UNIVERSIDADE PAULISTA 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lâmpadas de halogéneo.
Advertisements

A iluminação com o led.
Luminotecnia Podemos ver que a luz é composta por três cores primárias. A combinação das cores vermelho, verde e azul permite-nos obter o branco. A combinação.
Tipos e características de lâmpadas
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Seminário de Física O EFEITO ESTUFA.
Programmable Electronic Ballast
Por Sílvia Ribeiro Calbo Evitar desperdícios de energia elétrica Evitar ficar cegoem meio a tanta luz à noite. Termos de volta o céu estrelado Gerações.
2º Encontro.... Como acessar o WEBPROINTER.
Desenvolvimento de luminária LED de baixo custo destinada às habitações de interesse social como forma de substituição às lâmpadas fluorescentes compactas.
Escola Schréder de Iluminação
Transmissão de Calor.
Treinamento Luminotécnico e Institucional
Treinamento: Produtos Artek
Lâmpadas de Indução Eletromagnética
Fotografia Publicitária II
Instalações Elétricas
TIPOS DE LÂMPADAS E ACESSORIOS
Fluorescentes compactas
Método Cientifico.
COMO REDUZIR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
TRANSFERÊNCIA DE CALOR AULA 3
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Código de Cores Resistores.
PRINCÍPIO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO
Eletricidade Residencial Básica
Energia.
Eletricidade e Mecânica
Que informações podemos obter a partir da luz emitida pelas estrelas?
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Resistores
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: INTRODUÇÃO.
Aula 04: Tipos de resistores – código de cores
LED – Diodo Emissor de Luz
Fonte de elétrons São dois os tipos de fonte de elétrons utilizados em MET (No aparelho a construção dessas duas fontes recebe o nome de “canhão de elétrons”)
Bruno da Silva Leonardo Romano Matheus Tahara
1. Uma lâmpada de lanterna, que traz as especificações 0,9 W e 6 V, tem seu filamento projetado para operar a alta temperatura. Medindo a resistência.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
PROPAGAÇÃO (TRANSMISSÃO) DE CALOR
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Matérias primas: pós metálicos.
Modelo atômico de Böhr Principais postulados de Böhr:
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
LUMINOTÉCNICA Introdução
SENSORES FÍSICOS E QUÍMICOS PARA MEIOS E GASES
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Eletricidade e Instalações Elétricas
Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua (Parte 1)
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Física Experimental III – aula 4
Fotografia Publicitária I
Introdução Fontes de luz: todos os corpos que emitem luz e podem ser visualizados ou fotografados; Corpos luminosos; Corpos iluminados; Física no cotidiano:
Compressor de Palhetas
Causas do excesso de capacidade
CALOR Transferência de energia
AS MELHORES SOLUÇÕES EM ILUMINAÇÃO LED
Aula 14– Corrente Elétrica Prof. José Garcia Vivas Miranda
Conteúdo do Curso Introdução. Conceito de Eficiência Energética.
Programa de Gestão Energética Estadual – PGEE –
Novas formas econômicas de utilização de iluminação
CAPACIDADE FOTOSSÍNTETICA
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Efeito de Joule Os condutores aquecem quando são percorridos por corrente elétrica. A energia elétrica é transformada em energia térmica nas “resistências.
PROF. DENYS SALES 2 Intensidade de Corrente Elétrica Onde: IQI = n.e C/s Unidades: 1C/s = 1A [AMPERE] 1mA = A ATENÇÃO! EM.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
LÂMPADA INCANDESCENTE
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE PAULISTA 2011 ENGENHARIA ELETRÔNICA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Prof. Michel Turma: EE8P30/EE9P30 Celismar Donizete Hortencio – 325599-9 Fábio Noia Porto de Lima – 321369-2 Gilcimar Rodrigues de Oliveira – 581275-5 Leonardo Ernane da Rocha - 5864941 Rafael de Souza – 582071-5

Lâmpadas Incandescentes

HISTÓRICO O americano Thomas Edison inventou a primeira lâmpada incandescente em1879. A primeira lâmpada incandescente tinha uma eficácia de 1,4 lúmens/ watt e seu filamento era de Carbono.

Composição da Lâmpada Incandescente Base de rosca Condutores Haste central Filamento de tungstênio Gás inerte ou vácuo Bulbo de vidro

Base As bases de roscas são identificadas pela letra “E” (rosca de Édson), seu diâmetro externo (mm) e pelo comprimento (mm): E 10/13; E 14/20; E 27/25; E 40/45.

Filamento de tungstênio O tungstênio é utilizado devido à grande resistência física e ao alto ponto de fusão (3.410°C), quanto maior a temperatura do filamento, maior a eficiência da lâmpada. A temperatura do filamento pode chegar até 2500ºC.

Funcionamento Quando a corrente elétrica passar pelo filamento, os elétrons se chocam com os átomos de tungstênio, liberando uma energia que se transforma em luz e calor.

ESPECIFICAÇÕES Lâmpadas Incandescentes Eficiência: extremamente baixa; Vida útil média: 850 horas; Índice de reprodução de cores (IRC): 100%; Uso: geral, residencial, abajures, veículos e luminárias; Tensão de rede: 110 ou 220V

LÂMPADAS Lâmpadas Incandescentes Vantagens: Ligação imediata; Podem ser dimerizadas; Não há a necessidade de equipamentos auxiliares; Tamanho reduzido; Baixo custo; Não há limitação quanto à posição de funcionamento; Baixa temperatura de cor (mais aconchegante).

LÂMPADAS Lâmpadas Incandescentes Desvantagens: Baixa eficiência; Alta produção de calor; Baixa vida útil

Eficiência luminosa

Temperatura da Cor Trata-se de uma classificação da cor emitida pelas fontes luminosas. É dada em Kelvins (K). Baixa Temperatura de Cor) Relacionam-se ao aconchego; Alta Temperatura de Cor) Transmitem a idéia de impessoalidade, de um ambiente mais frio. Conforme a TC aumenta, a luz emitida perde a coloração avermelhada e ganha coloração azulada.

Principais tipos de lâmpadas incandescentes Lâmpada incandescente clara e leitosa E27

Principais tipos de lâmpadas incandescentes Lâmpada incandescente tipo bolinha E27 Lâmpada incandescente vela “gota” E14 e E27

Principais tipos de lâmpadas incandescentes Lâmpada incandescente vela balão E14 e E27: Lâmpada incandescente para veículos 12V:

Demanda 300 milhões de lâmpadas incandescentes no Brasil, por ano.

Futuro das lâmpadas incandescentes Portarias de n°1007 e 1008, publicadas no Diário Oficial da União (D.O.U.), em 06/01/2011. 30 de junho de 2012 até 30 de junho de 2016. Somente alguns modelos utilizados em finalidades específicas poderão ser fabricados e comercializados no Brasil. Economia escalonada até 2030 de cerca de 10 terawatts-hora (TWh/ano)

Mensagem Thomas Edison - o inventor da lâmpada incandescente Obrigado! “Nossa maior fraqueza é a desistência. O caminho mais certeiro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais.” Thomas Edison - o inventor da lâmpada incandescente Obrigado!