A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POR QUE UM ADOLESCENTE DO TERCEIRO MILÊNIO DEVE APRENDER HISTÓRIA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POR QUE UM ADOLESCENTE DO TERCEIRO MILÊNIO DEVE APRENDER HISTÓRIA?"— Transcrição da apresentação:

1 POR QUE UM ADOLESCENTE DO TERCEIRO MILÊNIO DEVE APRENDER HISTÓRIA?
PARA QUE AULAS DE HISTÓRIA SE A INTERNET PODE ME FORNECER INFORMAÇÕES SOBRE O PASSADO?

2 OBTER INFORMAÇÕES NÃO É O MESMO QUE OBTER CONHECIMENTO
A informação precisa ser interpretada e criticada; O estudo de História pode ajudá-lo a organizar as informações, a hierarquizá-las, a interpretá-las e a criticá-las;

3 E MAIS ... propiciar a discussão, o debate e a troca de experiências;
contribuir para a formação de seu pensamento analítico e crítico; ajudar a refletir as questões contemporâneas.

4 ESTUDAR HISTÓRIA DEVE CONTRIBUIR PARA QUE VOCÊ DESENVOLVA ALGUMAS HABILIDADES FUNDAMENTAIS
saber interpretar um documento; debater sobre um tema; produzir um texto; expor oralmente um assunto; analisar um gráfico ou um mapa; entender uma caricatura ou uma charge; articular política, economia, relações sociais, cultura, geografia, ecologia, arte, matemática, biologia e outros campos do saber.

5 CONSIDERE transformar a informação em conhecimento é uma das mais importantes habilidades que você, estudante do século XXI, deve desenvolver; a História estuda a vida humana no tempo, buscando compreender o papel que homens e mulheres tiveram e têm na sociedade.

6 A HISTÓRIA MUDA novas interpretações; novos documentos;
novos pesquisadores.

7 INTERESSE DO HISTORIADOR: TODOS OS ASPECTOS DA VIDA HUMANA
as obras artísticas e utilitárias; a organização econômica; o governo; a maneira de viver e de se relacionar com os outros; pensamentos e valores.

8 PESQUISA EM DIFERENTES DOCUMENTOS
fotografias documentários filmados programas de televisão ruínas de construções monumentos/túmulos armas/ferramentas trajes/utensílios cartas leis jornais/revistas relatórios econômicos registros de cartório imagens voz humana gravada pinturas

9 “A história é a ciência dos homens no tempo
“A história é a ciência dos homens no tempo. O tempo estudado é um tempo contínuo. E também perpétua mudança. E o passado em si não se constitui como objeto de estudo, a não ser que venha acompanhado de uma preocupação do presente.” (BLOCH, Marc. Introdução à História. 4a ed., Lisboa, Publicações Europa-América, s/d, p )

10 “A destruição do passado – ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas– é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX. Quase todos os jovens crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação com o passado público da época em que vivem. Por isso, os historiadores, cujo ofício é lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio. (...)” (HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: São Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 13)

11 DICAS Se você sabe que o Ensino Fundamental não lhe proporcionou uma formação básica de História, você deverá construí-la, ao longo das 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio. Guia do Estudante – História: síntese do conteúdo do EM Livros didáticos de História na Biblioteca – lista disponível na Pasta Pública Anotar aula é prática de aluno do Ensino Médio. Se você não tem esse hábito, é fundamental adquirí-lo. Inicie o quanto antes. Registrar o que é comunicado em uma aula facilita o aprendizado. ao anotar, estamos fazendo sínteses. As sínteses nos orientam. perder menos tempo: manter um caderno com anotações pode facilitar na hora da prova. Pegar o livro para rever todo o conteúdo costuma ser mais demorado do que ler o que você anotou durante a aula ou durante as horas de estudo. anotar é ir na direção de conseguir uma organização. O aluno que se organiza: sistematiza / repassa o que o professor procurou ensinar; pesquisa e chega a uma produção própria; construirá sua autonomia.

12 PARA SABER Todas as DISCIPLINAS lidam com conteúdos de diferentes tipos: FACTUAIS – datas, fatos, dados, nomes são aprendidos por meio da repetição, da automatização, da associação e do uso da memória; CONCEITUAIS - idéia abstrata e geral; expressão sintética exigem a compreensão do significado e estão relacionados a um processo de elaboração e construção pessoal; PROCEDIMENTAIS – habilidades / técnicas / métodos / estratégias: ler, interpretar, analisar gráfico, produzir um texto, sintetizar, debater um tema, estabelecer relações, etc. exigem a exercitação, a reflexão sobre a própria atividade e a aplicação em contextos diversificados; ATITUDINAIS - respeitar e conviver com os outros, saber trabalhar em equipe, interessar-se pelo mundo – valores, normas e atitudes porque envolvem o componente, exigem processos de reflexão crítica para chegar à autonomia moral.


Carregar ppt "POR QUE UM ADOLESCENTE DO TERCEIRO MILÊNIO DEVE APRENDER HISTÓRIA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google