Aldemir Martins.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os museus Trabalho realizado por: Dulce Bento Ruben Claudino Sec D.
Advertisements

O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
"Moço, continuarei até a morte porque, além dos bens que obtenho com minha imaginação, nada mais ambiciono." ... Di Cavalcanti.
Arte mundial:visão artística Globalizada
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Obras e Biografias de Tarsila do Amaral
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
Fauvismo.
Modernismo no Brasil.
Estética – Rubens Gerchman
AMBIENTE MODERNISTA BRASILEIRO.
Mural Virtual Cultura de Campina Grande - PB.
Eduardo Lima Clique.
FACULDADE ASSIS GURGACZ ROBERT VENTURI CASCAVEL 2005
VISITA AO MUSEU DE ARTE DA BAHIA DIA: 20 DE SETEMBRO DE 2012 DAS 14H30MIN ÀS 18H LOCAL: CORREDOR DA VITÓRIA PÚBLICO-ALVO: ACADÊMICOS DE DIREITO PROFESSORA.
A Semana da Arte Moderna
Ermínio Francisco de Souza
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
8º ano 1º Volume.
MARCOS ANTHONY Formação: Dez/ Curso Superior em Arquitetura e Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – MG. (Primeiro arquiteto.
Viagem Técnica ao Rio de Janeiro
“Estou aqui, vigília minha” Celito Medeiros viajei por tantos mares procurei pelos altares você nunca estava lá... você bela alma cais que atraco calmaria.
COMONIAN Clique.
MIGUEL DOS SANTOS "Miguel dos Santos (1944) nasceu em Caruaru-PE mas desde 1960 reside em João Pessoa no estado da Paraíba onde possui ateliê. O versátil.
Abordaremos a produção artística da década de 50 até os dias atuais.
A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922
Cândido Portinari - O Café
A ARTE NAÏF A ARTE NAÏF.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
BERTINA LOPES (1924 – 2012) Filha de pai português e de mãe moçambicana, terminou os seus estudos em Lisboa, onde se formou em pintura e escultura pela.
Cândido Portinari 29/12/ /02/1962.
Semana de Arte Moderna Nomes: Michael Douglas Bruno
Arte moderna e contemporânea catarinense
Formadora: Janaína Lapuente
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
Aldemir Martins O artista plástico Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, no Vale do Cariri, Ceará em 8 de novembro de A sua vasta obra, importantíssima.
Aula Multimídia.
Anos 80 Os artistas que se descaram nos anos 80 se expressaram através dos meios consagrados: pintura, desenho, gravura e escultura, caracterizando uma.
Siron Franco 3º G Alexandre Bruna Cássia
METRO DE ESTOCOLMO SUECIA.
MODERNISMO NO BRASIL Profª Indianara.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903,
…um pintor que se chamava…
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
Victor Lema Riquè Exposições Individuais. Exposição 2010 “El Bosque 2”- Dconcept Escritório de Arte e Matilha Cultural, São Paulo, Brasil.
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
“ E E Dom José de Camargo Barros ” Indaiatuba, disciplina de Filosofia “ Trabalho de Filosofia do 4° Bimestre de 2007 ” Titulo do Trabalho:Francisco Rebolo.
As quatro estações Por Denise S. Franque.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
SEMANA DE ARTE MODERNA SÃO PAULO - BRASIL
Biografia de Gil Vicente
Seminário Internacional de Radiojornalismo Público
Gravuras Cromomusicais de Bavaresco 01 - As violinistas CLIC PARA INICIAR.
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
 Lourdes de Souza Bastos nasceu no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, Desde cedo mostrou interesse pela dança.iniciou seus estudos de dança moderna.
Cândido Portinari.
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA GESTORES E COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DISCIPLINA: LAZER E ESPORTE.
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
O Grupo VIAJ4RTE pretende divulgar os seus trabalhos por todo o país, através das autarquias, organismos oficiais ou outras entidades, que se mostram interessados.
Mário Pedrosa ( ): Entre arte e política.
X X O Futebol Brasileiro País de futebóleres* *neologismo criado por Mário de Andrade, em Macunaíma "País do Futebol" ou "Pátria de chuteiras", como.
Principais Eventos de Divulgação da Arte Moderna Precursores: –1855: Courbet e seu Pavilhão do Realismo, em frente à I Exposition Universelle, em Paris.
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
O Museu Nacional dos Coches localiza-se na freguesia de Belém, em Lisboa, em edifício anexo ao Palácio Presidencial.
Transcrição da apresentação:

Aldemir Martins

1922 a 1945

1922-Aldemir Martins nasce aos oito dias de novembro, em Ingazeiras, no vale do Carirí,estado do Ceará. Filho de Miguel de Souza Martins e Raimunda Costa Martins. 1934-É enviado ao Colégio Militar de Fortaleza, onde é feito orientador artístico de classe devido à sua habilidade no desenho. 1939-É enviado ao Colégio Militar de Fortaleza, onde é feito orientador artístico de classe devido à sua habilidade no desenho. 1942-Participa de exposição coletiva no 2º Salão de Pintura do Ceará, em Fortaleza. 1945-Trabalha como ilustrador, no Ceará, para os jornais : O Unitário, Correio do Ceará e o Estado . Ilustra também contos e poemas de Artur Eduardo Benevides, Eduardo Campos, Aluízio Medeiros e Antônio Girão Barroso, entre outros.Vai para o Rio de Janeiro, onde já estava Antônio Bandeira, onde participa do 51º Salão de Belas Artes, na Galeria Askanasi.

1946 a 1952

1496-Transfere-se para São Paulo onde retoma sua atividade jornalística com ilustrações para a coluna Bairros na Berlinda 1947-Participa das exposições coletivas: 19 Pintores na União Cultural Brasil-Estados Unidos, em São Paulo 1950-Em 28 de julho nasce seu filho Pedro Martins, fruto de seu primeiro casamento com Amélia Bauerfeld. 1952-Participa do 2º Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro

Características das pinturas

O artista participou de diversas exposições, no país e no exterior, revelando produção artística intensa e fecunda. Sua técnica passeia por várias formas de expressão, compreendendo a pintura, gravura, desenho, cerâmica e escultura em diferentes suportes. Seus traços fortes e tons vibrantes imprimem vitalidade e força tais à sua produção que a fazem inconfundível.

1963 a 1982

1963-Participa das exposições coletivas: Gravuras, Desenhos e Litos de Isabel Pons e Aldemir Martins, nos museus de Angola, Luanda e Lobito, em Lourenço Marques, sob o patrocínio do Consulado do Brasil em Luanda. 1964-O desenho Cangaçeiro a nanquim e pincel foi doado por Assis Chateaubriand ao Museu L'Hermitage em São Petersburgo. 1967-Exposições coletivas: XXI Salão de Municipal de Belas Artes, Belo Horizonte, Minas Gerais. 1968-Prêmio Internacional de Melhor Desenhista 1969-Prêmio Ampulheta pela participação no Calendário Pirelli com o tema Garimpo

1970-Exposições coletivas: Mestres da Ilustração 1971-Exposições coletivas: na III Bienal Internacioanal del Deporte en las Bellas Artes 1972-Exposições coletivas: Arte 1974-Exposições coletivas: exposição de arte da prefeitura municipal de Fortaleza na Pinacoteca do Paço Municipal. 1976-Exposições coletivas: Fundação Educacional de Penápolis 1981-Exposições coletivas: Realidade Galeria de Arte 1982-Exposições coletivas: International Art Expo, pela Galeria Realidade, em Estocolmo, Suécia.

1983-2000 (atualmente)

1983-Exposição coletiva: A Palmeira 1984-Exposições Coletivas: Com Gustavo Rosa, Newton Mesquita e Fukushima em Araçatuba, São Paulo. 1985-Exposições coletivas: Pintura Brasileira Atuante, patrocinada pela Petrobrás, no Teatro Nacional de Brasília. 1986-Exposições coletivas: Contemporâneos Brasileiros. 1987-Exposições Coletivas: 15 anos da Exposição Brrasil - Japão, na Fundação Mokiti Okada. 1990-Exposições Coletivas: 12th Artexpo Exposições coletivas: Desenhos, Aldemir Martins e Floriano Teixeira, na Galeria Atrium, Salvador BA.

1995-Exposição Itinerante Aldemir Martins - um gravador brasileiro 1997-Exposições coletivas: Inaugural do Espaço Cultural Infraero 2000-Exposição coletiva: Coletiva do Milênio, Bahiarte na V Mostra de Decoração & Interiores de Londrina, Londrina, Paraná.