Rastreabilidade de requisitos através da web Fernando dos Santos Karly Schubert Vargas Christian Rogério Câmara de Abreu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOtivação Atender clientes com eficiência e rapidez .
Advertisements

Gerenciamento do escopo
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Processo Lacen de Desenvolvimento de Software
Tipos de sistemas de Lehman
RELATORIO DE PESQUISA 1 Ferramentas para modelagem de sistemas e representação dos requisitos funcionais e não funcionais.
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Modelagem de Sistemas de Informação: uma perspectiva histórica.
Sistema Web para Departamentos
Luciano Marquardt Everaldo Artur Grahl
WARE SECURITY SYSTEM Admerson Viana Eduardo Vecci Raul Maia Wagner Honorato.
Gerenciamento dos Recursos de Dados
FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE IMPACTO BASEADO EM RASTREABILIDADE DE
Estágio III.
WARE SECURITY SYSTEM.
WARE SECURITY SYSTEM Admerson Viana Eduardo Vecci Raul Maia Wagner Honorato.
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
IST-GED Sistema de Gerenciamento de Documentos para o IST-Rio
Proposta – Criação e implantação do site
Estudo de Caso: Técnicas de Teste como parte do Ciclo de Desenvolvimento de Software Aline Pacheco Patric Ribeiro Diego Kreutz.
O Gerenciamento de Requisitos no Ambiente COCAR
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Visão Geral PRO.NET.
Sistema de Monitoramento das Gerências de Serviço do ITIL
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
VI e-Science XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) BIOPEN MANAGER FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA COLETA E ANÁLISE DE DADOS LABORATORIAIS.
Análise e Projeto de Sistemas
Processos de Engenharia de Requisitos
Nova solução CRM da Riosoft
Modelos de Processo de Software
Gerência de Configuração - GC
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Desenvolvimento das funcionalidades do trabalho colaborativo da solução para Rastreabilidade de Requisitos de Software baseada na generalização de artefatos.
Engenharia de Software
Levantamento de Requisitos
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
Levantamento de Requisitos
Fabrica Um Engenharia de Requisitos Definição das Ferramentas, Modelos e Padrões.
Engenharia de Software
Qualidade no Desenvolvimento de Software Wolley W. Silva Baseado nas notas de aula dos professores Tatuo e Daisy.
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
Click to edit Master subtitle style 11/18/09 Gerenciamento de Congressos Carlos M., Daniel R., Rafael H. e Caio G. Desenvolvimento de Software III – 2010/1.
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues ENGENHARIA DE SOFTWARE.
APS Assessoria de Projetos e Soluções. Completar a etapa de testes identificando eventuais falhas(dentre os critérios de avaliação) e identificando possíveis.
PROPOSTA DE VISUALIZAÇÃO DE BIBLIOTECA MUSICAL PARA TOCADOR DE MÚSICA AMAROK Orientador: Sandro Andrade Equipe: André Caribé, Filipe Lins, Rafael Vasco.
Projeto e-Build. Apresentação FábricaEquipeProdutoMercado ProjetoEscopoMetodologiaCronograma ArtefatosPrincipais riscosArquiteturaLições aprendidas.
CARACTERISTICAS NÃO POSSUI NÚMERO DE RAMAIS DEFINIDOS; COMUNICA COM A MESA PC; RELATÓRIOS POR ; MULTIUSUÁRIO; ATUALIZAÇÕES GRATUÍTAS: TARIFAS e.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Técnicas e Projetos de Sistemas SUBSEQUENTE 1.
Engenharia de Requisitos
Agenda  Apresentação  Objetivos  Motivação  Principais casos de uso  Arquitetura  Desenvolvimento  Tecnologias  Protótipo  Conclusão.
Pergaminho a robust library system Grupo: André Felipe de Melo (afpm) Bernardo Reis (bfrs) Leyla Manoella de Lima (lmmrl) Thiago Henrique da Paz (thfp)
Análise e Projeto de Sistemas Orientado a Objetos Profa. Ana Karina Barbosa.
Engenharia de Software
Acadêmicos: Elisangela Fernandes Duarte Sandro Colaço de Lima
FP.AC Apresentação da Release 2 Sistema de Rastreamento Veicular para Auxilio no Atendimento de Ocorrências Policiais
Projeto Engenharia de Software e Técnicas de Programação Avançada
Luis Sobral 3921 Carlos Marcelino Document Object Oriented Requisite System (DOORS)
FP.AC Apresentação da Release 4 Sistema de Rastreamento Veicular para Auxilio no Atendimento de Ocorrências Policiais
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
GERÊNCIA DE REQUISITOS Engenharia de Requisitos Departamento de Informática Pontifícia universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Joanna.
W agner Honorato A dmerson Viana R aul Maia E duardo Vecci.
Extreme Requirements Framework Ferramenta sistemática para projetos de software.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Orientador: Márcio Góes do Nascimento
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
Elicitar Requisitos Documentar Requisitos Validar Requisitos Estrutura Implementação Implementar Componentes Testar de Unidades Corrigir Defeitos Testar.
SUMÁRIO Introdução Introdução Planejamento Projeto de alto nível Revisão do projeto de alto nível Desenvolvimento Pós-conclusão Conclusão Conclusão.
Transcrição da apresentação:

Rastreabilidade de requisitos através da web Fernando dos Santos Karly Schubert Vargas Christian Rogério Câmara de Abreu

Introdução O desenvolvimento de software evoluiu sua complexidade por atingir áreas que demandam de um conhecimento mais aprofundado; Devido ao aumento da complexidade dos projetos de software é imprescindível um acompanhamento completo e planejamento de todas as etapas do projeto (garantir atendimento das necessidades); Destaca-se ai a área de engenharia de requisitos no processo de descobrir, analisar, documentar e verificar as funções e restrições de um sistema. Pela dificuldade no acompanhamento das alterações, evoluções ou consistência das informações pelas equipes de desenvolvimento separadas geográfica, apresenta-se ferramenta web para o gerenciamento de requisitos.

Desenvolvimento Objetivo: – Desenvolvimento de ferramenta para o gerenciamento de requisitos via web Com uso de matrizes de rasteabilidade como forma de implementar ligações entre requisitos de software; Apresentação ao analista das consequências de uma alteração ou exclusão de requisitos no projeto. Conceitos – Requisitos – Rastreabilidade Tipos Tabelas de rastreabilidade = associações entre requisitos Matriz de rastreabilidade = visualização gráfica

Desenvolvimento Ferramenta: – Requisite Online: auxiliar analistas de sistema no ger. de requisitos de Projetos de software Projeto -> requisitos agrupados por tipo (funcionais, não funcionais) -> matrizes -> relatório Ferramentas utilizadas para o desenvolvimento: – PHP – MySQL – JavaScript

Desenvolvimento Uso do requisite online: – Principais funcionalidades Cadastro dos Requisitos – Matriz de rastreabilidade - registrar as dep entre requisitos: Leitura de dependência de acordo com orientação da seta; se a seta parte do requisito A e aponta para o requisito B, lê-se que o requisito B é dependente do requisito A

Conclusão PHP de fácil utilização; Gerenciamento de requisitos remotamente: – Agilidade no gerenciamento por ser web; – Possibilidade de construir diversas matrizes e suas linhas e colunas não ficarem restritas a um único tipo de requisito, pode-se rastrear diferentes requisitos em uma mesma matriz; – Auxiliar na organização e controle dos requisitos; – Importante se preocupar com a fase de elicitação.

Trabalhos Futuros Não há propostas de trabalhos futuros, limitações e validação da ferramente em empresas.

Conclusões da Equipe O autor apresentou uma proposta que supostamente atenderia a trabalhos em equipes remotas, mas não apresentou comprovação da utilização da aplicação, apesar de ter apresentado um diferencial em relação a outra ferramenta que justifica o trabalho.