Como se constrói uma lenda

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Transcrição da apresentação:

Como se constrói uma lenda (Nacimiento de una leyenda) Tradução: Rodrigo *O Tecelão! Clique para avançar

“TITANIC”

Nacionalidade:---------------------------------- Britanica Armador:----------------------------------------- White Star Line Construtor:--------------------------------------- Harland and Wolff Yards (Belfast) Início construção:------------------------------ 31 de marzo de 1909 Lançado ao mar:-------------------------------- 31 de mayo de 1911 Viagem inaugural:------------------------------ 10 de abril de 1912

Peso:---------------------------------------------- 46.329 t. Comprimento:---------------------------------- 269 m. Largura:------------------------------------------ 28.2 m. Potência:----------------------------------------- 29 caldeiras “Huge", 2 motores alternativos com 4 cilindros (três velocidades) e 1 turbina Parsons de baixa pressão. Propulsão:--------------------------------------- 2 hélices laterais de 3 laminas e uma hélice central de 4 laminas. Velocidade Máxima:-------------------------- 25 Nós

A companhia de navegação White Star foi fundada em 1850, com a sua frota composta por navios que transportavam o ouro das minas australianas. Em 1902, a Companhia International Mercantile Marine, uma <trust> com financiamento norte americano, organizada por J. Pierpont Morgan, compra a White Star por cerca de US $ 25 milhões em ouro, e esta passa a ser controlada por interesses norte americanos. Os navios porém continuam carregando a bandeira e a tripulação inglesa. Em 1904 Bruce J. lsmay, de 41 anos assumiu a presidência e a gestão administrativa da empresa, com o pleno apoio de Morgan. Por sua vez William J. Pirri, presidente da Harland & Wolff estaleiros, torna-se diretor da Marinha Mercante.

Em 1907, em uma festa realizada na mansão de William J Em 1907, em uma festa realizada na mansão de William J. Pirri no Canadá, Bruce lsmay propõe a construção de 2 grandes navios (posteriormente acrescentando um 3º) para concorrer com o luxo, o tamanho e a velocidade dos navios das empresas rivais, especialmente a Cunard, que nesse ano tinha lançado os transatlânticos Lusitânia e Mauritânia (*) ambos com 30.396 toneladas, 232 metros, e velocidade de 26.4 nós. (*) Estes dois navios foram construídos com subsídio governamental de 2,5 milhões de libras esterlinas, na condição de permanecerem em propriedade britânica e estarem disponíveis ao país em caso de guerra..

O plano foi aprovado em Belfast em 29 de julho de 1908 por Bruce Ismay e os diretores da White Star. O projeto apresenta a mais moderna arquitetura naval, incluindo a divisão do casco em uma série de compartimentos tanques, atuantes na estabilidade e equilíbrio do navio. Ele comporta um enorme espaço para a ocupação das caldeiras e motores, e contém uma 4ª chaminé, falsa, que não está relacionada com as caldeiras, a sua função era apenas a de aumentar o prestígio e a estética do barco..

Morgan, J Bruce Ismay

Maquete original do “Titanic” e do “Olympic"

Em 31 de julho de 1908 foi assinado o contrato para a construção dos navios Olypmpic, Titanic e um 3º navio, o Britannic, nos estaleiros navais de Belfast. O Titanic terá 267 metros de comprimento, 28 de largura e 30 metros de altura do nível da água. O custo total de cada navio será 1.500.000 libras, ou seja, cerca de 7.500.000 dólares. Este número é impressionante para a época, considerando-se que um operador do estaleiro ganhava 2 libras por semana, ou 96 libras por ano. Edward J. Smith, capitão do Titanic, tinha o maior salário da época, £ 1000 por ano. As decisões finais sobre a concepção, os equipamentos e o mobiliário, dependiam de J. Bruce Ismay. Em 31 de maio de 1908 tem início a construção do Titanic.no estaleiro Harland & Wolff.

Antes de iniciar a construção dos navios Olympic e Titanic, foi necessária a construção de duas grandes estruturas no estaleiro.

Para a construção do Olympic e do Titanic, foi construída uma enorme ponte de aço equipada com um guindaste e quatro elevadores elétricos.Toda a estrutura pesando 6.000 toneladas, com 65 metros de altura, foi entregue em 1908 por Sir William & Co. de Glasgow.

Os hangares de construção do Olympic (à dir.) e do Titanic(à esq.)

Fim do expediente no estaleiro (observa-se ao fundo o Titanic). Na época, a H & W tinha 15.000 funcionários, dos quais mais de 3.000 trabalharam na construção do Titanic.

A âncora

O transporte de uma das âncoras

Caldeiras em construção

As caldeiras prontas antes da instalação. (Compare o tamanho com o homem que está à direita)

Caldeiras sendo transportadas para o navio.

Unidade de Refrigeração

Projeto das chaminés (Na foto seguite, o tranporte para a instalação)

Projeto da instalação dos motores, posicionados lado a lado, cada um impulsiona uma hélice. Nas caldeiras, a condução da produção de vapor é ampliada através de uma turbina de baixa pressão. Este sistema proporciona mais potência, sem aumentar o consumo de carvão.

Construção de um dos motores principais

Eixos dos pistões dos motores

Rotor da Turbina

A Caixa da Turbina

Rotor da Turbina

Tampa da Turbina

Geradores de Eletricidade

Instalação dos eixos das hélices

O Leme

Suporte do Leme

Projeto do Timão

Engrenagens do Timão

Visão da construção do interior do Titanic.

Em 31 de maio de 1911 o casco do Titanic é colocado no mar, onde será terminada a construção. O fato foi acompanhado por mais de 100.000 pessoas. É o maior objeto em movimento construído pelo homem. Para proteger a estrutura onde o casco está apoiado, da enorme pressão de 150 kg por cm2, foram utilizados 22 mil toneladas de sebo, sabão e óleo, para a descida até a água. Rebocadores levam o Titanic à doca onde ele será terminado. Em Junho de 1911 a White Star Line e o estaleiro Harland & Wolff anunciam a data para a primeira viagem do Titanic: 20 de março de 1912.

Convite para o lançamento do casco do Titanic ao mar (Veja o lançamento nas fotos seguintes)

Ele é lançado sem as hélices, que serão instaladas posteriormente fora d’água.

Houve uma comoção geral no estaleiro, quando o Titanic passou a flutuar em seu ambiente natural. Mesmo sem os motores, as caldeiras, as máquinas e acessórios, o Titanic reinou sobre as águas. Após uma hora ele foi rebocado para a doca onde serão terminadas as instalações, evitando assim o transporte das peças e dos equipamentos restantes. Em 3 de fevereiro de 1912 o Titanic será instalado em doca seca, em Belfast, para a etapa de montagem final, com a presença dos técnicos responsáveis pelos projetos..

O Titanic na doca (ainda sem a falsa chaminé)

A hélice central com 4 pás e o diâmetro de 5 metros, é movida por uma turbina Parsons. As duas hélices laterais contém 3 pás com 7 metros de diâmetro e são movidas por 2 motores de quatro cilindros com três velocidades, o maior até agora construído. A instalação é feita em doca seca, fora d´agua (fotos seguintes)..

O Titanic posicionado para a instalação das hélices

O Titanic é testado em 2 de abril as 06.00 horas. Ele é rebocado do Canal Victoria para Belfast Lough. Uma vez no mar, começam todos os testes de todos os equipamentos de bordo, incluindo o rádio. São executados todos os testes de velocidade e de manobras arriscadas, em todos os movimentos e condições possíveis; sendo o principal deles o grande teste de detenção, onde o navio, a 20 nós, é desacelerado abruptamente sem regredir os motores (sem marcha à ré). Este teste mostra que o Titanic, a esta velocidade, requer cerca de 2 milhas ( 3,22 Km ) para parar completamente após a "frenagem". As 14:00 horas, começa um ensaio de rota à velocidade de 18 nós durante 2 horas, e o Titanic retorna para Belfast 2 horas mais tarde. Havia tanta confiança na construção naval que os testes e ensaios levaram menos de um dia!

Era impossível evitar o impacto. Lembramos que quando foi avistado o iceberg, ele estava a cerca de 450 metros da proa do navio que navegava a 21 nós. Era impossível evitar o impacto.

Cabine de comando vista da proa

A Popa

Detalhe do costado de Estibordo.

Detalhe de costado de Bombordo.

Fragmento da única película existente do “Titanic”.

Edward J. Smith era o comandante mais antigo na White Star Line, e indiscutivelmente o mais experiente comandante na rota do Atlântico Norte. Ele havia comandado o Adriático, um dos grandes transatlânticos da empresa. Ele tinha 38 anos de experiência e possuía um excelente currículo em termos de segurança. Em todos os seus anos de marinha nunca teve qualquer problema.

Última fotografía do capitão Edward J. Smith.

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