09 de janeiro de 2009 – Domingo Cor Branca Batismo da Luise.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JESUS ANUNCIA-NOS O REINO DE DEUS
Advertisements

no Evangelho de S. Marcos
traz à Igreja novo vigor!
Amai-vos com Eu vos amei
Vigília Pascal.
Vimos a Estrela.
JOÃO BATISTA E JESUS LUCAS 1:41 “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo,
Batismo de Jesus.
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
Seja homem como Jesus: Siga a Justiça!
O FILHO AMADO, JESUS.
No Deserto.
O Chamado.
A Paz.
A liturgia desta noite nos fala de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de.
O BATISMO DE JESUS.
«Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado»
Cordeiro de Deus.
A Comunidade.
Baptismo de Jesus.
Nesse segundo domingo do Advento,
Pentecostes Vem Espírito Santo.
Concluímos o tempo do Natal com a comemoração do Batismo do Senhor. Iniciamos agora o tempo da vida publica, ou seja, da pregação do Evangelho. Jesus.
Uma Voz: "Preparai o Caminho".
COMO? QUANDO? QUEM PODE? DEVO? QUAL A IMPORTÂNCIA?
O Batismo.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
«Tu és o meu Filho muito, amado em Ti pus toda a minha complacência».
O batismo de Jesus.
O sentido, a esperança, a vida inteira de toda a pessoa, fundamenta-se e sustem-se na segurança inquebrantável de se saber amada.
O Profeta.
Uma Virgem conceberá.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
Dia 6 de janeiro,de 2006 realizou-se a comemoração do Dia de Reis e em Ana Rech - Caxias do Sul, com a encenação inédita da Cerimônia de Reis. Cem figurantes.
Batismo de Jesus.
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
Eis o Cordeiro de Deus.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Mãe de Deus.
JOÃO é seu nome.
Silêncio 1 1.
Ide e Evangelizai.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
Batismo de Jesus.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
Olhando para o Céu Ascensão.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Celebrando hoje a festa de Pedro e Paulo, exaltamos seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e seu ardoroso testemunho no projeto libertador de Deus.
Uma Voz clama no deserto: "Endireitai o caminho para o Senhor"
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as.
Uma Estrela.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Testemunhas.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Neste segundo domingo do Advento, a Voz profética de ISAÍAS e JOÃO BAPTISTA ressoa animando a nossa vida para a chegada de Cristo que vem. As Leituras.
Montgarri (Vall d’Aran ) Ciclo A O Baptismo do Senhor Domingo 12 de Janeiro de 2014 Música litúrgica dos Gals.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Atos dos Apóstolos O Modelo Bíblico de Igreja Cristã Presb. José Cordeiro Neto » Diác. Luciano Troncoso Ascensão e Pentecostes.
Promulgação do Reino Baptismo de Jesus.
Transcrição da apresentação:

09 de janeiro de 2009 – Domingo Cor Branca Batismo da Luise

O batismo de Jesus marca o início da sua vida pública. Solidário com o povo que busca, nas águas do Jordão, o batismo de penitência pregado por João Batista, Jesus se deixa batizar por aquele que prepara sua chegada. Ao sair das águas, o Espírito vem sobre Ele e uma voz, vinda do alto, declara: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo!” Batismo do João Pedro

Após as festas de Natal, a Liturgia nos apresenta o início da atividade pública de Jesus. As Leituras falam de um Plano salvador de Deus: “ Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo! ” Sl 28

A 1ª Leitura anuncia um misterioso "Servo", escolhido por Deus e enviado aos homens para instaurar um mundo de justiça e de paz sem fim… Investido do Espírito de Deus, ele concretizará essa missão. (Is 42, )

Primeira Leitura (Is 42, ) Leitura do Livro do profeta Isaías: Assim fala o Senhor: 1"Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minha alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos. 6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas". PALAVRA DO SENHOR!

Esse "Servo" evidencia a figura de Jesus… Ele é o "eleito de Deus", que recebeu a plenitude do Espírito, que veio ao encontro dos homens com a missão de trazer a justiça e a paz, que sofreu e morreu para ser fiel a essa missão que o Pai lhe confiou. Batismo da Lívia

Na 2ª Leitura, São Pedro resume a ação messiânica de Cristo e acrescenta que tudo começou na Galiléia, quando João batizava no Jordão. (At 10,34-38)

Segunda Leitura (At 10,34-38) Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: "De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. 36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”. PALAVRA DO SENHOR!.

É uma catequese como os discípulos continuaram o Plano salvador do Pai e o levaram a todos os homens. Convocado pelo Espírito, Pedro entra em casa de Cornélio, expõe uma breve síntese da vida de Jesus e batiza ele e toda a sua família. É o primeiro pagão a ser admitido ao cristianismo por um dos Doze: significa que a vida nova que nasce de Jesus se destina a todos os homens

O batismo de Jesus Naquele tempo, 13Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” 15Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. 17E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”. — Palavra da Salvação. Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria.

No Evangelho, temos a realização da promessa profética: Jesus é o "Servo" enviado pelo Pai, sobre quem repousa o Espírito, e cuja missão é realizar a libertação dos homens. (Mt 3,13-17).

+ Jesus precisava receber o Batismo? É claro que não. João até não queria batizar Jesus. - Que sentido faz então Jesus se apresentar a João para receber este "batismo" de purificação, de arrependimento e de perdão dos pecados? Para Mateus, o Batismo é um momento importante, em que Jesus manifesta a sua IDENTIDADE e a sua MISSÃO:

- Jesus é SOLIDÁRIO com o Homem limitado e pecador. Ao lado dos pecadores percorre com eles o caminho que conduz à liberdade - Jesus é o "FILHO AMADO" enviado pelo Pai ao mundo para cumprir um projeto de libertação em favor dos homens. - Jesus é o NOVO LIBERTADOR: O batismo de Jesus no Jordão recorda a passagem do Mar Vermelho e estabelece um novo paralelo entre Jesus e Moisés… Jesus é o novo Moisés, revestido do Espírito de Deus, para conduzir o seu Povo da terra da escravidão para a terra da liberdade.

- Jesus é o MESSIAS ESPERADO: João reconhece ser apenas o precursor do Messias esperado. Para aprofundar a Missão e Identidade de Jesus, Mateus a recorre a três elementos simbólicos: Os céus abertos, o Espírito que desce em forma de pomba e a Voz do céu: - "Os céus se abriram...": Deus encerrou o seu silêncio... abriu seu coração e voltou a ser amigo dos homens :

É o momento da reconciliação entre o céu e a terra, entre Deus e os homens... - "O Espírito Santo desceu sob a forma de Pomba": Relembra o Espírito de Deus que na Criação pairava sobre as águas... Lembra também o Dilúvio... quando o céu estava fechado, e a pomba com o ramo de oliveira foi o sinal de que a paz havia sido restabelecida...

- "Ouviu-se uma voz do céu...": Há 300 anos o povo não ouvia a voz de Deus pelos profetas... Ao enviar o Espírito sobre Jesus, Deus quer mostrar que voltou a falar com os homens... * Jesus é confirmado pelo Espírito Santo e pelo Pai.

que Jesus recebeu, não é a mesma coisa do Batismo que Jesus instituiu e mandou os apóstolos a realizarem... O de João era apenas um rito penitencial... de purificação, para os que aceitavam preparar-se para a vinda do Messias. Era antecipação do Batismo cristão, na "água e no Espírito". + O Batismo de João

O Batismo de Jesus: - É um SACRAMENTO instituído por Cristo e realizado hoje pela Igreja. - Lava a mancha do pecado original... - Dá uma Vida Nova... - Nos torna membros do Povo de Deus e da Igreja.... Filhos de Deus e herdeiros do céu. - É um Sinal sensível e eficaz da Graça... - É uma Presença especial de Deus em momentos importantes de nossa vida.

+ O BATISMO é o começo de uma caminhada como seguidores de Cristo e nos compromete a servir Deus com fidelidade, como membros vivos e atuantes no Povo de Deus. Continuemos a nossa celebração: - agradecendo o grande dom do nosso Batismo... - e pedindo forças para sermos fiéis ao COMPROMISSO assumido: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

Hoje: segunda-feira, 3 de agosto de 2015 as 11:05:50 ADAPTEI DA MENSAGEM DO Padre Geraldo Dalla Costa CS e do site RECADOS DO AARÃO. Os batizados são meus netos: LUISE, JOÃO PEDRO E LÍVIA Formatação original: Nelso Geraldo Ferronatto Hoje: segunda-feira, 3 de agosto de 2015 as 11:05:50 ADAPTEI DA MENSAGEM DO Padre Geraldo Dalla Costa CS e do site RECADOS DO AARÃO. Os batizados são meus netos: LUISE, JOÃO PEDRO E LÍVIA