITEL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
Guaíra: Cidade do Quilombo
Prof. Everton da Silva Correa
O conteúdo.
GRAFISMO INDÍGENA.
Enfeites Africanos.
CRUZADINHA DO PATRIMÔNIO CULTURAL Autor: Carlos Henrique Rangel
Património Mundial Origem: Wikipédia
AULA 6 - Arte pré-histórica brasileira e arte indígena
IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura
A CULTURA.
Indivíduo, Cultura e Identidade
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Dia do Índio.
Pré-História Arte rupestre na Região Centro-Oeste do Brasil
Turismo e patrimônio cultural
Gaveta dos Conceitos. Um museu serve para guardar os testemunhos das obras da natureza ou das obras e acções do homem que merecem ser legadas às gerações.
A identidade cultural na pós modernidade
CURSO DE EDUCAÇÃO EDPATRIMONIAL
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
Escola: COOPEN Série: 4ano B Aluno: Rafael
APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.
CULTURA JURIDICA.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Primeiros habitantes do RS
Nome: Carolina, Jaine Turma: 2A
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
Império Romano HISTÓRIA 7 Nº Nome Turma.
Aluno: Pedro Paulo Finzer Arantes
Oficina de Museologia: Montar, gerenciar, expor
Evidências Evolutivas
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
Patrimônios compartilhados Ana Cristina Carvalho Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios Coordenadora do Programa Patrimônio em Rede.
 Destinatários: Nono ano de escolaridade  Tema: Ambiente e sociedade  Recursos: Biblioteca; computador; jornais; revistas (…)
ADIMC - BA PLANO DE AÇÃO PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL
PNGATI e Segurança Alimentar Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia Junho de 2015 Juan F. Negret Scalia CGETNO/FUNAI.
Arqueologia Brasileira
Atividade complementar 04
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluna: Laressa Série: 5° ano B.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
A viagem continua... pelas regiões do Brasil
Licenciamento Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Anexo I - O Valor Econômico dos Recursos Naturais. Chapecó, 2014.
PATRIMÔNIO CULTURAL E PATRIMÔNIO NATURAL
Origem da Música Como e aonde surgiu a música? O que nasceu primeiro: a música ou a fala?
Patrimônio cultural.
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERNADES MACHADO PROFESSOR COORDENADOR: RONALDO DE AZEVEDO SILVA BOLSISTAS: JANIEL SOUZA, REGINALDO CARLOS E TELMA RODRIGUES AULA:RELEMBRANDO.
A Arte Naif e o patrimônio cultural Um pouco sobre Ponta Negra Bolsistas: Marcelly e Monique.
Patrimônio cultural.
Patrimônio cultural.
ARTE INDÍGENA. ARTE PLUMÁRIA  A arte plumária é conhecida no mundo inteiro e está presente nos museus mais importantes, tanto no Brasil quanto em outros.
Transcrição da apresentação:

Arte Indígena - oficina Maria Teresa Ruivo

Patrimônio: (do Lat.patrimoniu). Herança paterna. 2. Bens de família. 3. Bem, ou conjunto de bens culturais ou naturais, de valor reconhecido para determinada localidade, região ou país, ou para a humanidade, e que, ao se tornar (em) protegido (s), como p.ex., pelo tombamento, deve(m) ser preservado(s) para usufruto de todos os cidadãos.

patrimônio Patrimônio, etimologicamente, significa "herança paterna”, - a riqueza comum que nós herdamos como cidadãos, e que se vai transmitindo de geração a geração. Quando se preserva legalmente e na prática, o patrimônio cultural conserva a memória do que fomos e do que somos: a identidade da nação

A proteção do patrimônio cultural As entidades que procedem à identificação e classificação de bens como relevantes para a cultura de um povo, de uma região ou mesmo de toda a humanidade, visam também a salvaguarda e a proteção desses bens, de forma a que cheguem devidamente preservados às gerações vindouras, e que possam ser objeto de estudo e fonte de experiências emocionais para todos aqueles que os visitem ou deles usufruam.

Arte Indígena

Arte Indígena Tanto um grupo quanto outro conta com uma ampla variedade de elementos naturais para realizar seus objetos: madeiras, caroços, fibras, palmas, palhas, cipós, sementes, cocos, resinas, couros, ossos, dentes, conchas, garras e belíssimas plumas das mais diversas aves.

A arte não é uma atividade separada da vida Normalmente, ela se mostra totalmente ligada à vida cotidiana e a elementos rituais, como nas pinturas corporais.

Arte Plumária

A Arte indígena está integrada a vida A arte indígena é mais representativa das tradições da comunidade em que está inserida do que da personalidade do indivíduo que a faz. É por isso que os estilos da pintura corporal, do trançado e da cerâmica variam significativamente de uma tribo para outra.

Arte em Cerâmica e cestaria

TIPITI Wayana 11

TECIDO KAXINAWA

TECELÃ KAXINAWA

SUGESTÃO DE ATIVIDADES Pesquisar sobre Arte indígena e localizar locais de exposição. Visitar Museu próximo referente aos índios.Registrar as informações sobre as diferentes culturas dos indígenas Propor a turma desenhos de instrumentos que estabeleçam pontos de contato e divergências entre as culturas. Contatar uma pessoa mais velha que possa falar de seu contato com elementos ex´ogenos e quando foram incorporados á sua cultura. Criar imagens esquemáticas de animais e plantas de seu relacionamento. Criar uma estampa com os esquemas criados. Mapear elementos originários de culturas indígenas inseridos no seu grupo. Traçar um paralelo entre patrimônio cultural e arte indígena.

SUGESTÃO PARA PESQUISA http://www.historiadaarte.com.br/linha/indigenabr.html http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/indios-brasileiros/arte-indigena.php http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1214 http://www.museudoindio.org.br/educativo/pesquisa-escolar/54-a-cultura-da-mandioca-pelos-apurina