 Destinatários: Nono ano de escolaridade  Tema: Ambiente e sociedade  Recursos: Biblioteca; computador; jornais; revistas (…)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Imagem da Praça do Bocage - Setúbal Disciplina – Educação Visual
Advertisements

A história do idioma português
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
O mundo em miniatura: Da prática à teoria! Eva Firme 9 Abril 2006.
MUSEU DA CIÊNCIA. MUSEU DA CIÊNCIA MUSEU DA CIÊNCIA.
Máscaras Africanas.
PATRIMÔNIO CULTURAL.
CULTURA E PATRIMÔNIO CULTURAL
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA DE HISTÓRIA BIMESTRAL
CAPITEL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
POR QUE UM ADOLESCENTE DO TERCEIRO MILÊNIO DEVE APRENDER HISTÓRIA?
U m l u g a r que se quer conhecer ... para muito se descobrir ...
Professor Edley
GEOPARQUE AROUCA Património Geológico ao serviço do
Metodologia Científica
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Património Mundial Origem: Wikipédia
II Jornada de Recuperación del Patrimonio Historico Educativo
Introdução à Prática da Pesquisa I
PATRIMÔNIO CULTURAL pater (latim) = pai memória PATRIMÔNIO PÚBLICO
Aula 10 A AULA 10 A Complementar
A CULTURA.
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
8º ano 1º Volume.
Gaveta dos Conceitos. Um museu serve para guardar os testemunhos das obras da natureza ou das obras e acções do homem que merecem ser legadas às gerações.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
CURSO DE EDUCAÇÃO EDPATRIMONIAL
08/04/2017.
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Introdução ao estudo da História
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
BOLETIM ELECTRÓNICO DO CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS.
Identidades e Patrimónios Culturais CP4.
Mapa dos Territórios da Arte
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Introdução aos estudos históricos
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
PERSISTÊNCIA HISTÓRICA DE DADOS Quadro cognitivo V. 3.
Aula Inaugural Biblioteca
Visão Global do Projecto
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
Introdução à História 6° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Arte Indígena - oficina
MEIO AMBIENTE CULTURAL
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
Trabalho de:  Carolina Salomé  Helena Montez  Patrícia Costa  Joana Canela 11.º7.
As tecnologias da Escola Jan Antonin Bata. Computadores: pesquisa na internet, jogos didáticos, desenvolvimento de projetos, criação de gráficos e elementos.
CONECTANDO COM O PATRIMÔNIO E A DIVERSIDADE CULTURAL DE UBERLÂNDIA: Educação não formal de Ciência e Tecnologia. Ana Lúcia Gomes 1 Dilma Célia Mallard.
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
Patrimônio cultural.
Formação de utilizadores Biblioteca Escolar da E.B.2,3 do Cávado.
Patrimônio cultural.
Profa. Giovana Deliberali Maimone.  "Documentos audiovisuais, como filmes e programas de rádio e televisão, proporcionam registros importantes dos séculos.
MATERIAL ESCOLAR.
” رؤية في كتاب الذخيرة في محاسن أهل الجزيرة“
Transcrição da apresentação:

 Destinatários: Nono ano de escolaridade  Tema: Ambiente e sociedade  Recursos: Biblioteca; computador; jornais; revistas (…)

 Compreender a noção de património;  Identificar diferentes tipos de património;  Relacionar os diferentes tipos de património com as características físicas e humanas da região;  Apresentar exemplos dos diferentes tipos de património a nível local.  Sensibilizar para a preservação do património local.

Arco Romano da Bobadela Banda Filarmónica de Pomares Fraga da Pena Define, com base nas imagens, património. Identifica os diferentes tipos de património apresentados nas imagens

 “Património, do latim patrimonium – conjunto de bens de família, transmitidos por herança. Conjunto de bens próprios, herdados ou adquiridos.” In: Dicionário de Língua Portuguesa Contemporânea, Academia das Ciências de Lisboa, Verbo, 2001  “ O património é o legado que recebemos do passado, o que vivemos no presente e o que transmitimos às gerações futuras” UNESCO  O nosso património cultural e natural é fonte inesgotável de vida e de inspiração, a nossa pedra de toque, os nossos pontos de referência, a nossa identidade” UNESCO

TiposCorrespondênciaExemplos 1- Património Imaterial 1 – (A; B; C) 2- Património Cultural 2 – (A; B; C) 3- Património Natural 3 – (A; B; C) A) Arco Romano da Bobadela B) Fraga da Pena C) Banda Filarmónica de Pomares

 Identifica o que está errado nas seguintes imagens

 Recursos: Máquina fotográfica, câmara de filmar, gravador, depoimentos, fontes e documentos.  Calendarização: Até ao final do 1º Período. Actividade: Aplica os conteúdos apreendidos na aula de hoje, apresentando um trabalho de investigação.