Conceito e Definição Capítulo 2 O Patrimônio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contabilidade Geral Profª. Cristina.
Advertisements

Contabilidade Básica Contabilidade Básica Bibliografia:
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
Módulo 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL – UMA INTRODUÇÃO
Professor: Pedro A. Rupel
Professor: Pedro A. Rupel
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
PATRIMÔNIO “O Patrimônio é conceituado como o conjunto de bens, direitos e obrigações, susceptíveis de avaliação em moeda, vinculados a uma empresa ou.
2 – BALANÇO PATRIMONIAL uma introdução
3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
Contabilidade Geral Prof º Ivã C. Araújo Aula 03.
CICLO CONTÁBIL.
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Contabilidade Básica - Patrimônio
. PATRIMÔNIO.
Elementos Contábeis Celso Mesquita Celso Mesquita.
Capítulo 6 Estática Patrimonial
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Estrutura das Demonstrações Contábeis 2014
PATRIMÔNIO  .
Contabilidade Básica Bibliografia:
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
E para que servem as contas?
Aula 08 Revisão para AV1.
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
CONTABILIDADEI Escrituração
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO EMPRESARIAL
BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Introdução à Contabilidade
PATRIMONIO PATRIMÔNIO AULAS 5 E 6
Contabilidade Básica Professor: Marcio Monteiro
BENS OBRIGAÇÕES Patrimônio DIREITOS - Dinheiro - Fornecedores a Pagar
ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes,
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Capítulo 14 Fatos Contábeis
Capa da Obra Conceito Conta
Contabilidade Básica Aula 6
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 02- Patrimônio J
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
CONTABILIDADE BÁSICA Cap. 02- Patrimônio.
Contabilidade Introdutória Parte II
Como ocorre com a balança, o balanço precisa estar em equilíbrio.
CONTABILIDADE.
Contabilidade Básica Bibliografia:
CONTABILIDADE GERAL Prof. Juscelino Ferreira
Contabilidade Intermediária
Balanço Patrimonial - Grupo de Contas
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
TESTE DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Contabilidade Aula 6.
Contabilidade Aula 3.
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
UNIDADE 1- ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO
Contabilidade Aula 5.
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016
Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Contabilidade Turma: Adm1 (Matutuno) e (Noturno) Tema:
Cap 02 Prof. José Carlos Marion e Sérgio Iudícibus AUTORES: Sérgio de Iudícubus José Carlos Marion CURSO DE CONTABILIDADE Para não contadores Para as.
Tecnologia em Gestão da Qualidade Contabilidade Introdutória Setor de Educação Profissional e Tecnológica Setor de Educação Profissional e Tecnológica.
CURSO DE CONTABILIDADE
Transcrição da apresentação:

Conceito e Definição Capítulo 2 O Patrimônio Capa da Obra Conceito e Definição Bens, do ponto de vista contábil São todos os objetos que uma empresa possui, seja para uso, troca, seja para consumo. BENS DE USO BENS DE TROCA BENS DE CONSUMO Balcão Prateleira Vitrina Equipamento emissor de cupom fiscal Espelho Calçados para venda Dinheiro Papel para embalagem Material para limpeza 0,5 Kg de pó de café

Conceito e Definição Capítulo 2 O Patrimônio Classificação dos Bens Capa da Obra Conceito e Definição Classificação dos Bens bens materiais: são aqueles que possuem corpo, matéria. Dividem-se em: bens móveis, os que podem ser removidos do seu lugar, por exemplo, mesas, veículos, computadores etc. bens imóveis, os que não podem ser deslocados do seu lugar natural. Exemplo, terrenos, edifícios etc.

Conceito e Definição Capítulo 2 O Patrimônio Classificação dos Bens Capa da Obra Conceito e Definição Classificação dos Bens bens imateriais: embora considerados bens, não possuem corpo ou matéria. São determinados gastos que a empresa faz, os quais pela natureza, devem ser considerados parte integrante do patrimônio. Os mais comuns são: Fundo de comércio Marcas e Patentes

Conceito e Definição Capítulo 2 O Patrimônio Direitos Capa da Obra Conceito e Definição Direitos São valores que a empresa tem para receber de terceiros; Originam-se das vendas a prazo de mercadorias, de outros bens e serviços ou em decorrência de outras transações; São registrados nos livros contábeis da empresa com o nome do elemento representativo direito, seguido da expressão”a Receber”. Exemplo: ELEMENTOS EXPRESSÃO Duplicatas Promissórias Aluguéis a Receber

Conceito e Definição Capítulo 2 O Patrimônio Obrigações Capa da Obra Conceito e Definição Obrigações São valores que a empresa tem para pagar a terceiros; Originam-se das vendas a prazo de mercadorias, de outros bens e serviços ou em decorrência de outras transações; São registrados nos livros contábeis da empresa com o nome do elemento representativo da respectiva obrigação, seguido da expressão”a Pagar”. Exemplo: ELEMENTOS EXPRESSÃO Duplicatas Promissórias Aluguéis Salários Impostos a Pagar

Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimônio Capítulo 2 O Patrimônio Capa da Obra Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimônio Aspectos qualitativos Tratam dos componentes do patrimônio segundo a espécie de cada um. Aspectos quantitativos Referem-se ao valor com que cada elemento possa ser expresso em moeda.

Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimônio Capítulo 2 O Patrimônio Capa da Obra Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimônio Aspecto Qualitativo Aspecto Quantitativo Patrimônio Patrimônio Bens Dinheiro Móveis Veículos Direitos Duplicatas a Receber Aluguéis a Receber Obrigações Duplicatas a Pagar Impostos a Pagar Bens Dinheiro..................................10.000 Móveis....................................15.000 Veículos...................................50.000 Direitos Duplicatas a Receber.................8.000 Aluguéis a Receber....................5.000 Obrigações Duplicatas a Pagar.....................20.000 Impostos a Pagar......................5.000

Representação Gráfica do Patrimônio Capítulo 2 O Patrimônio Capa da Obra Representação Gráfica do Patrimônio PATRIMÔNIO Bens Direitos Obrigações PATRIMÔNIO ATIVO PASSIVO Bens Caixa (dinheiro) Estoque de Mercadorias Móveis e Utensílio Direitos Duplicatas a Receber Promissórias a Receber Obrigações Duplicatas a Pagar Aluguéis a Pagar Impostos a Pagar Salários a Pagar

Situação Líquida Patrimonial Capítulo 2 O Patrimônio Capa da Obra Situação Líquida Patrimonial Situação Líquida Patrimonial É a diferença entre o Ativo (bens e direitos) e o Passivo (obrigações). Situações líquidas patrimoniais possíveis Ativo maior que o Passivo; Ativo menor que Passivo; Ativo igual ao Passivo.

Equação Básica do Patrimônio ATIVO = PASSIVO + SITUAÇÃO LÍQUIDA Capítulo 2 O Patrimônio Capa da Obra Equação Básica do Patrimônio Equação básica do Patrimônio Também conhecida por equação fundamental do patrimônio é a que evidencia o patrimônio em situação positiva. É expressa da seguinte maneira: ATIVO = PASSIVO + SITUAÇÃO LÍQUIDA

Patrimônio Líquido Capítulo 2 O Patrimônio Patrimônio Líquido Capa da Obra Patrimônio Líquido Patrimônio Líquido Juntamente com os bens, direitos e obrigações, completará a demonstração contábil denominada Balanço Patrimonial BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO Bens Direitos Obrigações Patrimônio Líquido

Patrimônio Líquido Capítulo 2 O Patrimônio Capa da Obra Patrimônio Líquido Elementos que compõem o grupo do Patrimônio Líquido Capital é a importância, normalmente em dinheiro, que o proprietário de uma empresa possui para iniciar o seu negócio; Reservas são parcelas do lucro apurado pelas empresas que ficam retidas (retiradas, reservadas) para determinados fins; Prejuízo Acumulado correspondem ao resultado negativo apurado pela empresa na movimentação do patrimônio.

Formação do Patrimônio e suas Variações Capítulo 2 O Patrimônio Capa da Obra Formação do Patrimônio e suas Variações O capital inicial pode ser composto por: somente dinheiro; parte em dinheiro e parte em outros bens; parte em dinheiro, parte em outros bens e parte em direitos. O capital pode receber várias denominações: Capital; Capital Inicial; Capital Nominal; Capital Subscrito; Capital Social (quando se trata de sociedades).

Origem e Aplicações dos Recursos Capítulo 2 O Patrimônio Capa da Obra Origem e Aplicações dos Recursos Passivo: origem dos recursos Capital de terceiros = Obrigações Capitais próprios = Patrimônio Líquido Ativo: aplicações dos recursos Bens; Direitos.

Conceito e Definição Capítulo 2 O Patrimônio Patrimônio Capa da Obra Conceito e Definição Patrimônio Conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda. Bens São objetos capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica.