Sistema de Gerenciamento da Academia de Letras(SiGAL)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Qualified Curriculum
Advertisements

MatooltoTV Design.
Curso Superior de Engenharia Elétrica
Os projetos.
UML Visões – Parte 2.
Natanael (njsj) Thiago (tan2) Rodrigo (rml2)
1 Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul Prof. Msc Adilson Ferreira da Silva Ferramentas de Engenharia de Software.
Sistema Gerenciador de Ocorrências
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Sistema Web para Departamentos
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Análise e Projeto de Sistemas
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Ciência da Computação
Projeto de Interface Equipe: Margarete Cardoso Sheila Aguiar
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Professor/Colaborador: Julio Guido O. Militão
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
RUPinho Qualidade de Software
GPPP – Gerenciamento de Presídios P.P.
S.I.S.D. – Soluções Inteligentes para Sistemas Distribuídos
Projeto de Olho na Pista
Visão Geral PRO.NET.
ME LEVA Sistema de Doações Douglas Bonesso Helio Ortiz Hugo Queiroz
Sistema de gerenciamento de clínica veterinária
Projeto de Engenharia de Software
Planejamento e Projeto de Testes
 - PSF Grupo: abc, agsj, fcac.
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Sistema de Gerenciamento de Cursos de Inglês Visão geral.
ME LEVA Sistema de Doações Douglas Bonesso Helio Ortiz Hugo Queiroz
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
O Processo de desenvolvimento de software
Especificação em Projeto de Sistemas
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Wi-Fi Information Service André Guedes Ronaldo Ribeiro.
Engenharia de Software e Sistemas
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
E QUIPE Amanda Priscilla Ari Barreto Diego Benício Edmilson Campos Helder Pacheco Kairon Ramon Ystallonne Carlos.
N.O.i.S Núcleo Operacional de Implementação de Sistemas
dotProject EAP – dP EAP Jose Nome Matrícula Filipe Barbosa de Almeida
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
Sistema de Gerenciamento de uma Fábrica de Bebidas
Kinamo Sistema gerenciamento de filmes Cleunio França - cbff Fernando Rodrigues - frsn João Pedro Kamei - jpmk Pedro Bello - pab2.
InAction Team. Projeto AKADEMIE - Gerenciando o Bem Estar InAction Team Desenvolvimento de projeto para a disciplina de Engenharia de Software e Sistemas.
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS
Engenharia de Software e Sistemas
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Empresa de vendas de insumos para máquinas industriais
Pergaminho a robust library system Grupo: André Felipe de Melo (afpm) Bernardo Reis (bfrs) Leyla Manoella de Lima (lmmrl) Thiago Henrique da Paz (thfp)
PãoSoft Sistema de Gerenciamento para Panificadora
Engenharia de Software e Sistemas
Wi-Fi Information Service Ademir José de Carvalho Junior Felipe Cavalcanti Ferreira.
SGP – Sistema de Gerenciamento Penitenciário André Feitosa de Mendonça – afm4 Lucas Aranha Barreto – lab3 Pablo Carvalho Pinheiro - pcp Rodrigo Emanoel.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Professora: Kelly de Paula Cunha
Sistema Almirante Gabriel Junji Ito Giuliano Diego Barbarra.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Status Report I Penalty Cup Renato Marcelino Thiago Arruda.
Clínica Digital Projeto de Desenvolvimento de Sistema Corporativo - Parte II -
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Aluno: Marcelo Teixeira Peraça Orientador: Ângelo Gonçalves Luz.
SISTEMA CONTáBIL PROJETO FINAL DE CURSO – INF 496
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Sistema Gerenciador de Ensaios de Materiais de Construção Civil Graduando Jean Souza Queres – Matrícula Orientador Professor Mauro Nacif Rocha.
Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Gerenciamento da Academia de Letras(SiGAL) Projeto de Engenharia de Software Arthur Elihimas Artur Aquino Diego Cesar Lucas Marinho Victor Hugo

Academia de Letras Precisa de uma forma de organizar e divulgar as informações relativas às atividades desempenhadas pela mesma. Procura organizar a administração dos membros, funcionários e doações recebidas.

Visão Geral do Sistema A Proposta do projeto SiGAL é oferecer uma melhora organizacional para a Academia, dando suporte ao controle de acesso dos membros, auxiliando na administração das finanças e na gerência dos profissionais que prestam serviço terceirizado.

Plano de Projeto e Cronograma Restrições Organização Funções dos Membros Cronograma Análise de Riscos

Restrições Deve ser escrito na linguagem Java Deve respeitar os prazos da disciplina de Engenharia de Software Deve disponibilizar seus documentos em um site. Deve executar em computadores de capacidade limitada.

Organização Dividido em dois módulos Gerenciamento Administrativo (não implementado) Será implementado por cinco estudantes do curso de Ciência da Computação

Funções dos membros Nome Funções Arthur Elihimas Sub-gerente de banco de dados Responsável pelo Banco de Dados Revisão dos artefatos Programador Victor Hugo Sub-gerente de testes Responsável pelo levantamento de requisitos Responsável pela interação com o cliente Responsável pelos testes Diego Cesar Sub-gerente de inteface Responsável pelo levantamento de requisitos Responsável pela interação com o cliente Revisão dos artefatos Lucas Marinho Sub-gerente de integração Responsável pelo site do projeto Artur Aquino Gerente de Projeto Responsável pela elaboração dos documentos

Cronograma Tarefa Dependência Responsável Atividade Início Término T1 Artur Descrição inicial do projeto 01/10/2007 07/10/2007 T2 Lucas Elaboração do site do projeto 16/10/2007 27/10/2007 T3 Elaboração do plano de projeto 09/10/2007 T4 T1, T3 Victor Elaboração do documento de requisitos 18/10/2007 31/10/2007 T5 Diego Elaboração do protótipo 29/10/2007 T6 Arthur Validação do protótipo 30/10/2007 10/11/2007 T7 Elaboração do documento de análise 21/11/2007 10/12/2007 T8 Elaboração do documento de Projeto 25/11/2007 T9 Elaboração do Documento de Testes 23/12/2007 T10 Equipe Implementação dos casos de uso e testes 11/12/2007 08/01/2008

Análise de Riscos Risco Gravidade Possibilidade Impacto Estratégia Inaptidão com uma tecnologia proposta a ser empregada Média Baixa Atraso Dedicar tempo e recurso humano para estudar esta tecnologia. Prazo baixo para desenvolvimento Alta Compromentimento com o cronograma proposto no plano de projeto Ausência de algum integrante Re-alocar as pessoas para suprir esta ausência.

Requisitos Os requisitos foram elicitados através de entrevistas na academia de letras com o presidente da mesma, tendo como objetivo levantar informações sobre o funcionamento dessa instituição.

Requisitos Funcionais Cadastros: o sistema deverá realizar o cadastro de membros, funcionários e obras. Buscas: o sistema deverá encontrar em seu banco de dados e exibir os dados de um membro da academia, obra, ou funcionário. Listas: o sistema deverá listar todos os membros, suas obras, e funcionários que fazem parte do banco de dados. Remoção: o sistema deverá remover de seu banco de dados um membro, obras ou um funcionário.

Requisitos Funcionais Receber doações: o sistema deverá registrar o recebimento de doações. Backup de dados: o sistema deverá guardar de reserva todas as informações do banco de dados, para serem recuperados no caso de uma eventual problema

Requisitos Não-Funcionais Integridade: os dados armazenados e consultados devem estar corretos em relação ao fornecido pelo usuário. Interface gráfica: a interface gráfica deverá prover a comunicação entre o usuário e o sistema de forma simples e intuitiva. Robustez: o programa não deverá ficar indisponível por erros de utilização dos usuários

Casos de Uso Entrar no sistema Cadastrar Membro Buscar membro Receber doação Remover Funcionário Editar funcionário Backup de dados Listar Membros

Diagrama de Casos de Uso

Cadastrar Membro

Cadastrar Membro

Backup de dados

Backup de dados

Arquitetura e Modelagem

Testes Abordagem caixa branca enquanto o código era construído Testes de unidade feitos usando a abordagem caixa preta Testes de integração foram elaborados orientados a casos de uso. Teste de sistema

Casos de Testes Cadastros Busca Remoção Editar dados Receber doações

Exemplo – Cadastro de Membro Identificador do Procedimento [TP_01] Caso de Teste Associado [TC_01] Nº. do Passo Passos Resultados Esperados Notas 1 Selecionar a opção Cadastrar Membro. A tela de inserção de dados do membro é exibida.   2 Fornecer os dados do membro Tela de confirmação de cadastro exibida 3 Confirmar o cadastro Tela de sucesso 4 Selecionar a opção de Buscar Membro Tela de busca exibida 5 O usuário fornece os dados de parâmetro de busca Sistema mostra as informações do membro encontrado na tela

Demonstração do programa