1 Políticas Públicas de Educação SITUAÇÃO DA CRIANÇA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
“Quero novos amigos e poder brincar de novo.” Depois do atendimento
CRIANÇA AJUDA 2a parte.
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa –
SOCIALISMO CIENTÍFICO
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
Enem.
UMA BREVE NOTA: A MÚSICA DESTA APRESENTAÇÃO SE CHAMA “Ameno ” DO LATIM AMENIZAR, LIBERTAR E FOI COMPOSTA PELO GRUPO ERA.
Como Se Educa Para a Vida Música: Imagine – John Lennon
Excluidos da Sociedade mas Amados por Deus
“Os Incríveis”.
A BONECA.
Estatísticas da Criança no Brasil
Ameno Grupo Era Gotas de Crystal Ano:
Redação O melhor modo de aprender a ler e escrever é ouvir atenciosamente, compreender o valor das palavras e como elas emitem som, força e significado.
Trabalho realizado por: Isabel Mendonça Nº16 Joana Castro Nº17
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Trabalho infantil Fernanda Carvalho e Anna Carolina Sousa t:72
Uma breve nota: A música desta apresentação se chama ‘Ameno’ (amenizar, libertar), composta pelo grupo Era. A tradução da letra, do latim, está logo a.
Não há império que valha que por ele se parta uma boneca de uma criança. Fernando Pessoa.
Ligar Som Uma breve nota:
O impacto dos MMORPGs na sociedade
DEUS ESTÁ CUIDANDO.
A Igreja Mundial Adventista do Sétimo Dia, também tem se preocupado com este assunto, e procurado dar a sua participação. A Ênfase é assegurar que cada.
Condições de vida na África
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
Obrigado, Emilia !. Emilia desde pequena tinha uma saúde frágil, e não melhorava devido às condições em que vivia. Era ainda muito joven, quando casou-se.
Argumentação Argumentação Argumentação Argumentação Argumentação
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Uma breve nota: A música desta apresentação se chama ‘Ameno’ (amenizar, libertar), composta pelo grupo Era. A tradução da letra, do latim, está logo ao.
AMENO fala sobre o sofrimento
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Maternidade na adolescência
. ( Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder.
A importância da Educação no panorama econômico mundial.
Uma breve nota: A música desta apresentação chama-se “Ameno” (amenizar, libertar), composta pelo grupo Era. A tradução da letra, do latim, está logo a.
Camila Comassetto e Amanda Scherer
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
UM LOUCO AMOR Estiloja.com.
REFORÇO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL Trabalho realizado por: Alexandra Silva Daniel Silva.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Construindo coletivamente a qualidade da aprendizagem dos alunos no âmbito do Projeto Político-Pedagógico do CEP Docentes: Maria Madselva F. Feiges e Pedagogas.
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
A EMPRESA SOCIAL E O FUTURO DO CAPITALISMO
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
CARLOS ALBERTO PEIXOTO BAPTISTA CRMPR / CREMESP / CREMESC Coordenador Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas Médico – Universidade.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Desigualdade e Globalização;
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
“Frente Parlamentar Catarinense de Defesa da Criança e do Adolescente – As ações e projetos desenvolvidos deputada Simone Schramm – PMDB.
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
Rússia e Europa Oriental
DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa.
QUINZE ANOS DE PLANO REAL Como Está a Disponibilidade de Crédito Para as Classes Sociais? A População Tem Tido Acesso à Água, Luz e Telefone? A Estabilidade.
Latinhas no LIXO podem causar SOFRIMENTO e MORTE de animais, inclusive O SEU!
Algumas injustiças do nosso mundo
Uma breve nota: A música desta apresentação se chama ‘Ameno’ (amenizar, libertar), composta pelo grupo Era. A tradução da letra, do latim, está logo a.
Algumas injustiças do nosso mundo
Transcrição da apresentação:

1 Políticas Públicas de Educação SITUAÇÃO DA CRIANÇA

2 Uma breve nota: A música desta apresentação se chama ‘Ameno’ (amenizar, libertar), composta pelo grupo Era. A tradução da letra, do latim, vale alguns instantes de reflexão, antes de se prosseguir com a apresentação.

3 AMENO Grupo Era AMENO Grupo Era Dori me Interi mo, Adapare Dori me Ameno, Ameno Lantire, Lantire mo Dori me Ameno, Omenare, imperavi Ameno, Dimere, dimere Mantiro, Mantire mo Ameno Omenare, imperavi emulari Ameno Omenare, imperavi emulari Ameno, Ameno dore Ameno dori me Ameno dori me Ameno, Dom Dori me, Reo Ameno dori me Ameno dori me Dori me, Dom Sinta minha dor Absorve-me, Toma-me Sinta minha dor Liberta-me, Liberta-me Descubra-me, Descubra meus sinais Sinta minha dor Suaviza (esta dor), Conforta-me Perceba, perceba Mutilaram-me, Machucaram-me Liberta-me Suaviza (esta dor), Conforta-me Liberta-me Suaviza (esta dor), Conforta-me Liberta-me, Ameniza a dor Ameniza minha dor Ameniza minha dor Liberta-me, Senhor Alivia minha dor, Rei Ameniza minha dor Ameniza minha dor Tira-me esta dor, Senhor K y r i é E l é i s o n

4 Qual o mundo que deixaremos para trás - para as próximas gerações -, quando partirmos?

5 Que herança lhe destinaremos ?

6 O futuro dependerá do que agora fizermos. E, certamente, há muito por se fazer...

7 Cabul, Afeganistão Três anos depois da queda do regime Talebã, - num país dilacerado pela guerra e onde as oportunidades de trabalho, alimentação e necessidades básicas são escassas -, crianças disputam migalhas de carvão que caem dos sacos transportados por caminhões da Cruz Vermelha, de modo a garantir seu próprio sustento e de suas famílias.

8 Karkhla, Paquistão Crianças com idade entre 4 e 6 anos, em sua maior parte provenientes de famílias afegãs refugiadas da guerra civil que acomete seu país natal, trabalham em fábricas de tijolos. O seu desgastante trabalho consiste em virar os tijolos para que sequem mais rapidamente ao sol. O seu peso de criança permite que realizem seu penoso trabalho sem amassar os tijolos em que se apóiam.

9 Tegucigalpa, Honduras Abutres e crianças disputam as sobras que encontram num aterro sanitário da capital hondurenha. Juan Flores e outras crianças reviram o lixo a fim de encontrar qualquer coisa que possa ser comido ou vendido.

10 Siliguri, Índia Ruksana Khatun, de 9 anos de idade, quebra pedras na periferia da cidade. Pequenas mãos calejadas em troca de um salário irrisório. Segundo a Organização Internacional de Trabalho, OIT, mais de 220 milhões de crianças trabalham no mundo, mais da metade delas em funções perigosas e em condições e horários precários, com jornadas de trabalho de até 17 horas.

11 San Vicente, Colombia Na entrada de um bordel, adolescente aguarda o próximo cliente. Dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, revelam que milhões de crianças são vítimas da exploração sexual em todo o mundo. A cada ano, um milhão e duzentas mil crianças são vítimas de tráfico e venda.

12 Triste mundo que assim trata as suas crianças.

13 Mais de 100 mil meninas são vítimas de exploração sexual no Brasil, conforme dados da Organização Internacional do Trabalho, OIT.

14 O filme “Anjos do Sol” aborda a cruel realidade que cerca o tema. Conforme relatos da equipe de produção, a exploração sexual de crianças e adolescentes no país ocorre em duas frentes: - nas cidades litorâneas, estando ligado ao turismo sexual realizado por estrangeiros; - e nas cidades do interior das regiões Norte e Nordeste, onde a necessidade desesperada de renda criada pela pobreza leva os pais a venderem suas filhas. O filme expõe algumas das práticas que envolvem a exploração sexual infanto-juvenil, como o leilão de meninas virgens, e os personagens que lucram com esse mercado. Dentre as tantas histórias tristes que inspiraram o roteiro do filme está a da pequena menina apelidada de “Cinqüenta centavos”, por ser este o preço que ela cobrava por programa.

15 A Organização Mundial da Saúde, OMS, estima existirem 100 milhões de crianças vivendo nas ruas do mundo subdesenvolvido ou em desenvolvimento, das quais 10 milhões no Brasil.

16 Recife, Brasil A maioria dessas crianças abusa das drogas, que as ajudam a negar, a fugir da realidade, a matar a fome, e a se aquecer. Muitas destas crianças mantêm algum tipo de laço familiar, porém despendem a maior parte do tempo nas ruas, - pedindo esmola, vendendo coisas de pouco valor, engraxando sapatos, lavando vidros de carros -, a fim de complementar o ganho familiar. Não raro, se envolvem em pequenos furtos. Outras vivem de fato nas ruas, em grupos, dormindo em prédios abandonados, debaixo de pontes e viadutos, e em parques públicos.

17 Nos dois grupos, os meninos são maioria. As meninas têm por destino a prostituição.

18 Talvez seja hora dos políticos e governantes incluírem ‘compaixão social’ nas suas pautas e agendas de trabalho.

19 Tão perversas quanto persistentes, as desigualdades sociais e a pobreza atingem particularmente a população infanto-juvenil no país. Estudos têm mostrado que as condições de vida das crianças é mais severa em lugares onde a infra-estrutura escolar é de baixa qualidade.

20 Faz-se necessário, portanto, criar condições que estimulem um aumento na freqüência escolar, com a conseqüente ampliação dos seus horizontes e o desenvolvimento das suas potencialidades. As políticas destinadas a acabar com o trabalho infantil também devem procurar eliminar a necessidade da família pela renda da criança.

21 Califórnia, Estados Unidos Não muito distante da Disneylândia, a Terra da Fantasia, crianças, filhos de pais viciados em drogas, catam latas a fim de complementar o orçamento familiar, e ajudam, como podem, nos afazeres domésticos. Segundo dados do Escritório das Nações Unidas de Combate às Drogas e ao Crime, UNODC, o uso de drogas ilícitas no mundo vem crescendo, apesar dos esforços mundiais de controle. Os EUA permanecem como os principais consumidores de maconha e cocaína no mundo.

22 O aumento no consumo das drogas sintéticas - como a anfetamina e estimulantes similares ao ecstasy - é considerado preocupante pela facilidade com que elas são produzidas, já que, ao contrário das drogas tradicionais, não são necessárias grandes áreas de plantações, sendo produzidas com produtos químicos facilmente obtidos, em laboratórios muitas vezes improvisados, tornando o combate mais difícil. A questão das drogas sintéticas exige uma redefinição das abordagens adotadas, devendo-se mudar o paradigma em torno da questão do combate às drogas, com a prevenção ganhando uma importância muito maior do que a repressão.

23 Congo, África Central A avó de Chantis Tuseuo, de 9 anos de idade, estende a mão para sua neta, gravemente desnutrida, que aguarda atendimento num posto de saúde nos arredores de Kinshasa. No mundo, segundo dados do UNICEF, estima-se que 55% das mortes de crianças estão associadas à desnutrição, à fome que debilita lentamente.

24 A insanidade das guerras…

25 Irlanda do Norte, décadas de 80 e 90

26 Chechênia, 1997 Kosovo, 1999

27 África, desde sempre

28 Faixa de Gaza, Palestina, 2004

29 Iraque, 2005

30 Israel, 2006 Líbano, 2006

31 etc, etc etc...

32 Qual o mundo que pretendemos deixar para as futuras gerações? Um mundo mais justo, certamente...

33 O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença. Érico Veríssimo

34