Movimentos Literários

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
Sistemas econômicos e sociais
Vanguardas e Modernismo
A arte moderna e a arte na sociedade industrial
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
Mario Raul de Moraes Andrade
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
PRÉ-MODERNISMO.
Movimentos artísticos
História.
VANGUARDAS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
‘’Trabalho de historia o imperialismo’’
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Arte e representação.
Arte Déco.
The Persistence of Memory
Modernismo nas artes plásticas:
Nos trilhos do café O café surgiu na Etiópia, onde era usado
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Vanguardas europeias A palavra vanguarda, ao pé da letra, significa o que está na expectativa, o que está aguardando alguma coisa ou acontecimento. Utilizamos.
Início do século XX Harriet – Literatura CursinhoHumanista
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
MUNDO DO TRABALHO.
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
Nomes: Milena, Náthali e Raíssa Turma:81 Componente Curricular: Artes
Modernismo Contexto histórico progresso industrial;
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
12ºAno Modulo 7 – CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Unidade 1 – As Transformações das Primeiras décadas.
Revolução Industrial Slide já disponível em
Conteúdos para recuperação – 8ª série - DEZ
Evandro Albuquerque de Andrade
LITERATURA VIRADA DO SÉCULO XIX/XX
Movimentos modernos.
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Pré-Modernismo.
100 ANOS DO MANIFESTO FUTURISTA: E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
Capítul o 2. Ando por aí querendo te encontrar Em cada esquina paro em cada olhar Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar Que o nosso amor pra.
Estabilidade e instabilidade num mundo unipolar
VANGUARDAS Manifesto do Futurismo (fragmentos)
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
Literatura As Vanguardas Europeias
Apresentação dos museus. Realismo Autor, obras e características do realismo nas pinturas Indicar as obras de cada museu.
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
VANGUARDAS EUROPEIAS Breve resumo.... Definição As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
COM O CINEMA OCORRE ALGO SEMELHANTE: ENTRE O CRIADOR E A OBRA PASSAM A EXISTIR A CÂMERA CINEMATOGRÁFICA E UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS QUÍMICOS E MECÂNICOS.
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
SURREALISMO. Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento.
Vanguardas artísticas Exaltam a vida sobre as formas em que ela se apresenta.
Projeto: Vanguardas Europeias
Transcrição da apresentação:

Movimentos Literários Quadro geral

As vanguardas europeias As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram um tempo de ruptura com as estéticas precedentes, como o Simbolismo. Nesse período, a Europa estava em clima de contentamento diante dos progressos industriais, dos avanços tecnológicos, das descobertas científicas e médicas, como: eletricidade, telefone, rádio, telégrafo, vacina anti-rábica, os tipos sanguíneos, cinema, RX, submarino, produção do fósforo. Ao mesmo tempo, a disputa pelos mercados financeiros (fornecedores e compradores) ocasionou a I Guerra Mundial. O clima estava propício para o surgimento das novas concepções artísticas sobre a realidade. Surgiram inúmeras tendências na arte, principalmente manifestos advindos do contraste social: de um lado a burguesia eufórica pela emergente economia industrial e, de outro lado, a marginalização e descontentamento da classe proletária e a intensificação do desemprego (especialmente após a queda da bolsa de Nova Iorque em 1929). O Brasil, por sua vez, passou de escravocrata para mão de obra livre, da Monarquia para República. Os movimentos culturais desse período, responsáveis por uma série de manifestos, são: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, chamados de vanguardas européias. “Vanguardas”, por se tratar de movimentos pioneiros da arte e da cultura e “européias” por terem origem na Europa.

Breve resumo futurismo - exaltação da tecnologia, da máquina CUBISMO - formatos geométricos DADAÍSMO - significativo e chocante para a burguesia da época. EXPRESSIONISMO - busca a manifestação do mundo interior através das feições SURREALISMO- a fantasia, o devaneio e a loucura.