IDADE MÉDIARENASCIMENTO  Homem e natureza – criação do DIVINO  Uso de icones  Didática  O belo é divino  Igreja: instituição mais importante  Oposta.

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Transcrição da apresentação:

IDADE MÉDIARENASCIMENTO  Homem e natureza – criação do DIVINO  Uso de icones  Didática  O belo é divino  Igreja: instituição mais importante  Oposta ao naturalismo  Homem – volta a ser o centro das atenções  Arte – imita a natureza  Representação dentro do seu tempo  O belo é uma propriedade do objeto  A fé cede lugar a ciência  Naturalista

Cidades Renascentistas  Labirintos  Igreja a construção mais alta  Muralha  Periferia  Voltada as necessidades dos homens  Ricas  Carta Foral  Núcleos urbanos – burgos  Guildas  Medici  Veneza, Florença, Siena

Renascimento  Ser humano representado com ênfase  Humanização das figuras bíblicas  Novos recursos na pintura  Composição triangular  Uso dos princípios gregos  Cenas intimistas  Planta baixa: quadrado e círculo  Cúpula de gomos  Modulação  Compasso e Contraposto  Realismo  Mecenas

RENASCIMENTOBARROCO  Surgimento de uma nova classe social  Volta a cidade  Retomada aos princípios gregos  Estabilidade, equilíbrio, razão  Reforma  Sistema absolutista - monarquia  A ciência leva ao conflito – o conhecimento e levado para fora da igreja  Surge a ideia de infinito  Movimento, ação e contraste  Contra Reforma

Barroco LLúdico, sinestésico e cenestésico CComposição diagonal, circular e espiralada RRepresenta a ação CCatólico PProtestante TTinta óleo estabelecida DDramático e emotivo, ação e movimento CContraste de claro e escuro LLuz focalizada TTensão facial, corpos contorcidos PParedes ondulantes EExagero na decoração CColunas salomônicas PPlantas ovais e elípticas